Navegando por Autor "Barreto, Robério Pereira"
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- ItemTecnologias intelectuais chat e weblog: modus de produção de linguagem na web(2010-05-21) Barreto, Robério Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Lima Junior, Arnaud Soares de; Baretta, Luciane; Beltrão, Lícia Maria FreireEste trabalho teve como objetivo a investigação do módus de produção de linguagem no chat e weblog pelos cibernautas do Território de Identidade de IrecêBA. Destacou-se nesse processo, a maneira como eles manipulam os signos verbais, visuais e sonoros para a conversação em sua linguagem e código próprios. Dessa maneira, reconheceu-se no processo de pesquisa que é fundamental a compreensão, por parte dos professores de língua portuguesa das escolas públicas e privadas, de que o ciberespaço demanda uma nova forma de fazer e ver a produção de linguagem. Visto que, este, por sua vez é uma reorganização do modo de pensar e agir com a escrita e a oralidade no ambiente do chat e weblog, reconhecendo ainda que são tecnologias intelectuais suportadas pela web. Assim sendo, os cibernautas situam-se como sujeitos produtivos e criativos e que ao fazerem seus discursos em rede, trazem à luz da ciência da linguagem e da educação, novos caminhos para o modus de produção de linguagem. Com efeito, esse estudo fundamentou-se na perspectiva da Filosofia e Ciência da linguagem e associada às Teorias das tecnologias intelectuais e Análise do Discurso. Nesse contexto a questão do chat e weblog como ferramentas às novas concepções de/para um fazer educacional linguístico demandado pela contemporaneidade, a qual, por seu turno, é perpassada pelo ciberdiscurso em que as subjetividades dos sujeitos no ciberespaço são posta à luz das relações sociais estabelecidas nas cibercomunidades, onde os atores comunicantes atuam na emergência e na velocidade da rede, criando-se assim “códigos e linguagens específicas1 ” sob a premissa de que este é um ato sócio-relacional por meio do qual os participantes interagem comunicativamente em ambientes rápidos e que exigem linguagens com tais características. Nesse sentido, problematiza-se a validade do código formal enquanto meio instituinte da escola. No contemporâneo o chat e weblog se firmam como tecnologias intelectuais que usam a linguagem na web como prática real de comunicação e interação, por meio da internet e suas ferramentas de construção e publicização de saberes à sociedade contemporânea que se vê instigada a repensar suas relações com a linguagem de tal modo, que o reconhecimento de que no ciberespaço há o desencadear de múltiplas linguagens e códigos sociolinguísticos específicos e especiais responsáveis pela formação linguístico-discursiva contemporânea. Por fim, o chat e weblog constituem-se em espaços de produção de linguagem contemporânea, concentrando em si a força centrífuga da língua(gem), isto é, por meio da força relacional que a internet exerce sobre a ato de linguagem; os internautas atuam social e linguisticamente nesse espaço por meio do uso do código e linguagens especiais no redimensionamento da produção de saberes, tendo como espaço socializante para isso as lan houses do Território de Identidade de Irecê – BA.
- ItemO whatsapp como espaço para mediação de aprendizagem no PROEJA(2022-03-07) Lisboa, Maria Cristina Corôa de Freitas; Silva, Obdália Santana Ferraz; Dantas, Tânia Regina; Barreto, Robério Pereira; Oliveira, Carloney Alves deEste estudo tem como objetivo analisar de que modo o WhatsApp, como espaço virtual de aprendizagem, poderá potencializar práticas de multiletramentos, que contribuam para desenvolvimento da competência textual/discursiva de estudantes do PROEJA do Centro territorial de Educação Profissional do Sisal. A questão que nos move à pesquisa é: como o WhatsApp, compreendido como espaço virtual de aprendizagem, poderá potencializar as práticas de multiletramentos em sala de aula com vistas a melhorar a competência textual/discursiva de estudantes do PROEJA? Esta investigação se justifica pelo fato de que o contexto contemporâneo demanda conhecimentos e habilidades de leitura e escrita que requerem uma proposta pedagógica que leve em conta as contribuições das tecnologias digitais, a fim de que se criem outros espaços de aprendizagem. Nesse sentido, entendemos que o aplicativo WhatsApp poderá formar uma rede de comunicação e de aprendizagem que potencialize a interação colaborativa entre professores e educandos, a partir de práticas de linguagem multimodais e multissemióticas contextualizadas, nas diversas esferas discursivas presentes no cotidiano. Como base teórica desta pesquisa, faremos a discussão das seguintes temáticas: letramentos; multiletramentos; letramentos multi-hipermidiáticos; tecnologias digitais; WhatsApp, uma plataforma de comunicação online que permite múltiplas possibilidades de interação, tanto de forma síncrona como assíncrona. Em termos metodológicos, é uma pesquisa colaborativa, de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, considerando o envolvimento da pesquisadora com os quatro professores colaboradores, que compartilham uma cultura escolar implicada na produção de conhecimentos, com o objetivo de investigar a prática pedagógica. Considerando, ainda, que o estudo envolve o campo virtual, lançamos mãos da netnografia visando a ampliar as potencialidades da etnografia tradicional para contemplar as especificidades do ambiente digital, a partir da inserção do pesquisador na comunidade virtual, para a observação e investigação de práticas culturais e de comunicação. As reflexões e saberes construídos ao longo deste estudo, através das sessões reflexivas formativa, chats, fóruns de discussão e entrevistas netnográficas, nos possibilitaram concluir que os recursos disponíveis no WhatsApp podem potencializar os processos educativos nas turmas de PROEJA, otimizando o tempo pedagógico dentro e fora da sala de aula, contribuindo com novos modos de ensinar e de aprender na sociedade contemporânea. Tornar o WhatsApp um espaço fecundo para práticas educativas inovadoras, no qual os estudantes possam aprender de forma colaborativa, requer a presença constante dos professores, que farão uma mediação intencional e previamente planejada, com o objetivo de acompanhar e orientar os estudantes e problematizar os conteúdos propostos, possibilitando uma ampliação de oportunidades para a construção do conhecimento. Esse processo se efetivará, de fato, se houver formação docente, inicial e continuada.