Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Gracionete Batista"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Olhares sobre a alfabetização: práticas e representações dos professores
    (UNEB, 2009) Barbosa, Gracionete Batista; Gois, Margarete Mesquita; Silva, Marilza Alves Vilas Boas Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Gomes, Antenor Rita; Sousa, Denise Dias de Carvalho
    O presente trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar como ocorre o processo de alfabetização nas escolas municipais de Jacobina e as representações dos professores alfabetizadores em relação a este processo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de caráter etnográfico com três professores, de três escolas públicas de Jacobina, no período de quinze de abril a oito de maio. Os dados foram levantados mediante a observação em sala de aula, entrevista gravada e produções de texto realizadas pelos professores. Verificou-se que os professores pesquisados concebem a alfabetização como um processo contínuo e que não se resume a codificação e decodificação. Fundamentam suas práticas na maioria das vezes na concepção construtivista e demonstram uma preocupação com o letramento dos alunos, procurando alfabetizar dentro de um contexto de letramento; os alunos são ativos e participam das aulas. Essa postura dos professores lhes possibilita a realização de uma prática pedagógica que favorece uma boa aprendizagem de seus alunos
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais