Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Denizar Rodrigo"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecendo o biodigestor: produzindo energia e aprendendo Ciência
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira
    Essa Cartilha é um produto educacional resultante da pesquisa de mestrado intitulada: “PRODUÇÃO DE BIOGÁS; Perspectivas para o ensino de Ciências na escola Araçá/Cariacá”. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino Linguagem e Sociedade-PPGELS da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus VI/Caetité e sua intenção é contribuir, como material de apoio, para o ensino de Ciências na Escola da comunidade quilombola Araçá-Cariacá. Esse material vem retratar o tema energia sob a ótica do estudante e morador da comunidade Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA. Para isso tratamos o tema a partir de elementos presentes no cotidiano da comunidade levando em consideração seus saberes e práticas. O conteúdo da cartilha foi exposto de forma interdisciplinar e transdisciplinar para que os professores consigam refletir sobre a presença da ciência no seu cotidiano e as possibilidades que ela pode oferecer à comunidade. Na cartilha também foram inseridas sugestões de temas intrínsecos ao processo de construção do biodigestor e que podem ser abordados para que os estudantes reconheçam a presença da Ciência em todas as situações cotidianas. Por fim, a intensão é que esse material possa servir como fonte de inspiração para as suas aulas de ciências ao mesmo tempo que desperte para outras questões do dia a dia que também são importantes ao desenvolvimento dos estudantes e que estes possam se sentir representados nessa cartilha e que isso possa instigá-los a conhecer melhor a fonte de energia apresentada aqui.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá Cariacá
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Sousa, Nuccia Carla Arruda de
    O ensino de Ciências, particularmente os conteúdos de Física, ainda são pouco trabalhados de forma contextualizada na modalidade de educação quilombola. As escolas quilombolas enfrentam diversos problemas como a falta de material contextualizado, professores sem formação adequada e estrutura física inapropriada para oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes. Devido a importância das energias renováveis no contexto atual, a base deste conhecimento é necessária para integrantes de comunidades quilombolas. A contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos, possibilita ao estudante entender e transformar o ambiente ao seu redor. O objetivo do trabalho foi investigar os saberes e a cultura da comunidade quilombola Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA, a fim de construir uma proposta metodológica que explore o estudo contextualizado da ciência no Ensino Fundamental II, de forma a aproximar a teoria da prática no cotidiano dos sujeitos envolvidos. Para isso, foi necessário reconhecer nas entrevistas feitas com o professor, gestores da escola, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de lideranças comunitárias e na reflexão sobre o currículo, o melhor caminho para se chegar a esse objetivo. Para discutir esses assuntos, trouxemos autores já consagrados como Freire (1996), Munanga (2005), Almeida (2014) e Arroyo (2017, 2011) e trabalhos contemporâneos como os de Macêdo (2008, 2015), Matos (2013) e Silva (2001, 2000) que contribuíram com conhecimentos ligados às duas categorias trabalhadas: “Educação escolar Quilombola” e “Ensino de Ciências”. As observações e análises feitas, sugerem que para construção desses materiais é necessário levar em consideração os costumes, os meios de vida e as necessidades dos alunos dessa comunidade sob o ponto de vista dos integrantes da pesquisa. Este estudo aponta que uma das possibilidades de melhorar a aprendizagem é a utilização de recursos naturais da própria comunidade como recurso pedagógico para ensinar. A proposta apresentada é uma cartilha para os professores, retratando a cadeia de produção do biogás por meio da explicação dos conceitos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia, dentro dos conteúdos de Ciências, além da abordagem de conteúdos e conceitos relacionados a multidisciplinariedade, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência na comunidade quilombola.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais