Navegando por Autor "Barbosa, Elisabete da Silva"
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- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa, Elisabete da Silva; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Duarte, Rosinês de JesusEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo entende que a escola como ponto de encontro das diferenças étnicas e como local que pode ser espaço decisivo para diminuição e prevenção de preconceitos e do processo de exclusão social, visto que é capaz de promover discussões a respeito das diferenças, favorecendo, portanto, o reconhecimento e a valorização da contribuição cultural das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Surge então as seguintes questões: Na busca por uma valorização da identidade da criança negra, como a literatura afro-brasileira pode ser trabalhada na educação infantil? De que forma ela pode fortalecer processos de constituição identitária por meio da representação literária desde tenra idade? Para isso abordaremos a literatura afro-brasileira e sua ramificação pela literatura infantil que resulta na literatura infantil afro-brasileira, a qual possibilita a representatividade e a valorização da identidade cultural afro-brasileira na educação infantil de maneira lúdica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que visa o trabalho em conjunto entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. O principal objetivo proposto é apreciar a produção literária infantil afro-brasileira no ambiente escolar, resultando na criação de um material educativo lúdico, em formato de sequência didática que será o produto final desta pesquisa. A intenção deste texto é contribuir com a tarefa diária do professor, auxiliando-o a compreender o processo de formação da identidade cultural e perceber como a literatura pode se tornar uma ferramenta no combate ao racismo presente no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de ações voltadas para o reconhecimento da identidade da criança negra que, por vezes, sofre constrangimentos causados pelo preconceito no ambiente educacional. Embasarão esta pesquisa os estudos de Zabala (1998), Duarte (2008 e 2013), Hall (2000 e 2006), Gomes (2018) e Almeida (2019).
- ItemA construção da identidade da criança negra em Sulwe, de Lupita Nyong'o(2022-09-12) Luciano, Emanuele Micaele Chaves; Barbosa, Elisabete da SilvaEste artigo reflete a importância de utilizar a literatura como meio de dialogar com crianças sobre sua relação com sua autoimagem. Para tanto, esta pesquisa tem como foco discutir sobre a representatividade negra na literatura infantil a partir da obra Sulwe (2019), com autoria de Lupita Nyong’o. Caracterizada como de natureza qualitativa e bibliográfico-documental, terá como objetivo geral estudar o livro infantil Sulwe a fim de compreender como a identidade da personagem principal é formada. Como objetivos específicos, destacamos: (i) discutir como o racismo impacta na constituição identitária do negro; (ii) caracterizar a personagem principal; e (iii) estabelecer diálogo entre a construção identitária da personagem infantil na obra estudada e o trabalho pedagógico que pode ser feito com objetos literários voltados ao público infantil, a fim de que este se encontre representado na literatura e no contexto escolar. Para substanciar a pesquisa foram consultados teóricos que discutem as problemáticas que envolvem a obra escolhida, a exemplo de Stuart Hall (2006) com o conceito de identidade; Munanga (2009) com o conceito de negritude; Beth Brait (1985) e Gancho (2001) com explanações a respeito de como caracterizar uma personagem; ainda Coelho (2002) quanto à importância da literatura infantil na escola; e no que diz respeito à representatividade negra na literatura infantil, utilizamos os textos de Jovino (2006), Nazaré et al. (2020), Lima (2005) e Ferreira (2017).
- ItemCurrículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Fernandes, Adimara Fogaça Pereira; Barbosa, Elisabete da Silva; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva, Zoraide Portela da; Cruz, Elizeu Pinheiro daO presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a literatura infantil afro-brasileira pode ser trabalhada como instrumento de prática curricular antirracista na Educação Infantil. A metodologia sustenta-se nos postulados da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. O grupo amostral foi composto por 4 professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-Bahia. Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.
- Item(Re)significação do ensino da literatura: um estudo da identidade e do pertencimento afro-brasileiro no conto a fuga do Tio Ajayi do Mestre Didi(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Silva, Priscila Maria Borges Gomes; Barbosa, Elisabete da Silva; Pereira, Marieli de Jesus; Silva, Zoraide PortelaEste estudo trata de uma prática pedagógica para o ensino de literatura, por meio da valorização de narrativas afrodescendentes, utilizando como objeto o conto "A Fuga do Tio Ajaí". O objetivo foi fortalecer a identidade e a cultura afro-brasileira no ensino da literatura nacional, promovendo um aprofundamento no conhecimento de certos traços culturais através de um autor afrodescendente que dedicou sua obra a combater a desvalorização do legado africano na formação da identidade cultural do Brasil. O objetivo geral desse trabalho foi contribuir para ressignificar o ensino da literatura, valorizando a identidade e o sentido de pertencimento da cultura afro-brasileira. Para isso, elaborou um instrumento pedagógico, a saber, uma sequência didática baseada no conto "A Fuga do Tio Ajayí", escrito por Deoscóredes Maximiliano dos Santos, conhecido como Mestre Didi. Os objetivos específicos foram: compreender a constituição da cultura afro-brasileira e a discussão contemporânea sobre identidade e pertencimento; destacar os elementos representativos da cultura afro-brasileira presentes no conto; e planejar e elaborar uma sequência didática para o ensino médio sobre o conto escolhido. As questões norteadoras foram: como os textos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária do aluno negro? Como a representação identitária no texto de Mestre Didi pode promover o acolhimento da diversidade cultural e étnica? Como elaborar uma sequência didática que fortaleça a identidade do aluno negro e promova a diminuição do preconceito racial por parte dos demais alunos? Os contos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária dos alunos negros, trazendo elementos e símbolos representativos da cultura negra e afro-brasileira. A sequência didática se beneficiou dos pressupostos da educação pluricultural, pois pode favorecer o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para uma convivência pacífica e respeitosa com a diversidade cultural. A aplicação dessa abordagem pluricultural na disciplina de Literatura pode despertar o interesse dos alunos pela cultura afro-brasileira e africana, promover a reflexão sobre questões sociais, históricas e culturais, estimular a criatividade e a imaginação, possibilitar a compreensão da importância da literatura afro-brasileira na formação da identidade cultural brasileira, contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, e fomentar a produção de trabalhos acadêmicos e artísticos.