Navegando por Autor "Barreto, Ronalda"
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- ItemEntre a utopia, o reprodutivismo e a precariedade: uma política de fomento à economia dos setores populares(2012-10-22) Silva, André Santana da; Barreto, Ronalda; Silva, Roberto Marinho Alves da; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho consiste na análise da assistência técnica prestada, entre outubro de 2010 e setembro de 2012, a 134 empreendedores individuais da economia dos setores populares de um determinado território de abrangência do Projeto Dias Melhores – uma ação pública de requalificação de áreas urbanas degradadas realizada pelo Governo do Estado da Bahia, contando com o co-financiamento do Banco Mundial. O presente estudo discute aspectos referentes ao planejamento da referida proposta no que tange ao potencial contra hegemônico de emancipação dos/as trabalhadores/as atendidos, incluindo perspectivas de coletivização dos mesmos num contexto de economia solidária; bem como as contradições observáveis entre o planejamento e a execução propriamente dita, articulando-as com características do Estado e do agente financiador que cooperam com a reprodução da acumulação capitalista de cunho neoliberal.
- ItemPrograma TOPA/UNEB: Formação de Alfabetizadores e Perspectiva para a Inclusão Sócio-Digital dos Jovens e Adultos da Bahia(2009) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Oliveira, Maria Olívia Matos; Silva, Edméa; Barreto, RonaldaEsta pesquisa é resultado de uma investigação sobre o programa TOPA - Política Pública de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado da Bahia, uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação e instituições formadoras/Universidades. Por meio dele buscou-se compreender o processo de formação de professores alfabetizadores e a contribuição do trabalho destes para a diminuição do alto índice de analfabetismo no Estado. Para cumprir nossos objetivos, utilizamos enquanto método de pesquisa o estudo de caso que culminou numa abordagem qualitativa. Para tanto procuramos entender o programa em dois momentos: inicialmente, através do aprofundamento bibliográfico inserindo-o em um quadro geral das políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil e na Bahia e relacionando-o com as discussões acerca da alfabetização no mundo contemporâneo. Posteriormente, a partir da análise documental, levantou-se as principais características de sua organização enquanto estruturante para a formação dos professores alfabetizadores no âmbito da UNEB, evidenciando as funções dos sujeitos envolvidos, o currículo do curso – que é de 60 horas, bem como o posicionamento desses sujeitos professores formadores e professores alfabetizadores sobre o Programa. Nos estudos sobre os dois momentos, foram utilizados como instrumentos: os documentos oficiais, os relatórios dos cursos de formação de professores alfabetizadores disponíveis no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) como também foram aplicados e tabulados os questionários que apontaram resultados sobre o perfil dos alfabetizadores nas cidades de atuação da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Os principais fatores relevantes destacados na pesquisa foram a forma de organização do programa, considerando sua abrangência geográfica e quantitativa, possibilitados pela peculiaridade multicampi da instituição formadora pesquisada, os critérios utilizados para acompanhar as atividades realizadas nos núcleos de formação do interior do Estado e finalmente, a avaliação do processo de formação de professores alfabetizadores que poderá se reestruturar enquanto política pública para considerar as contribuições dos estudos sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação, na perspectiva de que o programa também avance para a inclusão sociodigital dos alfabetizandos.
- ItemTelevisão e mediação: um estudo de caso na EJA em Boa Vista do Lobato(2011) Lopes, Aldaci Santos; Oliveira, Maria Olivia de Matos; Biz, Osvaldo; Barreto, RonaldaA pesquisa ora apresentada, de natureza qualitativa, propõe-se a realizar um estudo de caso sobre os jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), refletindo sobre a cultura midiática na qual esses sujeitos estão imersos, quer nos espaços escolares ou da comunidade. O presente estudo teve, como objetivo, o de ampliar a compreensão crítica sobre as relações midiatizadas pela televisão, analisando como se comportam esses receptores das mensagens produzidas pelo meio televisivo e o que a escola tem feito para mobilizar os desejos e os saberes destes estudantes. A problemática da pesquisa pode ser delineada através dos seguintes questionamentos: O que pode haver no programa escolhido pela maioria que tanto atrai os estudantes da EJA? Qual o espaço que a televisão ocupa no cotidiano destes sujeitos? Até que ponto a televisão potencializa comportamentos de violência nos jovens e adultos? Como a escola enfrenta a imersão destes sujeitos na cultura midiática? O trabalho buscou desvelar a problemática levantada através de instrumentos variados, tais como questionário, entrevista, grupo focal, tanto quanto o diálogo com o referencial teórico. Os resultados evidenciam que a televisão é para os estudantes da EJA um meio que ensina não só a respeito de conteúdos, mas também sobre situações vivenciadas do dia-a-dia, abordando questões que os levam a pensar em atitudes e valores. As vozes discentes são claramente reveladoras da força do programa televisivo estudado para se compreender o papel dos meios de comunicação na vida da comunidade e na construção da realidade desses estudantes.