Navegando por Autor "Azevedo, Diego Barreto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do ensino médio de escolas públicas(2022-11-22) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvia Letícia Costa PereiraA ideia de educação tem passado por diferentes entendimentos que se traduzem, conforme os tempo e determinados contextos, na crença de como deve ser o ensino e a aprendizagem devem ser operados. Mas, há a crença de que o processo de ensino e aprendizagem deriva da problematização da realidade e, desta forma, todo o tempo há o estímulo para a participação ativa, tomada de decisões e diálogo. A centralidade está na relação professor-aluno-conhecimento (FREIRE, 1965, 1968, 1992, 1996). Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado profissional, em andamento, considera a minha prática e experiência docente, em um laboratório de inovação pedagógica: o Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Salvador (CJCC-Salvador), uma unidade escolar pública de educação complementar, focada no protagonismo dos seus discentes. Desde 2015, tive contato com abordagens e métodos relacionados ao Design que influenciaram minha prática pedagógica e impactaram os projetos dos alunos.
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do Ensino Médio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura em Salvador/Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-03) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvía Letícia Costa Pereira; Sales, Kathia Marise Borges; Santos, Tarsis de CarvalhoEste estudo visa analisar as contribuições da abordagem metodológica do Design Thinking (DT) no Ensino para Resolução de Problemas, com foco na promoção de uma Educação Libertadora, com alunos do ensino médio da rede pública estadual da Bahia, vinculados ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) em Salvador. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo e uma perspectiva hermenêutica, envolvendo a realização de encontros formativos para vivenciar o Design Thinking e a produção de um protótipo audiovisual. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, observações diretas, fotografias, filmagens e anotações, possibilitando uma análise profunda das contribuições da metodologia no contexto educacional. A pesquisa também se propôs a oferecer um material que poderá ser incorporado ao portfólio pedagógico da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ampliando a visibilidade das práticas inovadoras do CJCC-Salvador. Como produto final, foi desenvolvido o protótipo audiovisual "PodDesign", que documenta a experiência dos alunos e evidencia a aplicabilidade do DT na educação pública de forma crítica e solidária. As conclusões apontam os benefícios do Design Thinking para o desenvolvimento de uma educação mais participativa, criativa e reflexiva, além de fornecer uma base para a disseminação do uso do DT nas escolas estaduais.