Navegando por Autor "Araújo, Miquéias Moreira de"
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- ItemTransmídias e formação de professores de Língua Portuguesa: contribuições da cultura de convergência.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-28) Araújo, Miquéias Moreira de; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Brazão, José Paulo Gomes; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraA sociedade contemporânea é marcada por culturas híbridas, globais e tecnológicas que podem gerar divisões entre diferentes classes sociais e gerações, resultando em um descompasso entre a formação docente, suas práticas e as necessidades reais das(os) estudantes. As transmídias são, entre outras coisas, materializações dessas mudanças nos campos sociais, culturais e tecnológicos que surgem no campo da comunicação de massa e adentram as relações nos espaços de lazer, trabalho e ensino, a partir do que Jenkins (2009) chama de Cultura de Convergência. Diante desse cenário, questionávamos: como historicamente vem se desenvolvendo a relação entre os estudos da Cultura de Convergência, as transmídias e a formação docente? Como as transmídias podem contribuir para a prática e a formação de professores? De que maneira docentes de Língua Portuguesa pensam e o que sabem sobre as transmídias? Quais elementos da Cultura de Convergência se apresentam na prática docente das colaboradoras da pesquisa? Assim, definimos como objetivo principal: compreender como as transmídias, na perspectiva da Cultura de Convergência, contribuem para a formação de professores de Língua Portuguesa. Desenvolvemos uma metodologia disposta nos preâmbulos da vida de professores que colaboraram com a pesquisa. Desse modo, neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa-vida-formação. Essa possibilitou a interação direta com as pessoas envolvidas e, assim, a compreensão das situações de vida dessas docentes a partir de suas vivências, experiências e contextos. Este estudo mostrou-nos que no contexto educacional, as transmídias desempenham um papel fundamental na formação docente, pois são uma forma de ampliar a concepção de mundo e de si mesmo; podem ser uma motriz para uma formação docente que considere a complexidade e a fluidez das práticas sociocomunicativas, atendendo aos anseios das juventudes estudantis em tempos de hiperconectividade.