Navegando por Autor "Aureliano, Taísa Ângela Freire de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma proposta de desenho metodológico para aprendizagem baseada em projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco(Saber Aberto, 2024-08-15) Aureliano, Taísa Ângela Freire de Souza; Sales, Kathia Marise Borges; Freitas, Gilselia Macedo Cardoso; Conceição, Ana Paula Silva daA presente pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, intitulada “Uma proposta de desenho metodológico para Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco”. Tem como intuito abordar a inclusão digital na Educação do Campo para desenvolver os multiletramentos digitais nos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de um desenho metodológico com aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. À vista disso, surge o seguinte questionamento: Como um desenho metodológico elaborado a partir da concepção da Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP pode contribuir no desenvolvimento dos multiletramentos digitais dos alunos de Anos Iniciais da Educação do Campo? Parte-se do pressuposto de que, a ABP é uma abordagem educacional que enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, envolve a realização de projetos práticos e desafiadores, nos quais os educandos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos e habilidades de diversas áreas em situações do mundo real. Neste sentido, o referencial teórico que norteia esta investigação é formado pela Educação do Campo (Freire, 1996; Arroyo, Caldart e Molina, 2004); os Multiletramentos Digitais (Rojo, 2012; Santaella, 2016); e as Metodologias Ativas (Bender, 2014; Libâneo, 2022; Moran, 2018). A metodologia é inspirada nos pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa-Formação, com métodos do conhecimento dialético, baseada nos estudos de Santos (2019, 2021) e Macedo (2000, 2021), tendo como instrumentos para a produção de dados: um Questionário diagnóstico com os alunos, a Observação participante e registros no Diário de Campo on-line pela pesquisadora, assim como a aplicação de Grupo Focal aos estudantes. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Luciene Maria de Jesus Oliveira - EMLMJO, localizada no Projeto de Irrigação Zé Preá, Agrovila 10, em Orocó-PE. Os participantes foram 15 alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a pesquisadora-docente. Como produto da pesquisa, apresenta-se um Desenho Metodológico, em formato de E-book, contendo em sua estrutura sequências didáticas, cujos conteúdos e áreas do conhecimento foram embasados nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e vivenciados interdisciplinarmente. Como contribuição, esta pesquisa incentiva os alunos a tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado, permitindo que cada criança avance no seu ritmo e explore áreas de interesse, favorecendo um aprendizado mais inclusivo e colaborativo. Assim, conclui-se que, no contexto de uma escola do campo, a utilização da ABP proporciona uma educação engajadora, contextualizada e significativa, além de encorajar os estudantes a trabalhar em equipes, compartilhar conhecimentos e resolver problemas em conjunto, promovendo a autonomia, a criatividade, a comunicação efetiva e a empatia, aprendendo com os erros e experimentando soluções inovadoras enquanto fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade campesina.