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Navegando por Autor "Azevedo, Jackeline Maciel de"

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    A iniciação científica na formação da pedagoga: quando a experiência e as memórias de si vão forjando a profissional
    (2022-07-20) Azevedo, Jackeline Maciel de; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hemenegildo; Vieira, Josenilton Nunes
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma das principais formas de acesso à pesquisa na Universidade, uma vez que faz parte do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). Assim, durante a graduação, o sujeito tem a oportunidade de estudar e investigar questões que vão além da matriz curricular, possibilitando assim, durante a formação, a ampliação das discussões, da visão de mundo e do espírito científico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as implicações da Iniciação Científica na formação da Pedagoga na Universidade do Estado da Bahia/DCH – III, em Juazeiro -BA, a partir da própria experiência como bolsista de IC, além de descrever as contribuições na formação como Pedagoga e das oportunidades advindas do programa, no que diz respeito à pesquisa e escrita acadêmica, compreendendo sua importância também para a formação da Pedagoga no que se refere a sua atuação na docência. Assim, a partir de uma pesquisa autonarrativa, este trabalho se dá em uma abordagem qualitativa, utilizando aspectos da fenomenologia para respaldar esta discussão da experiência na Iniciação Científica e suas contribuições para “meu eu Pedagoga”. A partir dessa investigação foi possível perceber a notoriedade do papel da IC como uma experiência propulsora de conhecimento dentro do espaço universitário, em que fomenta a criticidade e autonomia da graduanda enquanto pesquisadora, desenvolve a produção científica, permitindo investigar inúmeras temáticas de interesse durante seu processo formativo.
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    Reflexos da iniciação científica no processo formativo de bolsistas: a experiência de ex-bolsistas na pós-graduação na UNEB - campus III
    (UNEB, 2025-03-21) Azevedo, Jackeline Maciel de; Reis, Edmerson dos Santos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Paulo Cesar de Marques Andrade
    De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino superior no Brasil estrutura-se no tripé ensino, pesquisa e extensão, viabilizando a implementação de programas de fomento à pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Esse programa promove o acesso à metodologia científica e aos processos de produção do conhecimento, incentivando a inserção de graduandos (as) na pesquisa acadêmica e em atividades correlatas. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como questão norteadora: de que maneira o PIBIC contribuiu para a formação dos ex-bolsistas que ingressaram na pósgraduação stricto sensu na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, Juazeiro? O objetivo foi investigar os impactos desse programa na trajetória formativa dos ex-bolsistas de iniciação científica matriculados nos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UNEB nesse campus. A pesquisa adotou uma abordagem fenomenológica e a obtenção dos dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, permitindo assim, a análise das narrativas dos participantes. Para tanto, foi utilizado como critério de seleção de participantes, os (as) pósgraduandos (as) da turma de 2023, ou de turmas anteriores, considerando os (as) ex-bolsistas de PIBIC mais recentes, para que as caraterísticas burocráticas e regulamentares fossem semelhantes, além da paridade de gênero entre os sujeitos. Assim, foram realizadas 7 (sete) entrevistas presenciais, dentro da própria UNEB-Campus III, e 1 (uma) virtual pela plataforma Google Meet, devido a impossibilidade de locomoção intermunicipal de um dos participantes da pesquisa, com a média de tempo entre 20 e 40 minutos cada entrevista, sendo 5 (cinco) mestrandos (as) e 3 (três) doutorandos (as). A interpretação das informações foi realizada por meio da Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI), fundamentada também na hermenêutica, com o intuito de descrever e compreender os significados atribuídos à iniciação científica no processo de ingresso na pós-graduação. Os resultados evidenciaram impactos positivos do PIBIC na formação acadêmica dos ex-bolsistas, especialmente no desenvolvimento da autonomia, da criticidade e do amadurecimento intelectual, além do aprimoramento de habilidades científicas e acadêmicas, que se constituíram como diferenciais para o ingresso na pós-graduação stricto sensu.
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