Navegando por Autor "Barros, Beatriz de Souza"
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- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemEncontro e desencontros com o cotidiano da escola na roça: um estudo a partir de uma história de vida(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Nascimento, Jairlândia Rios; Almeida , Suzzana Alice Lima; Carneiro , Rita de Cássia Oliveira; Barros, Beatriz de SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir as aproximações e os distanciamentos que separam os alunos da zona rural na década de 1980 em relação aos dias atuais. Utilizo para isto, minha própria história de vida como criança que viveu e estudou em uma escola rural, puxando da memória lembranças prazerosas. A partir do primeiro capítulo tento descrever o motivo desta pesquisa, o meu interesse por esta área do conhecimento e a minha relação com a educação no campo. Busco em Arroyo (1999), Caldart (2002) e Alencar (2001) os sentidos de respeitar as especificidades e singularidades que permeiam a vida no mundo rural discutindo e encontrando sempre nesses autores bases para fortalecer minha crítica no sentido da atenção especial que deve ser dispensada a identidade dos povos do campo. Procuro descrever também o caminho trilhado com as experiências da vivência na comunidade rural tendo como suporte para essa busca a pesquisa qualitativa abraçando a vertente etnográfica, onde desenho o caminho trilhado na comunidade, na minha terna idade, em relatos emocionantes, lembrando de fatos passados em meio a lágrimas de alegria por ter uma memória tão fiel e a nostalgia que dominou todo esse percurso, agradecendo a herança de uma vida vivida no campo que me fez buscar uma melhor compreensão do meu eu e do meio em que vivo na construção de uma proposta que atenda as singularidades que permeiam os povos da zona rural.
- ItemHistória de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.