Navegando por Autor "Araújo, Valdívia"
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- ItemO currículo e a sociologia no ensino médio: formação política e social das juventudes negras em escolas públicas de Vitória da Conquista- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-28) Araújo, Valdívia; Sales, Mary Valda Souza ; Moreira, Núbia Regina; Faria, Ivan; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Bomfim, Natanael ReisA presente tese tem como objetivo analisar o currículo da disciplina de sociologia no Ensino Médio e suas intersecções no processo de formação social e política das juventudes negras. Esta proposta se constituiu, no primeiro momento, na identificação dos significados que estão nos documentos orientadores sobre a formação social e política das juventudes na disciplina de sociologia, marcados nas orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sua recontextualização no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e o que de fato foi feito pelo processo educativo que se formou nas práticas curriculares dos professores de sociologia a partir dos relatos dos professores de sociologia e das narrativas dos próprios estudantes negros/as, chegando assim, ao contexto de seus resultados. Os sujeitos desta pesquisa foram três professores de sociologia, de três escolas públicas estaduais de Vitória da Conquista-BA; 24 estudantes negros/as, 8 de cada escola. O campo epistemológico, teórico e metodológico que sustenta a pesquisa tem como base teórica curricular a perspectiva híbrida, crítica e pós-crítica e como base metodológica, na análise dos dados, a fenomenologia interpretativa social. No âmbito da abordagem qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso comparativo para se analisarem as três escolas públicas de configurações territoriais diferenciadas – do campo, urbana central e urbana periférica noturna – e das técnicas de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores, de formulário do perfil, grupo-focal e memorial narrativo aplicados às juventudes negras, estudantes do Ensino Médio. O resultado interpretado sobre as narrativas desses/as interlocutores/as permite perceber que, a despeito de a sociologia ser um campo que possibilita a formação política e social dos/as estudantes – o qual inclui suas subjetividades e intersubjetividades, considerando suas relações de diversidades, diferenças, gêneros e pluralidade cultural, intrínsecas à especificidade desse saber científico, passível de atender às competências e habilidades contidas na BNCC, cuja orientação é tornar as juventudes protagonistas e autônomas – o formato da organização curricular trava o fluxo complexo desse componente curricular, limita sua carga horária a um tempo ínfimo, invisibiliza esse saber, torna precário o trabalho dos professores e consequentemente o das juventudes. Isso por não considerar as intersecções apresentadas nas trajetórias juvenis, nas ações necessárias para as permanências desses estudantes nos espaços escolares, os quais deveriam ser atendidas nas localizações identitárias, mediante as formulações biográficas constituídas no estoque de conhecimento adquiridos nas experiências vivenciadas e significadas, reverberadas nas condutas de ações políticas e sociais pautadas na ética, no respeito às diversidades, diferenças étnico-raciais, de gênero, classe, geracional e de território, viabilizando colaborar com a construção coletiva de projetos de nação que minimizem as desigualdades sociais e que garantam a equidade social e racial das juventudes negras.