Navegando por Autor "Araújo , Ana Paula da Cruz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHospitalidade e hotelaria hospitalar: estudo de caso do Hospital São Rafael em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-18) Araújo , Ana Paula da Cruz; Xavier , Naiara Corôa; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Reis, Rosana Santana dos; Pereira, Aliger dos SantosA hospitalidade é uma prática que se faz presente desde tempos remotos em diversas instituições, a exemplo da hotelaria. A partir da década de 1980, ganha força um novo conceito de hotelaria dentro de ambientes de cuidados à saúde: a hotelaria hospitalar. O estudo proposto traz como tema a análise da Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael em Salvador/BA e a possível relação entre os princípios da hospitalidade aplicados pela mesma e as características da hotelaria hospitalar. Parte-se da necessidade de responder ao seguinte questionamento: em que medida a Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael aplica os princípios da hospitalidade, e como estes se relacionam com as características da hotelaria hospitalar? Portanto, tem-se como objetivo geral analisar a Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael em Salvador/BA e a possível relação entre os princípios da hospitalidade aplicados pela mesma e as características da hotelaria hospitalar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, assim como visitas técnicas nas quais foram realizadas entrevistas e observações de campo. Considera-se que a aplicação dos princípios da hospitalidade e das características da hotelaria hospitalar nas instituições hospitalares, tanto privadas quanto públicas, pode contribuir para o processo de cura dos pacientes e um melhor atendimento dos usuários/clientes de saúde. Entretanto, existe a necessidade do desenvolvimento de novos estudos nesta área, assim como de uma maior atenção por parte dos estudantes de Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia e de outras instituições, como também dos profissionais atuantes, a fim de que este recente nicho do setor hoteleiro possa se desenvolver, oferecendo aos seus usuários/clientes serviços cada vez mais humanos.