Navegando por Autor "Araújo, Jorge de Souza"
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- ItemA hora dos reis barbudos: a ficção de José J. Veiga e o discurso do realismo fantástico(UNEB, 2003) Menezes, Adriano Antônio Lima; Araújo, Jorge de SouzaA segunda metade do século XX foi a responsável pelo maior contato entre as literaturas dos países latino-americanos. As décadas de 60 e 70, no Brasil, assim como em quase toda a América Latina, foram marcadas por um sistema político ditatorial, em que predominavam a censura e a perda de liberdade de expressão. O romance "engajado" da primeira metade do século XX já entrara em crise, sendo aprimorado um novo estilo, que buscava o real no maravilhoso, tal qual definiu o cubano Alejo Carpentier, ou um realismo mágico do imaginário indígena, para o guatemalteco Miguel Angel Astúrias, ou ainda um realismo fantástico, definido pelo argentino Júlio Cortázar. Nesse contexto, José J. Veiga (1915-1999), escritor brasileiro, publicou seus primeiros romances: A Hora dos Ruminantes (1966) e Sombras de Reis Barbudos (1972). A priori, o fantástico de suas obras pode ser buscado não no momento de hesitação ou dúvida entre o real e o irreal, ou o natural e o Sobrenatural; mas no efeito resultante do confronto entre duas realidades possíveis na ficção: realidade referencial (realista) e realidade "irreal" [fantástica). Ele se manifesta como um jogo, onde se constrói um universo, um mundo "real", baseado nas realidades "possíveis" da ficção; ao mesmo empo em que empresta "realidade" contextual a algo "irreal", para a Experiência referencial do leitor. De qualquer modo, utilizando o fantástico não apenas como hesitação, José J. Veiga dialoga com seus contemporâneos latino-americanos, ao misturar elementos do imaginário local e regional com o universal; elementos de uma linguagem coloquial com uma linguagem trabalhada; caracterizando, também, a situação política de um país, um continente ou mesmo do mundo, através de vilarejos do interior do Brasil.
- ItemNas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de arrodeador - Jaborandi – Bahia(2008) Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Araújo, Jorge de Souza; Souza, Elizeu Clementino deEsta pesquisa, intitulada “Nas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador – Jaborandi- Bahia”, busca traçar o perfil leitor e conhecer as práticas culturais de leitura dos professores e professoras da comunidade de Arrodeador, egressos do Curso Intensivo de Formação Inicial – Rede UNEB 2000, mapeando, a partir das histórias de leitura, suas concepções de leitura, as formas de ler, os usos sociais de leitura, repertórios, marcas e práticas constituídas dentro e fora dos espaços formais e suas implicações na formação leitora e em suas práticas pessoais e profissionais. Nesta perspectiva, tomo como categorias de análise: história da leitura, formação de professores e políticas públicas de leitura, articulando-as aos estudos teóricos de autores como Chartier (1990, 2001, 2004), Burke (1992, 2003, 2005), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Abreu (1999, 2004, 2005, 2006), Zilberman (2001), Moraes (2000, 2001), Lindoso (2004), Ribeiro (2004), Ramalho (2004), dentre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza-se das histórias de vida como método de pesquisa e tem nas narrativas/entrevistas, histórias de leitura e diário de campo as fontes primárias de coleta de dados. Deste modo, esta pesquisa pretende dar visibilidade às práticas culturais de leituras dos professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador, no interior baiano, por meio das narrativas/histórias pessoais de leitura, bem como compreender a influência da formação inicial na constituição leitora desses profissionais da zona rural.