Navegando por Autor "Barbosa, Mirian Celeste Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLeitura: obrigatoriedade e /ou prazer?(UNEB, 2008-01-18) Mota, Cristiane Oliveira; Rios, Elisabete Silva; Barbosa, Mirian Celeste Silva; Rios, Wanessa Silva; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deAtualmente, um dos grandes desafios da educação brasileira, é efetivar nas escolas a prática da leitura, ação básica para a construção do saber e da cidadania. A leitura configura-se como um fator preponderante para desencadear processos de aprendizagem e é nesse sentido que procuramos mitificar a leitura como Obrigação e/ou Prazer no contexto das Escolas Centro de Educação Municipal de Lagoa Danta, Centro de Educação Manoel Martiniano de Almeida e Centro de Educação Padre João Farias, uma vez que, sentimo-nos instigadas em adentrar no mundo dos alunos das 4a séries do Ensino Fundamental, para analisar suas concepções em torno da leitura em suas vidas, de como a compreendem e a utilizam, especialmente no meio escolar. Considerando que a leitura se efetiva em um processo analítico, construtivo e estratégico, aprofundamos diferentes abordagens e concepções da leitura, da perspectiva estruturalista à visão da leitura crítica. Analisamos ainda aspectos relevantes da compreensão leitora e sua importância na vida do indivíduo. Os dados foram coletados em momentos de interação e diálogo, através de encontros "conversas sobre leitura" que favorecem identificar nos discursos dos alunos se concebem a leitura como um ato de prazer ou simplesmente como um dever a cumprir, uma determinação do professor, os grupos pesquisados consideram relevante, o papel da leitura em suas vidas, porém a enfatiza sobre o aspecto de lhes possibilitar a aquisição de conhecimentos. Certamente o ato da leitura corriqueira, sem maiores aprofundamentos, objetivos bem definidos, e a falta de uma metodologia mais dinâmica e motivadora tem dificultado o avanço do aluno no processo de interação com a leitura, favorecendo a compreensão da palavra à compreensão do mundo. É necessário, pois, o compromisso dos profissionais da educação, no sentido de refletir sobre a prática da leitura na escola e encontrar caminhos para torná-la um ato de busca e descoberta, do prazer de ler por ler.