Navegando por Autor "Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira"
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- ItemParcerias entre a rede pública municipal de ensino de Salvador/Ba e creches e pré-escolas comunitárias: uma estratégia que visa contribuir para a universalização da educação infantil no município(2015-09-11) Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de CerqueiraEsta pesquisa foi motivada pelo interesse em conhecer as parcerias intersetoriais existentes entre a Secretaria Municipal de Ensino de Salvador (SMED) e Creches e Pré-escolas Comunitárias, cuja finalidade visa ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil no município. O desenvolvimento destas parcerias representa a concretização de políticas públicas que têm como finalidade garantir o direito fundamental à Educação Infantil e, de maneira específica, à Educação Pré-escolar (4-5 anos), conforme prevê o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014. Nesse contexto, comparando o número de creches e pré-escolas existentes no município com o número de convênios firmados pela SMED com essas instituições, foi observada a existência de dificuldades estruturais para otimizar e ampliar o conveniamento das instituições comunitárias por parte da Secretaria. Conforme foi constatado, através da estratégia metodológica adotada e dos instrumentos aplicados na pesquisa (estudo de caso e entrevista semiestruturadas) e da pesquisa documental, estas dificuldades estão evidentes nas estruturas: contábeis, documentais, físicas, de comunicação e de número de pessoas envolvido neste processo dentro da Secretaria. Diante dessa constatação, o estudo prosseguiu com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos: descrever e analisar o processo de conveniamento das Creches e Pré-escolas Comunitárias com a Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador/Ba; identificar as dificuldades inerentes ao processo de conveniamento das Creches e Pré-escolas Comunitárias com a Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador/Ba e, sugerir alternativas para superar tais dificuldades. A consecução desses objetivos forneceu os elementos para subsidiar a elaboração de uma Nota Técnica, produto final dessa pesquisa, que será encaminhada para o gestor da SMED, a fim de ser analisada e publicada. Nesse documento, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho composto por gestores dos diversos setores da Secretaria e por gestores de escolas comunitárias para que, juntos, possam construir um instrumento de acompanhamento digital, on line, dos processos de conveniamento das creches e pré-escolas comunitárias com a SMED. Entende-se que esse instrumento poderá otimizar tanto os processos de conveniamento já existentes, como a ampliação do número de convênios e a identificação de dificuldades. Finalmente, considera-se que essa pesquisa se mostra relevante para toda a comunidade acadêmica, na medida em que aborda um tema contemporâneo, pouco pesquisado pelas agências de pesquisa, além de colaborar para a otimização das parcerias desenvolvidas entre a Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador e as Creches e Pré-escolas Comunitárias
- ItemPolíticas de formação de diretores(as) escolares e internacionalização da educação básica: Salvador/Brasil e Recoleta/Chile(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-31) Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Miranda Jaña, Christian Esteban; Fernandes, Vanessa Cristina Meneses; Torres, Henderson Carvalho; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Hetkowski, Tânia MariaEvidências acadêmicas apontam a ação do(a) diretor(a) escolar como um fator-chave para assegurar a qualidade da educação, especialmente nos estabelecimentos públicos de ensino, onde as tensões sociais e políticas são ainda mais manifestas, já que estes espaços representam a imagem de um Estado, a defesa de parâmetros democráticos e a possibilidade de transformação social. Nestes termos, ao investigar como a literatura, os documentos oficiais, a observação participante e os diretores(as) escolares descrevem as configurações das políticas de formação do(a) diretor(a) em diferentes contextos, numa perspectiva da internacionalização da Educação Básica, o estudo objetivou: contrastar as políticas de formação de diretores(as) escolares nas Redes Públicas Municipais de Ensino de Salvador, Brasil, e de Recoleta, Chile sob influência do Banco Mundial (BM) (geral); identificar elementos das proposições dos organismos internacionais, especialmente do BM para a educação mundial; descrever os sistemas educacionais, os contextos históricos, geopolíticos e os contornos da gestão pública e da formação de diretores (as) escolares em cada rede; examinar as relações entre as políticas de formação, manifestas pelas atribuições, condições de trabalho e pelos mecanismos de valorização de diretores(as) escolares e as orientações do BM; e aquilatar as possíveis distinções entre as políticas de formação de diretores(as) escolares em governos municipais com perfis ideológicos diferenciados (específicos). Como a investigação transita numa zona de tensão, sobre a qual pairam as políticas de formação de educadores, no que diz respeito aos objetivos educacionais construídos durante o processo de estabelecimento de políticas educacionais e às referências de gestão assumidas pelos Estados, o problema foi abordado sob o contorno qualitativo, contrastivo, descritivo e exploratório, numa perspectiva construtivista interacionista e de inspiração dialética, com o uso da estratégia de estudo de casos múltiplos e de análise de conteúdo. Neste percurso, buscamos responder à principal questão da pesquisa: como se configuram as ações públicas de formação de diretores(as) escolares, considerando as recomendações do BM nas Redes Públicas Municipais de Ensino de Salvador/Brasil, e Recoleta/Chile?, bem como as questões secundárias desta demanda. Dessa maneira, ao analisar as impressões de diretores(as) escolares e técnicos educacionais (sujeitos) sobre as políticas formativas, identificamos que, ademais de as políticas nacionais do Chile representarem quase que fielmente algumas orientações de gestão pública orientadas pelo BM, a comuna de Recoleta impõem-se como espaço de resistência à dominação neoliberal, na direção de apresentar desenhos de políticas formativas não restritivas às formas instrumentais, nem aos processos de responsabilização exclusiva dos profissionais de educação. Por outro lado, no sistema soteropolitano, identificamos uma acelerada adoção destas categorias dentro dos parâmetros de um governo defensor do neoliberalismo. Por fim, verificamos as muitas similitudes que a história da educação e das políticas formativas assumem no contexto da América Latina