Navegando por Autor "Barbosa, Ingrid Torres"
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- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemA implementação do ensino de música na percepção de Professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-05-10) Barbosa, Ingrid TorresA implementação da Lei n° 13.278/2016 que altera a LDB tem gerado implicações quanto aos aspectos pedagógicos do ensino de música, por todo o Brasil. À vista disso, essa pesquisa tem por objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino de música em escolas básicas, a partir da percepção de professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em atendimento ao que estabelece a Lei n° 13.278/2016, tornando obrigatória a oferta da música, das artes visuais, da dança e do teatro no componente curricular Arte. Para isso, esse estudo de campo levanta dados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir do método de abordagem dialética com 10 professores de música de escolas básicas dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA e por meio de uma análise da legislação nacional sobre o ensino de música, evidenciando as implicações conceituais da aplicabilidade dos termos disciplina, componente curricular, conteúdo e linguagem. Os dados coletados foram analisados com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e à luz da fundamentação teórica composta, principalmente, por Maura Penna (PENNA, 2015); Keith Swanwick (SWANWICK, 2003, 2014) e Hans-Joachim Koellreutter (KOELLREUTTER, 2018) para tratar dos aspectos significativos do ensino de música e Moacir Gadotti (GADOTTI, 2006, 2010, 2014), Émile Durkheim (DURKHEIM, 2011) e Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 2007), quanto à Instituição Escolar. Os resultados encontrados apontaram que, a partir da implementação do ensino de música em escolas básicas nos municípios pesquisados, nos últimos 10 anos, vem se efetivando um processo de disciplinarização1 desse saber. Desse modo, com base procedimentos sintáticos realizados nas narrativas dos professores entrevistados, percebeu-se que, embora os professores empreguem com frequência a palavra luta em seus discursos, o fato de poucos deles conhecerem bem as leis e documentos que asseguram a presença da música nas escolas enfraquece o movimento de luta coletiva, enquanto exercício da cidadania dos Professores.