Navegando por Autor "Bastos, Adson dos Santos"
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- ItemMemórias de professoras idosas aposentadas: experiências de vida formação profissão(2021-11-05) Bastos, Adson dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Elizeu Clementino de; Brandão, Vera Maria Antonieta Tordino; Souza, Rodrigo Matos de; Meireles, Mariana Martins de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Farias, Maria de Lourdes Soares OrnellasO envelhecimento da população é um fenômeno que abrange muitos países do mundo, inclusive o Brasil. Entre os idosos, surge um novo grupo que também está envelhecendo, os idosos mais velhos, e com eles se verifica o aumento das demandas sociais, de saúde e de infraestrutura para comportar e assegurar a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, o número de mulheres idosas é superior ao de homens e o nível educacional também. A pesquisa analisa trajetórias de vida-formação-profissão de professoras idosas aposentadas, evidenciando os sentidos que constroem ao narrarem sobre si, seus percursos formativos e profissionais. As colaboradoras da investigação foram quatro professoras idosas e aposentadas que participam do Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade do Estado Bahia, no Campus I. A base epistemológica do estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, colocando em evidência as trajetórias de vida-formação-profissão das professoras idosas aposentadas, buscando identificar o sujeito enquanto ativo na construção do conhecimento sobre si próprio e sobre a sua condição de professora. A pesquisa ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem interage. Utilizou como dispositivos de pesquisa a Entrevista Narrativa, a qual foi produzida em um grupo reflexivo no espaço que foi nomeado de Museu da Memória. A partir das narrativas das professoras idosas aposentadas, foi possível identificar como as identidades foram sendo construídas. Nas trajetórias de vida, as experiências mais marcantes estavam relacionadas ao convívio familiar e ao espaço escolar nos processos formativos e profissionais. Foi possível inferir, a partir das memórias das idosas, que as relações familiares, a escola e os caminhos percorridos desde a infância até o momento atual foram responsáveis pela construção da sua identidade, de como ela vê o mundo e como se porta nele. Percebeu-se também que o programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da UNEB vem passando por dificuldades tanto financeira como de pessoal para realização das oficinas. Apesar dessas dificuldades, o programa tem grande relevância para a inserção e socialização dos idosos da capital baiana e da região metropolitana.
- ItemNarrativas de professoras da educação infantil no contexto da pandemia(2025-05-08) Oliveira, Marly Batista Chagas de; Miguel, Antonieta; Bastos, Adson dos SantosO Produto Educacional “Narrativas de Professoras da Educação Infantil no Contexto da Pandemia” foi pensado no sentido de deixar registrados os relatos de experiências e práticas educacionais das professoras de educação infantil durante a pandemia, com o objetivo de historiografar um momento difícil na história da educação brasileira. Este livro é uma forma de relatar o perfil das professoras, mas também os saberes docentes que surgiram durante esse contexto, em meio aos medos, angústias e insegurança. Partindo desse pressuposto, elaborar um Produto Educacional com narrativas de professoras no cenário pandêmico, é permitir que futuras gerações tomem conhecimento sobre esse momento histórico, por meio de memórias. Destinado para professores, este Produto Educacional permite reflexões sobre a identidade docente, medos, resistências, além de ajudar a compreender como as pessoas aprenderam, ensinaram e se adaptaram em meio aos desafios do período pandêmico, buscando diferentes estratégias de aprendizagens. Toda narrativa apresenta e descreve histórias que estão presentes na memória daqueles que vivenciaram e experienciaram momentos que foram construídos nas relações com seus pares. Este é um livro construído por narrativas de professoras da Educação Infantil no contexto da pandemia, resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, da Universidade do Estado da Bahia. Nesse sentido, este livro foi escrito com o objetivo de historiografar as histórias e memórias das professoras de Educação Infantil durante a pandemia, para que os leitores possam tomar conhecimento de um momento difícil pelo qual passou as escolas, que foi trabalhar no contexto pandêmico. Portanto, é com muita alegria e encantamento que escrevo a apresentação desta obra, Produto Educacional, resultado de uma pesquisa de campo realizada com professoras de Educação Infantil da cidade de Matina- Ba, em grupos de Museu da Memória, por meio das narrativas autobiográficas. Os encontros realizados com as professoras, possibilitaram a escrita de narrativas que foram organizadas e descritas nos capítulos que compõem este livro. O primeiro capítulo, intitulado Quem sou eu? Quem somos nós? Narrativas do perfil das docentes, evidencia as histórias de vida 06 das professoras participantes da pesquisa, cada uma com sua especificidade, narra os caminhos da docência, as motivações e as resistências para tornar professoras de Educação Infantil. No segundo capítulo, as professoras trazem narrativas sobre Medos e resistências de educadoras no cenário pandêmico, com relatos sobre o medo de serem contaminadas e transmitir para as famílias. Neste capítulo, é evidenciado também sobre o adoecimento mental das professoras. O terceiro capítulo, intitulado Pandemia da COVID-19 e práticas pedagógicas. Houve reinvenção? são narradas histórias e memórias sobre o uso das tecnologias durante o cenário pandêmico nas turmas de educação infantil, com alguns questionamentos de como essas tecnologias eram utilizadas e se realmente atendia os objetivos de aprendizagem das crianças. São apresentados também, relatos sobre a formação de professores para atuar neste cenário e sobre as formações adquiridas anteriormente. Elas foram suficientes? Atenderam às expectativas? Dessa forma, ao folhear cada página, será possível perceber o quanto os relatos das histórias e memórias de professoras da Educação Infantil trazem vivências de um cenário triste da nossa história que afetou todas as esferas, dentre elas, a educação. Este cenário que foi marcado por medos, incertezas, desafios, mas também resistência. Este livro é o resultado dessas vozes de resistência que não desistiu, e narra para nós, essas experiências.