Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Leonardo Luis de Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de uma sequência didática potencialmente significativa para o ensino de espectroscopia mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Araújo, Leonardo Luis de Almeida; Jesus, José Carlos Oliveira de; Alves, Álvaro Santos; Amorim, Cláudio Alves de
    O presente estudo teve como principal objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de espectroscopia no ambiente virtual de aprendizagem, visando a promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o ensino de espectroscopia, os conceitos fundamentais da Física e a aprendizagem significativa, conforme proposto pela teoria de David Ausubel, além do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem. Na segunda etapa, uma sequência didática foi elaborada e aplicada a turmas de estudantes do ensino médio, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Colégio Militar do Brasil. A sequência didática consistiu em quatro etapas: contextualização, apresentação dos conceitos básicos, resolução de problemas de interpretação experimental e avaliação. Na avaliação, os estudantes foram incentivados a elaborar um quadro com medidas e comparações sobre o experimento, um relatório simplificado sobre a experiência e um vídeo relatando sua vivência com a sequência didática. Os alunos demonstraram motivação e interesse em aprender, o que foi evidenciado pela participação ativa nos fóruns de discussão e pelo maior interesse manifestado em sala de aula.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais