Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Atta, Isabel Valderrama"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Intervenções na educação básica com base no pensamento computacional: o ambiente #include
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-11) Atta, Isabel Valderrama; Atta, Antônio Carlos Fontes
    Os meios digitais influenciam nossas vidas com uma relevância progressiva desde o seu surgimento. No processo evolutivo humano mudamos a forma de nos relacionar com o mundo a partir do desenvolvimento das redes de conexões suportadas pelas tecnologias de comunicação. Essas transformações não deixam de notar-se significativas também na área da Educação, tendo como um forte conceito em evidência o pensamento computacional. Este trabalho está inserido na temática de compreensão do potencial do pensamento computacional à aplicação na Educação Básica, tendo como objeto de estudo a concepção de uma solução pedagogicamente orientada e idealizada para promover intervenções com foco no desenvolvimento do pensamento computacional na Rede Pública de ensino, notadamente carente de iniciativas nessa área. Com base nas investigações e achados científicos disponíveis sobre o tema, e apoiada na metodologia de pesquisa Pesquisa-aplicação (conhecida também como Design Based Research – DBR), um ambiente de intervenção educacional foi projetada e implementada conforme os ciclos avaliativos dessa metodologia – o ambiente #INCLUDE. Os resultados medidos qualitativamente por meio da participação direta de especialistas na área de Educação e de professores com atuação e experiência na Educação Básica demonstram que a proposta é potencialmente promotora de intervenções reais, planejadas e desenvolvidas por professores das etapas dos Ensinos Fundamentais e Médio a partir do emprego efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais