Navegando por Autor "Axt, Margarete"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCultura Digital e Espaço Escolar Diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças(2014-03) Muller, Daniel Nehme; Axt, Margarete; Hetkoweki, Tânia MariaEsta obra é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2010, viabilizada pelo Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 28/2010, a qual teve aprovado o Projeto Jogo Città Cosmopolita: Simulador de Redes de Cidades, orientado pela professora Margarete Axt (UFRGS), coordenado pelo professor Daniel Nehme Müller (Empresa Conexum), com a participação da 8 professora Tânia Maria Hetkowski (UNEB). Nessa parceria contamos com pesquisadores da Universidade Pedagógica de Moçambique (África), os quais colaboram, efetivamente, com o desenvolvimento do Projeto e com as atividades que o mesmo infere na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul e da Bahia.
- ItemOs potenciais do desenvolvimento cognitivo da comunidade virtual de aprendizagem(2012-03-19) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Axt, Margarete; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Magalhães, André RicardoEsta dissertação está relacionada aos Potencias das Comunidades Virtuais de Aprendizagem no Desenvolvimento Cognitivo cotejando com as possibilidades e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção da aprendizagem, realizando uma aproximação e compreensão dos processos tecnológicos como possibilidades educacionais. Evidencia que as TIC são representadas por instrumentos com características próprias (interatividade, inovação, flexibilidade, agilidade, etc.), que redimensionadas, enquanto potencialidades no processo de aprendizagem, articulação e diferentes linguagens nos suportes tecnológicos, possibilitam a comunicação entre os sujeitos, as trocas simbólicas e a capacidade de processamento das informações. O objetivo é compreender os potenciais instrumentais e operacionais da CVA para o Desenvolvimento Cognitivo. Na tessitura deste propósito foi utilizada uma investigação teórica no campo epistemológico e tecnológico que visa explorar a relação entre CVA e a Teoria da Aprendizagem na perspectiva vigotskiana, consistindo em compreender, analisar e descrever, de maneira cuidadosa e rigorosa, as bases teóricas que sustentam a pesquisa. Todavia, a sociedade está diante da formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, exigindo da escola um repensar da prática pedagógica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Esta dissertação problematizou a cultura pedagógica e tecnológica com relação às CV em um movimento, auxiliado pelas TIC, de compreensão dos potenciais do Desenvolvimento Cognitivo como núcleo de possibilidade e transformação das relações no processo de Aprendizagem.