Navegando por Autor "Barbosa, Denizar Rodrigo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConhecendo o biodigestor: produzindo energia e aprendendo Ciência(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela SilveiraEssa Cartilha é um produto educacional resultante da pesquisa de mestrado intitulada: “PRODUÇÃO DE BIOGÁS; Perspectivas para o ensino de Ciências na escola Araçá/Cariacá”. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino Linguagem e Sociedade-PPGELS da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus VI/Caetité e sua intenção é contribuir, como material de apoio, para o ensino de Ciências na Escola da comunidade quilombola Araçá-Cariacá. Esse material vem retratar o tema energia sob a ótica do estudante e morador da comunidade Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA. Para isso tratamos o tema a partir de elementos presentes no cotidiano da comunidade levando em consideração seus saberes e práticas. O conteúdo da cartilha foi exposto de forma interdisciplinar e transdisciplinar para que os professores consigam refletir sobre a presença da ciência no seu cotidiano e as possibilidades que ela pode oferecer à comunidade. Na cartilha também foram inseridas sugestões de temas intrínsecos ao processo de construção do biodigestor e que podem ser abordados para que os estudantes reconheçam a presença da Ciência em todas as situações cotidianas. Por fim, a intensão é que esse material possa servir como fonte de inspiração para as suas aulas de ciências ao mesmo tempo que desperte para outras questões do dia a dia que também são importantes ao desenvolvimento dos estudantes e que estes possam se sentir representados nessa cartilha e que isso possa instigá-los a conhecer melhor a fonte de energia apresentada aqui.
- ItemProdução de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá Cariacá(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Sousa, Nuccia Carla Arruda deO ensino de Ciências, particularmente os conteúdos de Física, ainda são pouco trabalhados de forma contextualizada na modalidade de educação quilombola. As escolas quilombolas enfrentam diversos problemas como a falta de material contextualizado, professores sem formação adequada e estrutura física inapropriada para oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes. Devido a importância das energias renováveis no contexto atual, a base deste conhecimento é necessária para integrantes de comunidades quilombolas. A contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos, possibilita ao estudante entender e transformar o ambiente ao seu redor. O objetivo do trabalho foi investigar os saberes e a cultura da comunidade quilombola Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA, a fim de construir uma proposta metodológica que explore o estudo contextualizado da ciência no Ensino Fundamental II, de forma a aproximar a teoria da prática no cotidiano dos sujeitos envolvidos. Para isso, foi necessário reconhecer nas entrevistas feitas com o professor, gestores da escola, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de lideranças comunitárias e na reflexão sobre o currículo, o melhor caminho para se chegar a esse objetivo. Para discutir esses assuntos, trouxemos autores já consagrados como Freire (1996), Munanga (2005), Almeida (2014) e Arroyo (2017, 2011) e trabalhos contemporâneos como os de Macêdo (2008, 2015), Matos (2013) e Silva (2001, 2000) que contribuíram com conhecimentos ligados às duas categorias trabalhadas: “Educação escolar Quilombola” e “Ensino de Ciências”. As observações e análises feitas, sugerem que para construção desses materiais é necessário levar em consideração os costumes, os meios de vida e as necessidades dos alunos dessa comunidade sob o ponto de vista dos integrantes da pesquisa. Este estudo aponta que uma das possibilidades de melhorar a aprendizagem é a utilização de recursos naturais da própria comunidade como recurso pedagógico para ensinar. A proposta apresentada é uma cartilha para os professores, retratando a cadeia de produção do biogás por meio da explicação dos conceitos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia, dentro dos conteúdos de Ciências, além da abordagem de conteúdos e conceitos relacionados a multidisciplinariedade, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência na comunidade quilombola.