Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Elisabete da Silva, Elisabete"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    (Re) desenhando o ensino de leitura em língua inglesa através da sequência didática: um produto educacional inclusivo aos alunos surdos
    (2024-04-25) Costa, Elisiane da Silva Souza Santos, Elisiane; Barbosa, Elisabete da Silva, Elisabete
    A Sequência Didática (SD) elaborada tem o propósito de promover um ensino de LI através da leitura e compreensão de texto de forma inclusiva aos alunos surdos e aos ouvintes. Por esse viés, a produção da SD foi fundamentada no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), com estratégias que viabilizam um ensino mais inclusivo, de forma que a aprendizagem faça sentido para todos os estudantes (BETTIO, 2021). Tendo em vista que a sala de aula é heterogênea, trabalhar as individualidades de forma isolada pode se tornar um convite para segregar ainda mais. O DUA tem como base a flexibilidade. É por esse eixo que as atividades estão estruturadas, com vistas a permitir a interação e a participação de todos os alunos, com identificação das dificuldades e reconhecimento das habilidades de cada um a fim de tornar a aprendizagem mais efetiva. A flexibilidade perpassa três dimensões: “Engajamento, Representação e Ação e Expressão”. Essas etapas apresentadas pelo DUA possuem funções importantes no processo de ensino e aprendizagem para conduzir o aluno a uma maior autonomia. Além de ter o DUA como princípio organizacional desta SD, também recorremos a uma literatura que versa sobre as estratégias de leitura, pois nos auxiliam a pensar em como melhor explorar o Engajamento, a Representação e a Ação e expressão em uma proposta de ensino de leitura em Língua Inglesa. O resultado ora apresentado se delineia em atividades que possam valorizar as habilidades mais aforadas nos alunos, levando-se em consideração o conceito de múltiplas inteligências propostos por Gardner (2010). A partir da confluência desses aportes teóricos discutidos na dissertação de mestrado, desenvolvemos uma SD com o tema “Care for physical and mental health” a fim de propor aos alunos diferentes formas de abordar o texto, seja nos momentos de Representação, seja nos de Ação e expressão.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais