Navegando por Autor "Barreto, Maria Iraídes da Silva"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de Oliveira; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga PortoA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contálas como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemBranca de Neve: dos contos de fada às telas de cinema(2014-11-12) Pinho, Juliana Bezerra de; NOVAES, Rosana Sampaio de Araújo; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre o conto de fadas A Pequena Branca de Neve (1857) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e a adaptação cinematográfica Branca de Neve e o Caçador (2012) do diretor Rupert Sanders. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre as linguagens que constituem cada uma dessas obras, ou seja, a linguagem literária e a cinematográfica, destacando o dialogismo intertextual presente nas duas narrativas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca dos contos de fadas, e mais especificamente, a história da Branca de Neve e suas versões literárias e adaptações fílmicas. A análise mostrou que é possível elaborar diversas “leituras” para um texto, e que o dialogismo intertextual auxilia a transpor a narrativa literária para a narrativa cinematográfica sem que haja discordância em ser ou não fiel à obra de origem, em ter maior ou menor valor do que a outra, mas antes traduzir para uma linguagem diferente, destacando que ambas são dotadas de qualidades próprias com suportes diferenciados para difundir clássicos da literatura.
- ItemAs contribuições do ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio(2014-12-15) Silva, Elisângela da; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapao acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreenderquais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.
- ItemO discurso político nas charges produzidas pelo blog Corino Urgente em Jacobina-Bahia(2014-01-06) Santos, Hiasmin Rodrigues dos; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rubia Mara Lapa; Santos, Thais Nascimento SantanaUma gama de discursos, entre eles, o discurso político, vem sendo veiculados pelos mais variados suportes midiáticos, tecidos por múltiplas formulações verbais e imagético-verbais que produzem diferentes efeitos de sentidos nos sujeitos leitores, exercendo seu poder de persuasão sobre esses. Para Foucault (1998), o poder configurase com uma rede de relações manifestadas nas interações sociais e presentifica-se por meio da materialização dos diferentes discursos, desconstruindo e produzindo efeitos de verdades e saber em épocas diferentes, inaugurando novas práticas que incidem diretamente na identidade do sujeito. Analisando os vários discursos produzidos e disponibilizados na mídia durante o período eleitoral correspondente ao ano 2012, podemos perceber como a construção discursiva da imagem tem manifestado perante o público leitor e eleitor, um posicionamento associado a suas crenças e à opção política. Nesse sentido, entre outros gêneros e suportes que publicizam discursos, consideramos o blog como um espaço de interação que tanto veicula informação, quanto contribui para a formação de opiniões diversas. Portanto, esta investigação trata-se da leitura e análise de charges veiculadas pelo blog Corino Urgente no período eleitoral de 2012 sobre a campanha política no município de Jacobina-Bahia e tem como objetivo compreender a partir da materialidade linguístico discursiva e imagética de que maneira o discurso humorístico é constituído nessas charges. Assim, foi organizada uma série enunciativa com oito charges para análises, realizadas com base nos princípios da obra A Arqueologia do Saber (FOUCAULT, 1972) pelo método de descrição-interpretação. Esta investigação comprovou que a charge além de provocar humor e satirizar acontecimentos políticos, reafirma através dos enunciadostomados enquanto discurso humorístico, como o chargista revela o ethos discursivo, sinalizando para os leitores seu discurso persuasivo, unilateral e a sua vontade de verdade. Isso nos leva a crer que o chargista assume sua opção politica, não sendo imparcial em suas postagens. Disso decorre a necessidade da escola contribuir com a formação de leitores críticos e proficientes, capazes de excerem responsividades diante dos discursos multimodais que os interpelam no cotidiano, especificamente, no período eleitoral.
- ItemDo delírio à sensatez: a diversidade de subgêneros da Chick Lit na série Shopaholic, de Sophie Kinsella(UNEB, 2023-12-15) Silva, Caroline Souza Marques da; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzEste Trabalho de Conclusão de Curso situa-se na área de Literatura, especificamente, da Literatura cor-de-rosa contemporânea, com ênfase no estudo da representação da identidade feminina da protagonista da série Shopaholic, de Shophie Kinsella, a partir da diversidade de subgêneros Chick lit, considerando o contexto social, histórico, cultural e ideológico. Para tanto, pretende-se analisar os elementos narrativos da supracitada série a partir da identificação dos subgêneros (tema, enredo e configuração identitária das protagonistas femininas), de modo a compreender as tradições e rupturas do gênero Chick lit. O aporte teórico traz à baila os conceitos de literatura cor-de-rosa e contemporânea, subgêneros da Chick lit, estrutura narrativa, representação e identidade feminina à luz das ideias de Denise Sousa (2014), Bárbara Wieller (2015), Julianna Steffens (2010), Tzvetan Todorov (2006), Yves Reuter (2002), Roger Chartier (1991) e Stuart Hall (2000) respectivamente. A metodologia utilizada pautou-se na análise literária, com base na revisão sistemática de literatura e no mapeamento de obras Chick lit, em especial das 9 (nove) obras da série Shopaholic, de Sophie Kinsella, numa perspectiva qualitativa dos subgêneros da literatura cor-derosa contemporânea e de elementos narrativos (enredo e características físicas e psicológicas da personagem feminina Becky Bloom). Constatou-se que a literatura Chick lit, apesar de suas raízes nas tradições da literatura cor-de-rosa, apresenta uma representação da identidade feminina mais empoderada e autônoma, a qual se mostra móvel, por questões ideológicas, sociais, culturais e históricas, e plural, por sua incompletude e multiplicidade de identificações possíveis. Trata-se de narrativas contemporâneas que rompem com estereótipos na estrutura do texto e no discurso de seus personagens, ao disponibilizar contextos femininos distintos, refletidos na diversidade de temas, enredos e subgêneros. Ou seja, apesar das histórias Chick lits serem vendidas numa perspectiva de leveza, humor e entretenimento, a começar pelas capas coloridas, nem todos os livros do gênero contam narrativas cujas mulheres têm “vontade de casar” ou estão à espera do “príncipe encantado”. Muitos trazem questões mais complexas, a exemplo do vício de Becky Bloom por compras desde a infância, em que essa personagem passa por processos de negação e superação do consumismo, bem como da supervalorização da imagem.
- ItemA literatura em interface com os gêneros multimodais na Escola Estadual Padre Alfredo Haasler em Jacobina(2016-06-06) Jesus, Ediane Bispo de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santana, Thaís Nascimento; Cunha, Rubia Mara LapaA Literatura é acima de tudo arte e proporciona entretenimento, sensibilização para educação estética, reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão do mundo e da nossa condição humana, pois reflete realidades, desejos, conflitos, fruição do imaginário, deleite, prazer, angústias e sentimentos das mais diversas ordens. Presente nas esferas socioeconômicas privilegiadas cujo acesso se dá a partir de impressos, narrativas fílmicas ou pelo ambiente virtual, essa prática cultural configura-se como natural. Entretanto, mesmo sendo a cultura, logo a Literatura, um direito assegurado pela Constituição Brasileira em Artigo V, os sujeitos pertencentes às classes empobrecidas têm apenas no ambiente escolar vivências com esse bem cultural. Então, cabe à escola garantir a leitura literária na perspectiva da formação do leitor bem como o desenvolvimento de sua educação estética. Compreendemos, ainda, que a escola não pode dissociar a formação do aluno do contexto histórico ao qual ele pertence e como vivemos numa sociedade caracterizada pela incursão das diferentes mídias que incidem sobre os modos de produção, circulação e recepção dos diferentes textos, inclusive os literários, faz-se mister um processo de educação escolar que alie a Literatura à Multimodalidade na sala de aula, uma vez que dessa decorre os recursos multissemióticos, presentes nos aparatos tecnológicos (smartphones) utilizados pelos alunos em suas interações sociocomunicativas. No sentido de contribuir com os estudos alusivos à leitura literária na escola, nosso estudo caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos classifica-se como exploratória (GIL, 2008), e quanto aos procedimentos técnicos, uma Pesquisa-Ação (GIL, 2008). Nosso objetivo geral foi refletir se os gêneros multimodais possibilitam a ampliação do letramento literário com alunos do 8º e 9º, do turno matutino, na Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, em Jacobina. Nossos objetivos específicos foram: discutir o ensino e aprendizado de Literatura e como essa promove a formação do leitor; identificar se há presença da multimodalidade e o uso dessa nas aulas de Literatura; analisar as práticas de leituras literárias realizadas na supracitada escola e se há interface com os gêneros multimodais; realizar uma oficina de Literatura e Multimodalidade. A moldura teórica teve como base os estudiosos Cândido (1995), Campagnon (2001), Cosson (2010;2014) Zilberman (1988), Paulino (et all 2008), entre outros que discutem a Literatura, seu ensino e seu papel na formação do leitor; Kress e Van Leuween (2006;2010), Rojo (2012), Dionísio (2005;2014) que discutem sobre multimodalidade, multiletramentos e a configuração dos gêneros multimodais. Os resultados obtidos com esse trabalho demonstram que se faz premente repensar o ensino e aprendizado da Literatura, dialogando com outros gêneros multimodais que favoreçam aos escolares não apenas articular os textos literários à sua periodização e características gerais, mas uma reflexão social a partir das temáticas apresentadas nos textos, uma análise das escolhas linguísticas e a oportunidade de uma educação para sensibilidade estética.
- ItemA mediação materna no processo de leitura e contação de histórias no ambiente familiar(2018-03-01) Andrade, Diana Coutinho Dantas; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Gomes, Antenor Rita; Santos, Márcia Regina MendesEste estudo investiga a mediação nas práticas de leitura no contexto familiar, segundo a perspectiva interacionista de Vygotsky, para quem as questões socioculturais interferem diretamente na constituição dos sujeitos. Trata, pois, das atividades de leitura realizadas pelas mães no contexto familiar a partir dos conceitos de interação, mediação e internalização. Configura-se como uma pesquisa de campo, de cunho exploratório com abordagem qualitativa, realizada com cinco mães e suas respectivas crianças em idade escolar, na comunidade rural dos Bagres, na cidade de Miguel Calmon, Bahia no ano de 2017. Nosso objetivo geral foi sensibilizar as famílias, respeitando a multiparentalidade, para a importância de fortalecer laços afetivos a partir da atuação das mães como mediadoras de leitura. Realizar um Ateliê de Leitura e, nesse, oportunizar vivências de leitura literária e encontros para escutas sensíveis sobre leitura e comportamento leitor de suas crianças; orientar para prática leitora no contexto familiar; verificar se a contação de histórias pode desenvolver o gosto pela leitura e contribuir com o processo de constituição de leitores e leitoras, foram nossos objetivos específicos. Os procedimentos metodológicos delinearam-se pela aplicação de entrevista, questionário sociocultural e anotações de campo para coleta de dados que orientaram a realização de um Ateliê de Leitura com duração de 15 horas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco mães e suas respectivas crianças. Os dados foram analisados a partir do diálogo com diversos/sas autores/autoras: Vygotsky (2007), Daniels (2013), Sisto (2005), Baquero (1998), Martins (1985), Kleiman (1989), Yunes (2002), Riter (2009), dentre outros e outras. Verificamos que a mediação materna despertou o interesse pela leitura e também o gosto das mães e de suas crianças por essa prática social, contribuindo de forma significativa para a ressignificação dos laços afetivos no seio familiar. Todavia, reunir as mães e sensibilizá-las para corresponsabilidade no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de sua prole constituiu-se em uma tarefa árdua. Elas reconhecem a importância da leitura, no entanto, não disponibilizam de tempo e a maioria das mães mesmo sabendo ler, não tem acesso a essa cultura letrada, tornando limitada a realização dessa atividade no ambiente familiar.
- ItemO negro como sujeito na poesia de Luiz Gama(2013-12-15) Silva, Darlete Batista dos Santos; Paixão, Magnólia Ferreira Cruz da; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Souza, Cândido Eugênio Domingues de; Barreto, Maria Iraídes da SilvaO objetivo deste trabalho é o estudo da poesia de Luiz Gama em Primeiras trovas burlescas, publicadas em 1861. Esta pesquisa buscou compreender como é constituída a voz do negro na poesia de Luiz Gama e a importância de sua produção para a literatura afro-brasileira. Somando-se a isso, mostrar o valor da literatura afrodescendente para a sociedade brasileira como ferramenta de valorização da identidade e da voz do negro, identificando ainda a presença da africanidade na construção da cultura nacional. Entender a relação do homem, do poeta e do abolicionista na construção poética. Por fim, investigar como as características literárias destas poesias apontam para uma nova vertente dentro da literatura brasileira ao examinar o posicionamento do poeta diante da problemática social negra.
- ItemA persuasão no discurso religioso midiático(2015-12-15) Silva Júnior, Antônio João; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Mendes, Márcia; Santana, Bárbara Bezerra dePara Foucault (1998), o poder configura-se como uma rede de relações nas interações sociais que se consolida por meio da materialização dos variados discursos que constroem, desconstroem e produzem efeitos de verdade e saberes em diferentes espaços e tempos, instituindo novas práticas sociais e discursivas que interpelam os sujeitos. Isso decorre, também, em função da multimodalidade de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) que circulam socialmente e nos permitem não somente acessar e consumi-los, mas também produzi-los.Nesse sentido, uma gama de discursos,entre eles o discurso religioso, vem sendo veiculada por meio das mídias, inclusive televisiva, uma das mais populares e acessíveis para a grande maioria do povo brasileiro. As instituições religiosas, atentas às tendências das novas tecnologias de comunicação, utilizam esses espaços midiáticos como instrumentos de divulgação da fé e persuasão dos fiéis. Dessa forma, criam-se imagens dos fiéis e para os fiéis, quase sempre com fins proselitistas, na intenção de divulgar e manter determinados posicionamentos doutrinários, fazendo-os circular como expressão da verdade. Este trabalho,portanto, intitulado A persuasão no discurso religioso midiático, reflete acerca da interpelação do discurso religioso a partir de um dos sermões da Igreja Presbiteriana do Brasil, veiculado no Programa “Verdade e Vida”, transmitido aos sábados no canal aberto da Emissora Bandeirantes. Dito isso, temos, nesse estudo, como objetivo geral: compreender como é construída a persuasão no sermão “Perdão: a cura das emoções”, ministrado pelo Reverendo Hernandes Lopes. E como objetivos específicos: analisar as formulações que constituem esse sermão e descrever as especificidades dos enunciados que marcam a presença do ethos e os efeitos de verdade e persuasão ali materializados por meio do interdiscurso. Os procedimentos metodológicos tiveram como base os princípios da obra “A Arqueologia do Saber” (FOUCAULT, 1972) a partir do método da descrição-interpretação.Nossa moldura teórica tem como princípios:a Análise do Discurso de Linha Francesa com os estudos de Foucault, em virtude da metodologia e das relações de poder implícitas no discurso religioso e as Novas Tendências em Análise do Discurso Francesa, mediante as teorias sobre o ethos e mídium de Maingueneau (2008a; 2008b; 2008c; 2008d; 2009; 2010; 2011). Esta investigação reafirma através dos enunciados, tomados no sermão estudado, como o interlocutor revela o ethosdiscursivo, sinalizando para os ouvintes, pathos, seu discurso persuasivo, unilateral e a sua vontade de verdade. Compreendemos que a Análise do Discurso de Linha Francesa, bem como as Novas Tendências da Análise do Discurso Francesa trazem significativas contribuições para o ensino da língua materna, inclusive para refletir e, por vezes, desconstruir as vontades de verdade publicitadas nos diferentes gêneros do discurso que circulam nas variadas esferas sociais.
- ItemO regionalismo e a intertextualidade: um paralelo entre Os óculos e Vidas Secas(2013-12-10) Araújo, Cláudia Farias dos Santos; Luz, Poliana Almeida da; Menezes, Adriano A; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Thaís Nascimento SantanaO regionalismo literário está ligado à análise de uma determinada região que pode focar tanto as questões culturais, linguísticas, quanto as geográficas. Na década de trinta a Literatura Regionalista ganha força com a colaboração de autores como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Graciliano Ramos, considerados como a maturidade da nossa ficção literária. As obras deste período objetivavam denunciar os problemas sócio-políticos do Nordeste. Atualmente, autores contemporâneos ainda se inspiram nos temas difundidos pelo movimento que colocou em cena os problemas da sociedade rural do Brasil. O presente trabalho, de cunho bibliográfico, objetiva analisar o romance Os Óculos de Aloísio Sales Queiroz, buscando características do Regionalismo ao fazer uma relação com o romance de trinta. Propõe ainda investigar relações de intertextualidade fazendo um paralelo entre as obras Os Óculos e Vidas Secas de Graciliano Ramos. Sendo que a intertextualidade não é um simples processo textual que se isola no discurso. Ela trata o texto com uma comunhão discursiva, onde o texto novo surge a partir da absorção e da transformação de um texto anterior. É um diálogo entre textos, nos seus processos de reprodução, construção ou transformação de sentido. Para o desenvolvimento da pesquisa nos fundamentamos nos seguintes estudiosos: Albuquerque Jr. (2001), Marscuschi (2008), Cardoso (2001), Koch (2000), entre outros.
- ItemA representação da Negritude em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo(2015-12-15) Cerqueira, Tharcísio Adelino; Cerqueira, Thúlio Adelino; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Chacón, Ricardo PieraEste trabalho tem por finalidade investigar de que maneira a Literatura Afro-brasileira pode contribuir na busca pela afirmação da identidade e cultura negra, pois ela promove um espaço em que se torna possível evidenciar a negritude e romper com estereótipos herdados do período da escravidão. Desta forma, visa-se apresentar como a identidade e a cultura negra são valorizadas através dos personagens do livro Ponciá Vicêncio (2003), da escritora Conceição Evaristo, além de identificar nesta obra momentos de resistência e luta pela afirmação e reconhecimento social do negro. Em Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo apresenta a complexidade dos personagens, expondo suas características e relações com a causa do negro. Busca-se ainda examinar como a negritude foi representada no romance pela escritora, discutindo de que maneira a obra engajou-se numa representação mais próxima e compromissada com a identidade negra, abordando a presença do discurso da exclusão do negro na sociedade e a maneira pela qual a voz de uma mulher negra emerge em uma literatura brasileira marcada por um cânone branco, masculino e elitista.
- ItemA simbologia de uma nova protagonista(2016) Mercês, Elizana Silva; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que se propôs a analisar a mudança de protagonismo que ocorre com a vilã do conto de fadas Malévola. Para tanto, fez-se uma análise comparativa entre a adaptação cinematográfica Malévola (2014) de direção de Robert Stromberg, e o conto de fada A bela Adormecida (1812) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm. Pretende-se realizar uma análise de cunho comparativo entre a linguagem literária e cinematográfica, destacando a inter-semiótica em ambas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca do Mal, já que se propõe uma análise de uma personagem de contos de fadas vilã.
- ItemSubjetivações sobre a mulher nas canções do forró estilizado e seus reflexos na constituição de novos perfis identitários(2012-11-10) Nunes, Inaiara Lima de Souza; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Vilela, Patrícia; Brito, Júlia Rosa; Silva, Geysa Andrade daO presente trabalho propõe uma investigação acerca das subjetivações sobre a mulher nas canções do forró estilizado e seus reflexos na constituição de novos perfis identitários. À luz de aspectos da Análise Crítica do Discurso, este ensaio monográfico discute os seguintes tópicos: forró estilizado, constituição de novas identidades femininas e as relações existentes entre discurso, mídia e poder. Coerente com esse referencial, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa por considerarmos mais adequada para investigação de fenômenos sociais. Nosso corpus de investigação constitui-se por letras de canções do forró estilizado e pela voz de mulheres pertencentes a diferentes esferas sociais da sociedade do município de Jacobina, Bahia, durante uma entrevista. O presente estudo revelou que as letras das canções analisadas demonstram uma ruptura do perfil feminino em relação aos valores apregoados sociohistoricamente diante do fenômeno de submissões de diferentes ordens.