Navegando por Autor "Bastos, Adson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMemórias de professoras idosas aposentadas: experiências de vida formação profissão(2021-11-05) Bastos, Adson dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Elizeu Clementino de; Brandão, Vera Maria Antonieta Tordino; Souza, Rodrigo Matos de; Meireles, Mariana Martins de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Ornellas, Maria de Lourdes SoaresO envelhecimento da população é um fenômeno que abrange muitos países do mundo, inclusive o Brasil. Entre os idosos, surge um novo grupo que também está envelhecendo, os idosos mais velhos, e com eles se verifica o aumento das demandas sociais, de saúde e de infraestrutura para comportar e assegurar a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, o número de mulheres idosas é superior ao de homens e o nível educacional também. A pesquisa analisa trajetórias de vida-formação-profissão de professoras idosas aposentadas, evidenciando os sentidos que constroem ao narrarem sobre si, seus percursos formativos e profissionais. As colaboradoras da investigação foram quatro professoras idosas e aposentadas que participam do Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade do Estado Bahia, no Campus I. A base epistemológica do estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, colocando em evidência as trajetórias de vida-formação-profissão das professoras idosas aposentadas, buscando identificar o sujeito enquanto ativo na construção do conhecimento sobre si próprio e sobre a sua condição de professora. A pesquisa ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem interage. Utilizou como dispositivos de pesquisa a Entrevista Narrativa, a qual foi produzida em um grupo reflexivo no espaço que foi nomeado de Museu da Memória. A partir das narrativas das professoras idosas aposentadas, foi possível identificar como as identidades foram sendo construídas. Nas trajetórias de vida, as experiências mais marcantes estavam relacionadas ao convívio familiar e ao espaço escolar nos processos formativos e profissionais. Foi possível inferir, a partir das memórias das idosas, que as relações familiares, a escola e os caminhos percorridos desde a infância até o momento atual foram responsáveis pela construção da sua identidade, de como ela vê o mundo e como se porta nele. Percebeu-se também que o programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da UNEB vem passando por dificuldades tanto financeira como de pessoal para realização das oficinas. Apesar dessas dificuldades, o programa tem grande relevância para a inserção e socialização dos idosos da capital baiana e da região metropolitana.
- ItemO bioma caatinga no entendimento dos alunos de ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Silva, Elivam Conceição da; Oliveira, Rodrigo Queiroz de; Bastos, Adson dos Santos; Freitas, Juliana Cortes deO Bioma Caatinga, ecossistema genuinamente brasileiro, concentrado na região nordeste, é rico em biodiversidade e endemismos. Apresenta clima semiárido, com ocorrência frequente de estiagem, associada comumente às condições sociais inadequadas. A falta de conhecimento acerca do Bioma Caatinga tem contribuído para sua degradação intensiva, portanto, este trabalho tem como objetivo, avaliar a percepção dos estudantes concluintes do ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha – BA acerca do Bioma Caatinga. Para a coleta de dados, foram aplicados pré e pós-¬teste com os estudantes que consentiram participar da pesquisa, além de uma aula expositiva abordando a caracterização, biodiversidade e questões socioambientais sobre o Bioma. O material obtido com os questionários foi analisado qualiquantitativamente. Os alunos foram na sua maioria residentes da zona urbana do município (53%) e 91% dos estudantes afirmaram que este tema já havia sido trabalhado por alguma disciplina em sala de aula, sendo que 37% afirmaram que conseguiram o conhecimento atual sobre o Bioma na escola. Além disso, os alunos demonstraram conhecimento tanto da caracterização quanto da localização do Bioma Caatinga. Entretanto, quando questionados sobre a fauna e a flora eles não souberam diferenciar satisfatoriamente os seres endêmicos dos não endêmicos, mesmo após a aula expositiva. Quanto aos problemas socioambientais enfrentados pelo Bioma Caatinga os alunos destacaram os longos períodos de seca, e em relação à sustentabilidade enfatizaram a importância dos recursos florestais para pecuária. Desta forma, se faz necessário a adoção de atividades educacionais voltadas para a realidade local como meio de resgate e divulgação de conhecimentos sobre o Bioma Caatinga, desconstruindo falsas interpretações sobre o mesmo.