Navegando por Autor "BRANDÃO, Josiane Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografia tátil: uma abordagem metodológica na produção de materiais táteis para o ensino de geografia no município de Caém – Bahia(2022-12) BRANDÃO, Josiane Jesus; MATOS, Nathalia Dias; GÓES, Liliane MatosA Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino que busca adequar práticas pedagógicas e métodos de ensino que venham favorecer o desenvolvimento das habilidades nos estudantes com deficiência no âmbito educacional, proporcionando aos mesmos um espaço de aprendizagem participativo e igualitário para todos. A inclusão das pessoas com deficiência visual - DV, torna-se um desafio, tendo em vista, a escassez de recursos cartográficos adaptados às suas especificidades, buscando atender as necessidades desses sujeitos surge a Cartografia Tátil, área do conhecimento voltada a confecção de representações gráficas que possam ser lidas por pessoas cegas ou baixa visão. Nessa perspectiva, o presente trabalho aborda as discussões acerca da Educação Inclusiva, Deficiência Visual e Cartografia Tátil, com ênfase na análise e na construção de recursos cartográficos adaptados, e como o uso dos mesmos interfere no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com DV. Debate-se também a relevância das oficinas pedagógicas e suas contribuições no processo formativo dos professores, uma vez que, esses espaços possibilitam trocas de saberes e experiências. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir as experiências promovidas pela oficina pedagógica de Cartografia Tátil e a formação continuada de professores da rede básica de ensino no município de Caém - BA. A metodologia adotada para o desenvolvimento desse estudo é uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. A pesquisa-ação, é caracterizada como uma estratégia metodológica que envolve investigação e intervenção, na qual os sujeitos participantes identificam um problema de caráter social e busca solucionar de forma coletiva. Por fim, a oficina formativa evidenciou que as discussões acerca da Cartografia Tátil ainda são pouco difundidas e que o processo de inclusão escolar dos alunos com DV, ainda necessita de um olhar diferenciado, sobretudo, no que diz respeito à produção de materiais adaptados a suas especificidades.