Navegando por Autor "Badaró, Ednelza Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática pedagógica do tutor no processo formativo dos discentes jovens e adultos do curso de licenciatura em pedagogia da UNEB/UNEAD(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Badaró, Ednelza Ribeiro; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraO estudo teve como objetivo principal compreender as práticas pedagógicas dos tutores no processo de formação de estudantes jovens e adultos no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, na modalidade EaD. A pesquisa partiu da premissa de que a prática do tutor pedagógico deve ser baseada em uma interação significativa e colaborativa, onde ocorre uma troca de ensino aprendizagem mútua. Os objetivos específicos incluíram investigar os critérios de seleção de tutores para o curso, analisar a formação contínua dos tutores, e criar um blog direcionado a tutores de cursos EaD ou público interessado no assunto. A pergunta central do estudo foi: como as práticas pedagógicas dos tutores se desenvolvem na formação dos estudantes jovens e adultos do curso de Pedagogia EaD da UNEB?. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, baseado em autores como Yin, André e Ludke, que buscam analisar fenômenos reais considerando seu contexto e variável. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, cuja análise seguiu os princípios da análise de conteúdo de Bardin, Laville e Dionne. Os resultados apontaram que os tutores acreditam que sua atuação na modalidade EaD contribui para a construção do conhecimento dos alunos, embora reconheçam a necessidade de maior interação com os Professores Formadores para aprimorar as práticas didáticas. A pesquisa identificou áreas que necessitam de ajustes e aperfeiçoamentos, desde a seleção dos tutores suas condições de trabalho, incluindo a criação de espaços formativos para melhor desempenho de suas funções. Os tutores enfatizaram a necessidade de planejamento mais interativo e colaborativo, bem como de considerar todas as partes envolvidas no Projeto Pedagógico do Curso. Sugere-se também a profissionalização da função de tutor, alterando o título para "Professor Tutor", e melhoria da bolsa vigente. Como resultado adicional, foi criado um blog direcionado aos tutores de EaD, visando não apenas contribuir para sua formação, como também para suas ações didáticas, como também para todo público que se interesse por esta temática.