Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Miquéias Moreira de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Transmídias e formação de professores de Língua Portuguesa: contribuições da cultura de convergência.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-28) Araújo, Miquéias Moreira de; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Brazão, José Paulo Gomes; Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira
    A sociedade contemporânea é marcada por culturas híbridas, globais e tecnológicas que podem gerar divisões entre diferentes classes sociais e gerações, resultando em um descompasso entre a formação docente, suas práticas e as necessidades reais das(os) estudantes. As transmídias são, entre outras coisas, materializações dessas mudanças nos campos sociais, culturais e tecnológicos que surgem no campo da comunicação de massa e adentram as relações nos espaços de lazer, trabalho e ensino, a partir do que Jenkins (2009) chama de Cultura de Convergência. Diante desse cenário, questionávamos: como historicamente vem se desenvolvendo a relação entre os estudos da Cultura de Convergência, as transmídias e a formação docente? Como as transmídias podem contribuir para a prática e a formação de professores? De que maneira docentes de Língua Portuguesa pensam e o que sabem sobre as transmídias? Quais elementos da Cultura de Convergência se apresentam na prática docente das colaboradoras da pesquisa? Assim, definimos como objetivo principal: compreender como as transmídias, na perspectiva da Cultura de Convergência, contribuem para a formação de professores de Língua Portuguesa. Desenvolvemos uma metodologia disposta nos preâmbulos da vida de professores que colaboraram com a pesquisa. Desse modo, neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa-vida-formação. Essa possibilitou a interação direta com as pessoas envolvidas e, assim, a compreensão das situações de vida dessas docentes a partir de suas vivências, experiências e contextos. Este estudo mostrou-nos que no contexto educacional, as transmídias desempenham um papel fundamental na formação docente, pois são uma forma de ampliar a concepção de mundo e de si mesmo; podem ser uma motriz para uma formação docente que considere a complexidade e a fluidez das práticas sociocomunicativas, atendendo aos anseios das juventudes estudantis em tempos de hiperconectividade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais