Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Mariângela Reis Nunes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de conhecimento sobre o uso de aplicativos digitais de aprendizagem de língua inglesa: uma revisão sistemática da literatura
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Barbosa, Mariângela Reis Nunes; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Inkpin, Sally Cheryl
    A presente investigação explora a produção acadêmica brasileira nos últimos cinco anos sobre o uso de aplicativos móveis no ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é de analisar como essa produção de conhecimento vem sendo abordada nas pesquisas e estudos acadêmicos. Para tanto, utilizando como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseada no protocolo desenvolvido por Ramos, Faria, Faria (2014), buscou-se, mapear, sistematizar e analisar os estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam uma escassez de teses e dissertações sobre o tema na BDTD. No entanto, a produção disponível reitera a importância dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como segunda língua ou língua adicional. A análise vertical das três dissertações mapeadas, centradas nos aplicativos Duolingo, Wlingua, EWA e Madefire, apresentam ainda relatos de melhorias nas habilidades linguísticas dos alunos, destacando a relevância dessas ferramentas no cenário educacional atual. A ainda incipiente produção científico-acadêmica mapeada revela a necessidade de ampliar a pesquisa para além dos limites da BDTD. Além disso, os resultados encontrados motivam a intenção de expandir esta pesquisa para estudos mais ampliados, específicos e complementares, explorando outros horizontes teórico-metodológicos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais