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Navegando por Autor "Azevedo, Micheline Liberato Marques de"

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    Representações sociais de gestores da educação infantil sobre a gestão democrática: contribuições às práticas cotidianas
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Azevedo, Micheline Liberato Marques de; Bomfim, Natanael Reis; Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Nunes, Claudio Pinto; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas
    Este estudo parte do pressuposto de apreender as Representações Sociais sobre a Gestão Democrática, construídas pelos gestores da Educação Infantil, como se relaciona de maneira direta em suas práticas cotidianas. Esta pesquisa explora as Representações Sociais de gestores da Rede Municipal de Salvador de Salvador GRE-Cabula sobre a Gestão Democrática, destacando suas contribuições para as práticas diárias nas escolas, a partir de como o grupo lida com o cotidiano, mediante necessidades de simbolizar para traduzir sistematizações, diálogos, propostas e ações, levando à formulação das Representações Sociais que surgem diante da demanda de expressar compreensão sobre seus contextos. A Gestão Democrática na Educação Infantil abrange a participação colaborativa dos sujeitos na comunidade escolar no processo de decisão e na implementação de uma ambiência inclusiva e acolhedora. Agregar perspectivas de consciência de sua realidade e sentirem-se desejosos de refletir com seus pares, quais possíveis trajetos poderão percorrer com o intuito de transformar significativamente seu contexto, tomando para si o que lhe cabe para gerir esta transformação. Apresentamos o resultado desenvolvido com 12 gestores escolares com o objetivo de assimilar as Representações Sociais sobre a Gestão Democrática construídas, tendo em vista, a orientação de práticas. Além de identificar os símbolos comunicativos, que retratam os protocolos da Gestão Democrática, utilizados no espaço escolar e suas consequências na interação social do ambiente escolar entre os sujeitos. Para obter os dados da pesquisa, aplicamos um questionário on-line pelo Google Forms que foi enviado via e-mail dos gestores. Para análise dos dados, optamos pela quantitativa, através da percentual frequência relativa (gestores participantes), quanto pela frequência relativa (ideias), expressando assim o Discurso do Sujeito Coletivo sobre o objeto pesquisado - Gestão Democrática. Em seguida, fizemos análise qualitativa através do caráter interdisciplinar das Representações Sociais com intuito de compreender como os gestores assimilam a Gestão Democrática na Educação Infantil. A partir destes resultados, conclui-se que a Teoria das Representações Sociais subsidia as práticas sociais da Gestão Democrática dos Gestores na Educação Infantil
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