Navegando por Autor "Bacelar, Milena Lara Cardoso Ribeiro"
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- ItemDoenças vivas em sala de aula: invisibilidade da cronicidade(UNEB, 2025-01-13) Santos, Margarida de Carvalho; Bacelar, Milena Lara Cardoso Ribeiro; Almeida, Antonilde Santos; Leal, Zulenilton Sobreira; Silva, Antoneide Santos Almeida; Silva , Francineide SantanaO memorial aqui apresentado objetiva trazer reflexões sobre o desenvolvimento do produto pedagógico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Pedagogia do Campus III/Uneb, em formato de podcast intitulado de Entre Cuidados e Lápis, destinado à educação e a inclusão de crianças com doenças crônicas em uma escola do 1º ao 5º ano do Município de Juazeiro-BA. O Podcast foi elaborado com profissionais da educação, saúde e responsáveis pelas crianças, destacando as vivências dessas crianças com doenças crônicas, os desafios das famílias e da escola. A metodologia do nosso estudo foi de natureza exploratória e de abordagem qualitativa trazendo para a coleta de dados usamos entrevistas divididas em dois formatos. Foi presencial com os responsáveis das crianças e a escola permitindo a observação do contexto escolar e algumas características como: formatos das famílias, perfil socioeconômico, escolaridade outros aspectos, já as entrevistas com as profissionais da saúde e da educação foram realizadas por meio de rede social (whatsapp). Apontamos como dessa nossa escrita, por acreditar que Doenças Vivas em Sala de Aula: invisibilidade da cronicidade, por acreditar que seja um tema que possa contribuir para dar mais visibilidade à criança com doença crônica no ambiente escolar, que infelizmente não possui a mesma visibilidade de outras crianças com outros tipos de doenças ou até mesmos com transtornos mentais. Nossa reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração deste memorial, se baseou em Freire, 1987, Castro, 2014, Vieira, 2002, Nonose, 2009 e Oliveira, 2011. Essas referências contribuíram para a nossa formação tanto na questão de identidade profissional quanto na valorização da escuta ativa e na questão de empatia. Esperamos que este estudo possa contribuir como fonte de inspiração para as famílias de crianças com doenças crônicas, para escolas e para pesquisadores em geral.