Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo, Giliane dos Santos Bittencourt , Giliane"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimento e motivação de profissionais de enfermagem aprendizagem baseada em jogos no treinamento sobre SEPSE.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-23) Azevedo, Giliane dos Santos Bittencourt , Giliane; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz, Fernando; Pimenta, Lídia Boaventura, Lídia; Rosado, Janaína dos Reis, Janaína
    A sepse é definida como a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida causada por resposta desregulada do organismo à infecção, podendo resultar no óbito do paciente se não manejada a tempo. Ações educativas voltadas para os profissionais de saúde são estratégicas para reduzir a mortalidade deste agravo. A equipe de enfermagem tem maior contato com o paciente e é quem primeiro pode identificar os sinais de sepse. A aplicação da aprendizagem baseada em jogos para a equipe de enfermagem pode contribuir para a absorção do conhecimento e motivação quando se aproximam da realidade vivida na assistência. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel da aprendizagem baseada em jogos sobre o aprendizado e a motivação de profissionais da enfermagem em treinamentos sobre sepse. O desenho do estudo é do tipo coorte prospectiva, com abordagem quantitativa. Foram projetados três jogos que abordam conceitos, manejo do paciente e aplicação de caso clínico. Após validação dos jogos por especialistas, os mesmos foram aplicados em treinamentos para a equipe de enfermagem de um hospital de grande porte de Salvador-BA, com realização de avaliação de aprendizado e escala de motivação, mediante aprovação do comitê de ética em pesquisa da UNEB. Um artigo científico foi escrito para apresentação dos resultados, que passaram por tratamento estatístico através do Teste Q Cochran para posterior análise. A comparação do desempenho antes e após a realização da intervenção educativa mostrou que a quantidade de respostas corretas sobre manejo do paciente com sepse aumentou após participação no treinamento, considerando nível de significância > 0,05. Por outro lado, evidenciou que o conceito de sepse precisa ser trabalhado em novas oportunidades, corroborando com o que apresenta a literatura. O estudo também aponta que a equipe de enfermagem se apresentou motivada para aprender e transferir os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. Conclui-se que a aprendizagem baseada em jogos pode ser usada como uma ferramenta de ensino complementar em ações educativas para fortalecer o conhecimento e manter a equipe motivada para participar de treinamentos e aplicar o que foi aprendido na assistência ao paciente com sepse. Sugere-se novos estudos acerca dos benefícios da aprendizagem baseada em jogos para outros agravos à saúde, de forma a avaliar seus impactos também nos indicadores assistenciais.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais