Navegando por Autor "Araújo, Flávia Lorena de Souza"
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- ItemEducação em tempo integral para alunos do campo: a experiência de Andaraí-Bahia(2018-03-21) Silva, Cíntia Pina Dantas; Nascimento, Antônio Dias; Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso; Araújo, Flávia Lorena de SouzaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados adquiridos, através dos estudos sobre educação do campo e educação em tempo integral, sobre a implantação de uma escola em tempo integral em uma área de reforma agrária do município de Andaraí, na Bahia. Trata-se de um estudo de caso, realizado no assentamento do Mocambo, entre 2016 e 2017, usando como metodologia a aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação participante, para perceber se a Escola de Tempo Integral Fernando Gomes de Azevedo apresenta alguma melhoria para a vida da comunidade. Também foram entrevistados os professores e direção da escola, secretária de educação, representação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o exgestor do município. Como fundamentação teórica para o trabalho destaca-se: Arroyo (2006; 2011; 2014), Caldart (2008; 2011;2012), Freire (1987), Gohn (2012), Nascimento (2008;2013), Cavaliere (2002; 2009; 2010), Paro (1988) e Teixeira (1957; 1968; 1977). Concluiu-se com a análise das entrevistas, questionários e observações, que a implantação da escola trouxe uma nova perspectiva para os moradores do assentamento, oportunizando outras atividades às crianças, além do conteúdo formal de ensino. A educação no assentamento tem se estendido para além do ambiente escolar, através das atividades realizadas pela escola.
- ItemExperiências vividas, aprendizagens construídas: trajetórias de resistência de jovens do campo e da periferia urbana(2017-07-04) Araújo, Flávia Lorena de Souza; Nascimento, Antônio Dias; Brandão, Carlos Rodrigues; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Mutim, Avelar Luiz BastosO presente estudo tem como objetivo analisar a função formativa das experiências de resistência vivenciadas por duas configurações: agricultores familiares agroecológicos do Território de Identidade de Irecê - TII e jovens participantes do Instituto Fatumbi - Alto das Pombas, Salvador-BA, que projetam suas vidas com base na construção de uma sociedade mais digna e justa para os povos do campo e da cidade. Trata-se de uma pesquisa que procura captar uma história que ocorre em configurações de resistência e mobilizações, inserindo-se, dessa forma, no âmbito da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem a Pesquisa Participante, utilizando-se algumas técnicas de análise da Biografia Educativa, baseada em Josso (2010), nas quais são integradas as dimensões formativas, transformativas e de intervenção social. Por meio dos relatos dos jovens entrevistados, foi possível identificar que as experiências educativas vividas no âmbito da família, dos amigos, na comunidade, na escola e no trabalho contribuíram para a constituição de trajetórias educativas fundamentadas em uma racionalidade ética, comprometida com a formação de sujeitos abertos ao encontro com o novo, o desconhecido. Tais configurações resistiram em virtude da vivência de experiências de luta influenciadas por movimentos que se forjaram sob a inspiração do pensamento libertário da América Latina, da Teologia da Libertação e do Movimento Ecológico, permitindo-lhes a formação de sentidos de vida. A presente tese está fundamentada em outros estudos realizados no TII e nas periferias de Salvador e em teóricos que compuseram a base para se constituir o caminho a ser percorrido até aqui. Destacam-se os estudos de Adorno (2010), Bauman (1997, 2005, 2008, 2011), Brandão (1999, 2006, 2007), Carneiro (2014), Elias (1994, 1995), Freire (1997, 2000), Nascimento (2015), Shaff (1995), Sennet (2011), Santos (2000), Martins (1997) e Souza (2004). Por fim, para compreender as experiências de resistência e reivindicação, o texto foi fundamentado em Kowarick (1987) e Arroyo (2014) os quais, ao analisarem os processos históricos de dominação/subalternização vivenciados por grupos excluídos da sociedade capitalista, ressaltam que na tensão dos processos de formação/humanização é que se forjam pedagogias de resistências. Trata-se, portanto, de um estudo esperançoso, pois apresenta alternativas para se concretizarem práticas de vida digna para os povos do campo e das periferias urbanas, acreditando que essas práticas podem contribuir para a formação de sujeitos comprometidos com a constituição de uma sociedade justa e mais solidária.