Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Ginaldo Cardoso de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Menu Formativo: a experimentação de uma docência artista
    (2024-02-07) Gomes, Vicência Paula da Conceição; Araújo, Ginaldo Cardoso de
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Protocolo de Proposições para o Processo de (Re) Elaboração do Currículo da Licenciatura
    (2018-03-06) Araújo, Ginaldo Cardoso de
    Este Protocolo de Proposições é o formato do produto final que apresento ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), elaborado a partir dos resultados de pesquisa empreendida que teve como objeto de estudo a organização curricular da Licenciatura em Letras do Departamento de Ciências Humanas – UNEB/Caetité. No percurso dessa investigação, busquei compreender a organização curricular desse curso, identificando suas ressonâncias na formação e no desenvolvimento profissional do egresso. Para tanto, utilizei as seguintes estratégias de pesquisa: levantamento bibliográfico, análise de Documentos legais e de indicadores acadêmicos do curso, aplicação de questionário aberto a treze egressos que estão no exercício da docência, bem como rodas de diálogo e entrevista semiestruturada com quatro docentes da Licenciatura em Letras. Os resultados da investigação demonstraram que a organização curricular do curso investigado, com suas forças, suas fraquezas e até mesmo seus silêncios integra uma trama de relações que ensina e forma o professor para a docência em Língua Portuguesa e Literaturas. A separação da relação teoria e prática, a compreensão de que a epistemologia da interdisciplinaridade é de difícil execução no cotidiano do ensino, e a percepção da pesquisa como instrumento importante na formação e no desenvolvimento profissional são marcas do currículo que observei na constituição docente dos egressos da Licenciatura em Letras. Diante disso, e do movimento que a UNEB está vivenciando com a reformulação curricular das licenciaturas, elaborei este Protocolo o qual consiste em um conjunto de proposições e princípios com o objetivo de ajudar esse coletivo a (re) pensar e (re) elaborar o currículo da Licenciatura em Letras em sintonia com as vozes dos egressos, dos docentes, das demandas da contemporaneidade e dos Documentos oficiais que discutem a formação docente no Brasil. Como o currículo é invenção e elaboração contínua, espero contribuir, então, para que outras invenções e outros caminhos sejam pensados no currículo da Licenciatura em Letras. Palavras-chave: Formação Docente. Licenciatura em Letras. Organização Curricular. Protocolo de Proposições.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais