Navegando por Autor "Araújo, Sandra Regina Magalhães de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscola para o trabalho, escola para a vida: o caso da escola família agrícola de Angical – Bahia(2005-12) Araújo, Sandra Regina Magalhães de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Nascimento, Antônio Dias; Marques, Maria Ornélia da Silveira; D’ávila, CristinaEste estudo tem o propósito de descrever e compreender uma experiência alternativa inovadora de educação do e no campo, através de uma instituição da rede de Escolas Famílias Agrícolas (EFA) — a Escola Família Agrícola José Nunes da Matta, mais conhecida como Escola Família Agrícola de Angical (EFAA), município localizado no extremo oeste do Estado da Bahia. Tem como objetivo compreender em que medida essa Escola, orientada pelos princípios metodológicos da Pedagogia da Alternância, constitui uma escola viável para fortalecer a agricultura familiar. Para apreender melhor a Escola Família Agrícola de Angical e sua política de educação sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar e o que a diferencia enquanto uma política de educação do e no campo, definiu-se pelo Estudo de Caso e pela Observação Participante já que a abordagem qualitativa permite combinar diferentes métodos e técnicas de coleta de dados. Como instrumentos de pesquisa, lançou-se mão de técnicas de entrevista semi-estruturada individual e coletiva, conversas informais, observação direta com registro em caderno de campo. Ao se buscar compreender esta experiência alternativa de educação do e no campo, de origem francesa, e seu processo de implantação em território brasileiro, voltada para os filhos e filhas de pequenos produtores familiares rurais, a quem foi negado o direito a uma educação escolar integrada à concepção de desenvolvimento local e fortalecimento da agricultura familiar, foi necessário compreender também a luta histórica pelo acesso à terra e a permanência nesta pelos pequenos produtores familiares rurais em suas diferentes categorias, tanto em nível nacional como no município de Angical, campo empírico deste estudo. Para isso, autores como Graziano da Silva, Moisés Vinhas e José de Souza Martins, além de autores que escreveram e pesquisaram sobre a região sanfranciscana e o extremo oeste baiano, foram fundamentais para entender as razões que levaram a pequena produção rural ao processo de marginalização e exclusão das políticas agrárias públicas do desenvolvimento capitalista e o seu processo de resistência. Para entender essa experiência alternativa de educação, recorreu-se aos fundamentos teórico-metodológicos de autores franceses e do grande educador brasileiro Paulo Freire. O estudo sobre a EFA de Angical revelou que esta escola é de fato uma alternativa de educação escolar viável para o fortalecimento da agricultura familiar e, como tal, apresenta um diferencial para a política de educação do campo, revelada pelos achados da pesquisa. Contudo, alguns desafios precisam ser enfrentados pela EFAA para que esta escola se mantenha viva por muitos e muitos anos, levando esperança aos filhos e filhas dos pequenos produtores familiares rurais sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar em seu meio histórico, social e cultural.
- ItemFormação de educadores do campo: um estudo sobre a experiência de formação inicial para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia(2013-04-18) Araújo, Sandra Regina Magalhães de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia da Silveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Guedes, Marilde QueirozEsta tese tem como tema estruturante a formação de educadores do campo. O objetivo deste estudo é investigar a experiência de formação inicial voltada para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia, sob a concepção de formação de educadores do campo na contemporaneidade. A opção metodológica que orientou a pesquisa é a abordagem qualitativa ancorada no Estudo de Caso. O estudo de caso em foco possibilitou lançar mão dos seguintes instrumentos e técnicas de entrevistas: análise documental (projetos político-pedagógicos) e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos/colaboradores da pesquisa – professores/ estudantes, professores/formadores, coordenadoras da universidade e lideranças desse movimento educativo na Bahia. Para tanto, recorreu-se à análise de conteúdo, dadas as condições que essa perspectiva analítica possibilita. O locus da pesquisa foram os mais variados possíveis, tendo em vista a complexidade do estudo, por exemplo, a diversidade dos sujeitos/colaboradores. As Escolas Famílias Agrícolas de Ribeira do Pombal e de Caculé foram escolhidas com base em critérios definidos no caminhar desta investigação, com vistas a entrevistar os professores/estudantes. Em relação aos demais sujeitos/colaboradores, as entrevistas ocorreram em tempos e espaços distintos. Os resultados revelaram que essa formação inicial foi uma experiência ímpar, tanto na dimensão pessoal como profissional dos sujeitos/colaboradores da pesquisa, e também para o movimento educativo EFAs da Bahia, confirmados pelas narrativas dos sujeitos/colaboradores. Entretanto, essa formação apresentou lacunas, entre as quais, a ausência de abordagem em torno da pedagogia da alternância e da filosofia dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância. Acrescenta-se, ainda, a inexistência de componentes curriculares que abordassem a concepção de educação do campo e a formação de seus educadores na contemporaneidade construída pelas organizações sociais do campo e pelas Faculdades de Educação por meio dos seus professores/pesquisadores. Apesar disso, espera-se que esta investigação possa servir de orientação para as políticas de formação inicial e continuada para os educadores que desenvolvem ou desenvolverão práticas educativas em escolas situadas no campo brasileiro, considerando a diversidade de sujeitos e dos contextos sociocultural e político, entre outros, presentes no meio rural.