Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Osimara da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Prática pedagógica do professor de tecnologia: um estudo de caso na licenciatura em pedagogia em uma instituição privada confessional de ensino superior em Salvador
    (2018-12-19) Barros, Osimara da Silva; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Sales, Eduardo Souto Maior; Almeida, Djalma Fiuza
    Esta investigação buscou compreender os estruturantes da prática pedagógica da professora de tecnologia na Licenciatura em Pedagogia em uma IES privada e confessional de Salvador. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se nas bases metodológicas do Estudo de Caso fundamentado em Yin (2010), com objetivo de dar uma contribuição teórica, com vistas a acentuar o conhecimento a respeito da prática pedagógica com fundamento no princípio criativo transformativo. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta e análise de evidências: documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo aborda uma discussão acerca da prática pedagógica do professor de tecnologia, problematizando a Formação Inicial de Professores, a saber, a Licenciatura em Pedagogia. Como principais pressupostos teóricos temos Lima Jr (2005; 2006; 2007) que discute Tecnologia como um Processo Tecnológico criativo transformativo; Lévy (1993; 1999) que discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Cibercultura, e Candau (2014a; 2014b) que dialoga sobre a didática e a prática pedagógica e articula as primícias destacadas e desprezadas pelas correntes pedagógicas historicamente praticadas no Brasil. As discussões relacionadas à Licenciatura em Pedagogia, no campo da tecnologia, foram norteadas a partir de Saviani (2009; 2012; 2013) e Gasparin (2012). O estudo das evidências levantou indicadores para a formação inicial do professor tecnológico considerar a tecnologia na abordagem do processo criativo transformativo como um estruturante da prática pedagógica na Licenciatura em Pedagogia enquanto formação inicial do educador; Também ponderou para a lógica das TIC conectada em rede como uma fundamento de interação e participação importante a noção pedagógica na atualidade, já que é a forma do homem de produzir materialmente e intelectualmente nesse tempo; Compreender e apropriar tais nexos nas bases dos encaminhamentos da prática pedagógica contextualizando as dimensões da técnica e do humano e do potencial do ser.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais