Navegando por Autor "Barbosa, Gerson Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo de uso e ocupação do solo e impacto no tráfego: o caso do Largo do Tamarineiro – Salvador/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2007-01-19) Barbosa, Gerson Silva; Souza, Franciso Ulisses S.; Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto de; Souza, Luis Antônio deEste Trabalho tem o objetivo de analisar os impactos no tráfego urbano decorrente das mudanças no uso e ocupação do solo, através do estudo de caso do Largo do Tamarineiro localizado na Cidade do Salvador, Bahia, no período de 1975 a 2006. Foi realizado um estudo sobre o crescimento da circulação viária no Largo do Tamarineiro através da análise de pesquisas que mostram o aumento do número de veículos ao longo dos anos em estudo bem como o cadastro atualizado dos usos e ocupação do solo registrando a evolução e modificações através dos planos diretores. A análise dos impactos no tráfego é feita com base na legislação urbanística e no caso de modificação de uso do solo que criam novas demandas e, como conseqüência, assumem o papel de pólo geradores de tráfego. Através do Estudo de Demanda de Transportes Coletivo de Salvador realizado pela SETPS – SMTU foram analisados fatores sócios econômicos que influenciaram a demanda das viagens como: população, renda, emprego e posse de veículos particulares e os dados populacionais que permitiram um maior entendimento da evolução da população e as tendências de crescimento. Através da análise das contagens volumétrica de veículos realizada pela SET foi possível estabelecer uma avaliação quantitativa e a construção de séries históricas que mostraram o crescimento e evolução da circulação viária. Foram identificados pontos que estão fora e dentro dos padrões urbanísticos e este último produzem impactos negativos tais como: aumento do tempo de viagem, diminuição da fluidez do tráfego, aumento da poluição sonora e atmosférica. No final foram feitas as conclusões com algumas recomendações sugeridas para reflexão da situação local podendo servir de suporte para o planejamento urbano de transportes e de circulação.