Navegando por Autor "Aquino, Maria Sacramento"
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemA articulação de uma proposta de formação de professores (as) a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus Da Lapa-BA(2015-09-29) Custodio, Junio Batista; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Ferreira, Adir LujizA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemAvaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos(2017-05-22) Santana, Claudia Silva; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemO círculo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos na construção da cidadania planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da Costa; Aquino, Maria Sacramento; Sales, Kathia Marise Borges; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Antônio Pereira; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.
- ItemO componente curricular da EJA no projeto dos cursos de língua estrangeira da UNEB: uma perspectiva para a emancipação(2015-09-01) Viñal Junior, José Veiga; Aquino, Maria Sacramento; Oliveira, Maria Olivia de Mattos; Ventura, Jaqueline PereiraEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar o lugar da EJA nos Cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira da Universidade do Estado da Bahia. A motivação partiu das minhas implicações enquanto professor do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola da referida instituição, ao perceber a ausência do componente curricular da EJA no currículo dos referidos cursos, as consequências, e a não inserção dos alunos do estágio supervisionado com turmas da EJA na educação básica. Para tanto, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, especificamente da pesquisa-intervenção desenvolvida por Chizzotti (1991). Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, promovemos oficinas de formação, a princípio, para os professores de estágio, também entendemos necessário abarcar os alunos de estágio, professores e alunos da EJA do ensino básico. Nesse contexto, recorremos a análise de conteúdos para as discussões, e reflexões em torno dos dados recolhidos nas ações desenvolvidas junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Como impacto da investigação já visualizamos uma visão mais sensível junto aos pesquisados em relação à necessidade da inserção do componente da EJA dentro dos projetos dos cursos de LE da UNEB, bem como da importância social do ensino de línguas para as pessoas da EJA e suas relações para a promoção de processos de emancipação. As primeiras evidências apontam que a lacuna da EJA nos cursos de licenciatura em língua estrangeira da UNEB resulta da ausência desta modalidade de ensino na formação dos professores que atuam no Ensino Superior. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os cursos de Licenciatura Língua Estrangeira não só da UNEB, mas também com outras instituições de ensino superior que ofertam cursos de formação de professores nas áreas de língua estrangeira.
- ItemAs contribuições do estudo da afetividade para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, nas classes da EJA, considerando a perspectiva da neurociência(2018-07-18) Santos, Herson Conceição dos; Amorin, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Laniado, Ruthy NádiaEsta dissertação representa parte da reflexão da importância da afetividade no processo de aquisição do conhecimento a partir das bases da neurociência, através do estudo do cérebro humano e de suas estruturas e funções, fazendo correlações com a psicogênese. Tem como problemática a seguinte questão: a apropriação dos conhecimentos relacionados à psicogênese e as neurociências, influenciarão o trabalho do professor e o sucesso educacional do aluno, ao se utilizar o potencial afetivo do mesmo em prol de um aprendizado mais elevado, significativo e consolidado, ajudando a reduzir a evasão escolar por parte do aluno da EJA? A pesquisa foi realizada com professores e alunos da EJA I de duas escolas da Rede Municipal de Salvador. A abordagem qualitativa adotada na pesquisa justifica-se por ser a mais adequada ao contexto e coerente aos objetivos propostos, a partir de elementos específicos que serão base para o desenvolvimento da coleta de dados, considerando-se o enfoque na coleta investigativa, sendo a preocupação precípua a compreensão do fenômeno, descrição do objeto de estudo e a realidade social dos fatos. A pesquisa teve caráter participativo em sua instrumentalização, à medida que o pesquisador foi participante, dentro de uma relação com o objeto e com o pesquisado. Para responder aos objetivos propostos, foram feitas reflexões quanto a necessidade de instrumentalizar o educador com saberes contemporâneos sobre a afetividade, considerando as especificidades neurais, emotivas e psicogenéticas; também quanto a possibilitar o educador conhecer a estrutura cerebral responsável pelas relações afetivas do ser humano e reconhecer a importância do estudo da mesma como condição de aprimoramento para melhor desempenhar suas funções; ainda pensar a afetividade e suas relações (interfaces): evasão escolar, aprendizagem significativa e consolidada, construção de uma identidade afetiva e cognitiva. Assim, a partir do estudo de vários teóricos e do diálogo entre as várias concepções defendidas por cada um foi possível realizar a “tessitura” entre Amorim (2012), Aquino (2015), Gardner (1995) que trazem importantes contribuições sobre o sistema escolar e formação de professor. Hall (2015), Rogers (1977) trouxeram importantes contribuições sobre identidade e formação do sujeito. Dalgalarrondo (2011), Consenza (2011), LeDoux (1998) que ajudaram na compreensão da formação do cérebro humano ao longo da história e a importância das neurociências para o processo de ensinoaprendizagem. Migliori (2013), Damásio (2005), Wang e Aamodt (2009), Sartorio (2016) trazem importantes contribuições das neurociências, considerando importantes percepções do cérebro e seu funcionamento nas várias situações enfrentadas pelo indivíduo no dia a dia. Ainda, Otis (2012) traz a relação da dificuldade de aprendizagem, afetividade e as representações sociais. Goleman (1995), Pedreira (1997), Relvas (2008), trazem importantes contribuições para a análise do cérebro emocional.Além de Contribuíram também autores renomados historicamente como Vigotsky (1991), Wallon (1989), Piaget (1974), Leite (2013), Arantes (2003) e Freire (2016) que trazem a relação entre afetividade e aprendizagem dentro de perspectivas diversas defendida por cada autor. . Os resultados evidenciaram que o tipo de relação entre professor e aluno influencia na qualidade da aprendizagem; a apropriação dos conhecimentos neurocientíficos possibilitará intervenções mais adequadas no processo ensino-aprendizagem.
- ItemDemandas e desafios da docência na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador – CASE/SSA: professores/as que atuam na escolarização de jovens em privação de liberdade(2016-11-30) Almeida, Rita de Cassia Alves Neiva; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Neves, Bárbara Coelho; Pereira, AntonioA educação escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas privados de liberdade é um direito assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90) e se constitui como um dos eixos fundamentais do atendimento socioeducativo. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a docência e as demandas dos/as professores/as que atuam na escolarização de adolescentes e jovens em privação de liberdade na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador - CASE SSA. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1996), (2014), Castel (1998), Laffin (2006), Gatti (2008), Arroyo (2006), Sacristán (1999), Gomes (2001), Tardif (2002), (2014), entre outros. Em função dos objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Para coleta e produção de dados, documentos foram analisados, utilizamos questionário e realizamos grupo focal com 06 docentes que atuam na CASE SSA. Para tratamento dos dados coletados, recorremos à análise de conteúdo a partir de Bardin (1977). Constatamos que a maioria dos alunos atendidos no contexto investigado apresenta defasagem em relação à idade escolar, sendo um número considerável de analfabetos. Percebemos nesse contexto um perfil docente atuante, que se relaciona com o mundo como “sujeito de ocorrência, que não apenas constata o que ocorre, mas também busca intervir”. Todos/as os/as docentes que participaram do estudo possuem graduação em áreas distintas, não específicas em socioeducação. A opção por ser professor/a nesse contexto, assim como os significados atribuídos à docência nesse espaço, se apresentou de forma diferente entre o mesmo grupo de professores/as participantes da pesquisa. No entanto, percebemos que suas ações educativas, ao mesmo tempo em que carregam um significado pessoal, também se mostraram relacionadas a uma responsabilidade social. Em relação às particularidades da docência nesse contexto, evidenciaram-se as categorias segurança e normas de segurança do espaço, emocional e motivacional dos alunos e relação professor e aluno (respeito dos alunos pelos/as professores/as). Na busca pelo entendimento das demandas dos/as professores/as que atuam nesse espaço, constatamos que são muitas as necessidades, entretanto, destacaram-se as relacionadas à formação prévia e continuada dos/as docentes.
- ItemDiálogos formativos com os/as professores/as da EJA e os pressupostos teóricos metodológicos freireanos(2016-06-13) Paz, Juarez da Silva; Dantas, Tania Regina; Boaventura, Edivaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho intitulado Diálogos Formativos com os/as professores/as da EJA e os pressupostos teóricos metodológicos freireanos trata de uma pesquisa que tem como objetivo compreender as interfaces entre a formação dos/as professores/as com os pressupostos teóricos metodológicos freireanos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Edivaldo Machado Boaventura do município de Cabaceiras do Paraguaçu - BA. Esta investigação acadêmica se caracteriza principalmente por ser um projeto de intervenção na referida Escola. Apresentamos ponderações do pensamento de Paulo Freire, bem como o Projeto MOVA-Brasil como uma inspiração freireana. Apontamos alguns destaques da história da Educação de Adultos a partir dos anos 60 até os dias atuais, prosseguindo com discussões sobre a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. O arcabouço teórico que fundamenta esta produção pondera que o/a professor/a, ao participar da formação continuada, amplia a sua perspectiva em refletir sobre sua prática docente, realizando um processo constante de autoavaliação que oriente o seu trabalho. Os procedimentos metodológicos que estão propostos nesta investigação são a revisão de literatura, análise documental do Fórum EJA Recôncavo e do Projeto MOVA- Brasil, realização de entrevista semiestruturada com a equipe gestora e os/as professores/as participantes da modalidade de ensino da escola, realização de encontros com diálogos formativos e avaliação desses encontros. As implicações da pesquisa expõem que a formação para os/as professores/as da Educação de Jovens e Adultos ganha sentido na medida em que contribui para ressignificar sua identidade profissional. Por fim, ao término desta investigação, construímos e potencializamos uma proposta de formação para os/as professores/as da Educação de Jovens e Adultos da escola investigada, assegurando os pressupostos teóricos de Paulo Freire.
- ItemEducação ambiental em escolas do campo: possibilidades e desafios(2017-04-11) Paz, Marilia dos Santos da Silva; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Ribeiro, Generosa Sousa; Aquino, Maria Sacramento; Faria, Edite Maria da Silva deEsta pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios do fazer Educação Ambiental em escola do campo, tendo como lócus de estudo o Colégio Estadual Anativo do Sacramento, localizado na cidade de Sapeaçu-Ba. A pesquisa buscou tornar visível a importância da Educação Ambiental, especificamente em escola do campo, e investigar os desafios e as possibilidades disso acontecer, inclusive a partir de uma prática transversal. Foi evidenciada a trajetória histórica e algumas percepções sobre a Educação Ambiental à luz de diferentes autores, seguida de algumas ponderações sobre a educação do campo no Brasil. Também, foi realizada uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental em escola do campo. O trabalho apresenta características de uma abordagem qualitativa na perspectiva de um estudo de caso dentro da linha exploratória. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de informações: acervo bibliográfico, análise documental (Projeto Político Pedagógico da Escola), entrevistas semiestruturadas (envolvendo professores e direção da escola) e apreciação das informações, a partir da análise de conteúdo. Foi percebido a partir dos resultados da pesquisa, que apesar de a escola estar localizada no campo e de os alunos pertencerem ao campo, o PPP da escola não atende as suas especificidades, sobretudo no que diz respeito às questões ambientais. Na escuta sensível dos envolvidos, percebemos que apesar de algumas tentativas do fazer ambiental por meio de uma transversalidade e de um respeito às especificidades do campo, as ações ainda acontecem de forma fragmentada e descontextualizada. Nesse sentido, a pesquisa recomenda um redirecionamento para o fazer ambiental nas escolas do campo, além de apresentar, como fruto das inquietações que surgem no decorrer da pesquisa, uma cartilha didática/pedagógica, no sentido de contribuir com os sujeitos que buscam vencer os desafios de fazer Educação Ambiental nas escolas do campo contextualizando o processo educativo com base na sustentabilidade ambiental.
- ItemEducação ambiental na formação docente: análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia da Universidade Do Estado Da Bahia (UNEB)(2017-04-11) Reis, Vanessa Ribeiro dos; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Souza, Girlene Santos de; Aquino, Maria SacramentoO presente trabalho tem por objetivo investigar a inserção do tema Educação Ambiental no currículo dos cursos de Pedagogia que são ofertados nos diversos campi da UNEB. A metodologia utilizou aportes da pesquisa qualitativa, empregando-se como técnicas para coleta de dados a análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. O desenvolvimento da pesquisa se deu por etapas, não estanques, mas integradas. No primeiro momento foi realizado um levantamento dos estudos e pesquisas de mestrado e doutorado que abordam o mesmo tema ou temas correlatos. Em segundo momento a identificação dos cursos de Pedagogia da UNEB procurando estabelecer relações que caracterizam os diferentes projetos pedagógicos. No terceiro momento, foi realizada análise documental dos fluxogramas e Projetos Pedagógicos. Por fim, foi realizada entrevista semiestruturada com alguns coordenadores (as) dos cursos de Pedagogia. A partir dessas informações estabeleceram-se discussões acerca dos documentos e fundamentação teórica a respeito de cada aspecto destacado no sentido de compreender qual a função da Educação Ambiental na formação docente nos cursos de Pedagogia da UNEB. Verificou-se que a temática ambiental não aparece entre os conteúdos, objetivos e ementas da maioria das disciplinas. Os resultados revelam que existe discrepância entre a abundância de documentos oficiais (leis, diretrizes e resoluções) e a tímida presença da Educação Ambiental na estrutura curricular dos cursos de pedagogia de diferentes departamentos da UNEB. Espera-se que os resultados alcançados possam servir de base para intervenções que visam o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos docentes na perspectiva da consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental prevista em lei.
- ItemA educação de jovens e adultos no projeto político pedagógico e nas práticas educativas em escolas da rede municipal de Feira de Santana-BA(2016-07-01) Souza, Ana Helena Lima de; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa se propôs investigar a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas com o objetivo geral de compreender a relação entre as concepções políticas, pedagógicas e organizacionais apresentadas para a educação de jovens e adultos no PPP e a sua relação com as ações práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Feira de Santana. Com os objetivos específicos de: Garantir ao longo da pesquisa um processo colaborativo de investigação e formação, construção de conhecimentos, resultante de reflexões e compreensões sobre as ações pessoais e grupais. Identificar as orientações organizacionais e práticas pedagógicas apresentadas para a educação de jovens e adultos nos projetos políticos e pedagógicos das escolas. Reconhecer as compreensões e visões de professores e gestores sobre a educação de jovens e adultos do contexto real vivenciado. O estudo se deu nos contextos da EJA de três escolas, envolvendo professoras do primeiro segmento da EJA e as gestoras das escolas. A preocupação centrou compreender a seguinte questão: Os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Feira de Santana apresentam orientações para incorporação de processos políticos pedagógicos para educação de jovens e adultos, e as escolas de fato se orientam a partir dos PPP ou adotam outras orientações? A abordagem colaborativa da pesquisa qualitativa foi definida como o percurso metodológico, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconheceu a técnica de Grupo Focal como o principal caminho para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual as falas consideradas como elemento principal para as compreensões a serem feitas. Os Encontros de Estudos atenderam o princípio formativo da perspectiva colaborativa e contextos de apreensões de falas também, assim como na análise documental dos PPP houve o reconhecimento de expressões dos seus sujeitos produtores. A aplicação de questionário visou buscar algumas informações mais precisas em relação ao PPP, de forma a permitir maior inferência entre as informações. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a EJA decorreram das contribuições de Brandão (1981), Gadotti (2014), Laffin (2013), Paiva (2011), Arroyo (2007,2012 e 2013), Soares (2015),Charlot (2013) Paiva e Pinheiro (2013), Tonet (2012) e Freire (1921-1991). Para o diálogo sobre o PPP foram consideradas as abordagens de Veiga (2003-2013), Padilha (2008) e Gandin (1999 e 2000), que convergem no reconhecimento da dialogicidade e coletividade do PPP. Para embasamento sobre gestão: Demo (2012), Amorim (2007), Arroyo (2013), Wendel Freire (2009), Paiva (2011) e Haddad e Di Pierro (2001). Ao final do percurso, reconhecendo o seu rico processo na constituição de sentidos e compreensões para se chegar a algumas evidencias, foi possível identificar como uma resposta à afirmativa de que os projetos políticos pedagógicos das escolas envolvidas na pesquisa não apresentam orientações para incorporar nas escolas processos políticos pedagógicos para a EJA, nem se orientam por outras diretrizes ou referenciais para EJA, o que se estende a outras escolas que compõem a rede pública da EJA no município de Feira de Santana as escolas. O processo de pesquisa nos fez a reafirmar a importância da escola reconstruir o PPP numa perspectiva emancipadora de forma a assegurar à EJA uma formação mais humana, mais conscientizadora e que proponha atividades emancipadoras para os seus estudantes.
- ItemA EJA na educação não formal - ecoalfabetização como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morros de Higino – Jussara - Bahia(2016-11-30) Dourado, Daniela Lopes Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Mutim, Avelar Luiz B; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa apresenta estudos na Educação não formal a partir da Educação Popular com o objetivo de analisar as possibilidades da Ecoalfabetização na EJA com perspectivas de fortalecimento comunitário em Morros de Higino/ Jussara - BA. Os interesses por processos educativos fora da escola oportunizaram esta investigação, que a partir do encontro com a Associação Comunitária Mãe Bazu na Comunidade de Morros de Higino na Bahia e seus membros associados foi possível aprender e construir um programa de intervenção comunitária que proporcionou inúmeras aprendizagens, saberes e conhecimentos. Buscaram-se bases que amparassem o processo de busca e contribuíssem no percurso da pesquisa, recorrendo à compressão sobre Educação em seus níveis e espaços de atuação, aos fundamentos na Educação Popular e o conceito de cidadania e também aproximar-se da agroecologia, permacultura e experiências significativas que possibilitaram a orientação da Ecoalfabetização na EJA. Amparou-se nas ciências sociais, sendo de natureza etnográfica, modalidade investigativa e interventiva. A abordagem qualitativa e o método Pesquisa Participante foram fundamentais para uma pesquisa que envolveu diretamente todos os sujeitos com ideais comuns, fundamentado em Freire (1987), que anuncia o processo de formação em que todos aprendem independente do papel que assumam, seja educando ou educador. Exploraram-se os dispositivos de coleta de informações: observação participante roda de conversas, aplicação de atividades geradoras. Foi eleito o diário de campo como instrumento para coleta de informações. As análises foram de cunho interpretativo e reflexivo a partir da triangulação das informações. Concluiu-se que a Ecoalfabetização e os limites encontrados para o seu desenvolvimento se tornam um desafio possível, entendendo que a Ecoalfabetização como processo de aprendizagem encontra na Educação de Jovens e Adultos e na educação não formal amparo para se constituir, inventar e reinventar, sobretudo, compreende-se que a caminhada é longa, os estudos e as experiências vivenciadas denotam, o quanto pode florescer na relação participativa dos sujeitos com a Ecoalfabetização, mas também se reconhece que é um caminho possível, pois encontra nas pessoas o seu maior potencial, e no desejo o alimento para seguir em frente.
- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemEntre grades e trancas: o currículo da educação de jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis.(2015-12-18) Souza, Maria Natividade Almeida de Jesus; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, WellingtonO presente estudo teve como objetivo compreender como se configuravam as orientações e proposições curriculares na Educação de Jovens e Adultos do Conjunto Penal de EunápolisBA. Para tanto, primou-se por conhecer as atividades e práticas educativas instituídas nessa unidade prisional. A partir da realidade diagnosticada e conhecimento construído no contexto da pesquisa, foi proposta a construção de princípios curriculares para Educação de Jovens e Adultos da Instituição, com a participação dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa estruturou-se com base na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, orientada pela Etnopesquisa. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se na observação in loco, na aplicação de entrevistas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa, realização de encontros e palestras. Assim como, na Análise Documental da Proposta da EJA do CPE. Os aportes teórico-metodológicos deste estudo basearam-se nas teorias e perspectivas contemporâneas da materialização do currículo, na formação humana, educação vista como direito de todos, e na discussão das relações de poder microscópicas, que perpassam a política institucional das prisões e, fundamentalmente, do currículo. Este estudo também se enveredou pela legislação vigente, as diretrizes educacionais brasileiras e as recomendações internacionais de sustentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em âmbito geral e na educação prisional. Constatou-se por meio desta pesquisa que há avanços na construção legal que contempla e ampara a constituição de direitos à educação para jovens e adultos privados de liberdade. Contudo, perpassam pelos projetos e atividades educativas na EJA do CPE fragilidades no que tangem à garantia do direito e proposta curricular. Nesta perspectiva, crê-se que o desenvolvimento desta pesquisa dará visibilidade e subsidiará a implantação da EJA no Conjunto Penal, sob o reconhecimento de que os internos são sujeitos de direitos, e como tal precisam ser contemplados pelas políticas de educação de qualidade.
- ItemA formação continuada do professor da EJA: modelagem do software auxilix para práticas inovadoras(2015-11-30) Lago, Luciana Oliveira; Oliveira, Maria Olívia Matos; Santos, José Jackson Reis dos; Aquino, Maria Sacramento; Santos, José Jackson Reis dosNesta dissertação, intitulada A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software Auxilix para práticas inovadoras, procurou-se analisar e intervir na formação continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas de rede estadual de Conceição do Coité, Território do Sisal – Bahia. Pela abrangência do estudo, foram escolhidos o Colégio Antonio Bahia (CEAB), situado na sede, e o Colégio Rio Branco (CERB), situado no Distrito de Juazeirinho, uma das áreas campesinas do município. A justificativa da intervenção partiu da implicação desta pesquisadora com a EJA, ao perceber a lacuna no processo formativo do professor da EJA, principalmente com o uso das tecnologias digitais. As questões de pesquisa foram as seguintes: como assegurar aos professores da rede pública estadual em Conceição do Coité uma formação continuada com e para o uso das TIC em EJA? Quais as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA? O Software Auxilix, de caráter multidisciplinar, tem potencial para funcionar como sistema inovador na formação docente nas escolas investigadas? Para tanto, ficou estabelecido como objetivo geral analisar as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA. Os objetivos específicos foram: (1) identificar como ocorre e de que maneira é sistematizada a formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC no município; (2) examinar se existem políticas públicas que garantam aos professores uma formação continuada com o uso das TIC na EJA e quais as lacunas e fragilidades encontradas; (3) propor, aos docentes e gestores dos colégios, momentos de formações sobre a docência em EJA com ênfase no uso das TIC; (4) descrever a modelagem do protótipo do Software Auxilix a partir das contribuições dos partícipes da pesquisa; (5) criar o protótipo do Software Auxilix; (6) experimentar o potencial formativo do referido sistema com professores da EJA no campo empírico da pesquisa. O caminho metodológico selecionado foi a Pesquisa Participante, com base nos estudos de Brandão (1999; 2007), com abordagem quantitativa e qualitativa. O grupo participante foi formado por vinte e cinco professores, duas coordenadoras e um analista de sistemas. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram a observação participante; encontros dialógicos; entrevista aberta; utilização de questionário aberto, com registros em diários de campo. Para sistematizar e analisar os dados exercitou-se a técnica de análise de conteúdo, baseando-se em estudos de Amado (2009). A pesquisa teve como fundamento princípios como tomada de consciência; emancipação humana; autonomia e colaboração para valorização e visibilidade dos sujeitos da EJA. A pesquisa revelou a ausência de formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC e a necessidade de alternativas que preencham tal lacuna. Os resultados e conclusões da pesquisa evidenciaram que o software livre Auxilix tem relevante potencial para o exercício formativo in loco, auxiliando os docentes nas práticas pedagógicas na EJA com o uso da TIC. Recomenda-se que o sistema Auxilix seja implementado nos colégios da rede pública estadual de Conceição do Coité, em outros espaços formativos do Território do Sisal/BA e para além dele.
- ItemFormação continuada e em serviço de professores da educação de jovens e adultos: a experiência do Centro Estadual De Educação Magalhães Neto – Salvador-BA(2017) Santos, Lúcia Santos; Pereira, Antônio; Barreto, Denise Aparecida Brito; Conceição, Ana Paula; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, insere-se no campo de Formação Continuada Docente. Intitulada Formação Continuada e em Serviço de Professores da Educação de Jovens e Adultos: A experiência do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto – Salvador/BA, esta pesquisa apresenta a seguinte questão norteadora: De que forma se desenvolve a formação continuada e em serviço dos docentes da EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, como essa formação reverbera na prática desses docentes e o que eles pensam sobre isso? Desse modo, este estudo tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a formação continuada e em serviço dos professores da EJA do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado no município de Salvador-BA. Definimos como objetivos específicos: descrever o processo formativo que ocorre no CEA, analisando as mensagens dos professores em torno dessa formação a fim de entender como essa tem reverberado na práxis pedagógica dos docentes de EJA; delinear as ações efetivadas pela SEC-BA para atender à demanda da formação de professores; e identificar as dificuldades e impedimentos para a realização de ações formativas. O processo investigativo se pautou na abordagem qualitativa pelo método do estudo de caso. Para tanto, os procedimentos metodológicos usados foram levantamento bibliográfico e documental, questionários e entrevista a educadores, coordenador e diretor da unidade e Coordenação de Jovens e Adultos – SEC-BA. O arcabouço teórico utilizado para referendar esses estudos contou com as obras de Arroyo (2006), Barros (2011), Fávero (2006), Freire (1996; 1992; 2000; 1997; 1993; 2015), Gatti (2010), Lüdke e André (2014), Oliveira (2007), Paiva (2011), Pimenta (2002), Soares (2001), Tardif (2003), dentre outros. Ao longo desse estudo, buscamos apresentar um panorama da EJA no Brasil; a legislação que trata da formação de professores, especialmente da EJA; o conceito de formação continuada e em serviço em uma perspectiva humana, profissional e ética; os paradigmas contemporâneos de formação do professor, relacionandoos com a EJA. Nesta perspectiva, a pesquisa constatou que não existe uma seleção específica para ocupar as vagas de professores da EJA, tampouco um programa de formação de professores da EJA implicado no estudo das singularidades da modalidade. Destacamos também o descompasso entre as determinações legais e a atuação da SEC-BA, seja por limitações ou outras questões. Acreditamos que a melhoria da qualidade da educação perpassa pela formação dos professores e que a implicação dos órgãos competentes só tem a possibilitar o alcance desse objetivo. Nesse sentido, desenhamos uma proposta de intervenção de professores da EJA a ser apresentada à SEC-BA como produto dessa pesquisa, a fim de contribuir com o campo de formação de professores da EJA. Afinal, os jovens, adultos e idosos – cidadãos brasileiros – fazem parte do coletivo de sujeitos da sociedade do Brasil.
- ItemFormação de educadores de jovens e adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-Bahia(2015-08-20) Duques, Maria Luiza Ferreira; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Freitas, Katia Siqueira deA educação de jovens e adultos é um campo de práticas que transcende os limites da escolarização em sentido estrito já que ela abarca processos de formação diversos. No contexto em que nos inserimos, pensar na formação do educador de jovens e adultos requer um olhar atento sobre a prática educativa e a formação inicial e continuada desses educadores, uma vez que não é possível prosseguirmos com o improviso nos processos formativos de jovens e adultos, produto da fragilidade da formação destinada à modalidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar as necessidades formativas dos educadores da EJA do município de Matina, Bahia, a fim de desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos formativos de educadores e educandos. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1977), (1996), (2001), (2005), (2007); Gadotti (2003); Ireland (2013); Torres (2009); Haddad e Di Pierro (2000); Amorim (2007); Machado (2000), (2001); Moura (1999), (2006); Soares (2006), (2007), (2009); Arroyo (2005), (2001); Charlot (2008); Tardif (2002); Pimenta (1999); Nóvoa (1992); Ventura (2012), dentre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta e produção de dados, lançamos mão da observação com registro em diário de campo e de entrevista semiestruturada com 08 educadores e 06 gestores da educação municipal que atuam junto à EJA. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo. O estudo revelou que os educadores, que em sua quase totalidade, possuem Licenciatura em Pedagogia, evidenciaram as carências formativas com foco nas especificidades da EJA durante seus cursos de graduação. Todos os participantes da pesquisa são efetivos no serviço público e possuem uma extensa jornada de trabalho semanal, intensificada pelo fato de que todos os educadores da EJA são, também, professores do ensino regular. Diante das dificuldades de atuação junto à EJA, os educadores revelaram que suas maiores necessidades formativas são necessidades relacionadas à prática docente; aos próprios educadores; à gestão da escola de EJA; ao currículo e à formação continuada, sendo que as necessidades correlatas à formação continuada foram enfatizadas como o maior empecilho para o desenvolvimento do trabalho na EJA. Percebemos que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida nas classes da EJA e as aprendizagens dos educandos. As necessidades formativas dos educadores implicam práticas ainda pouco articuladas às especificidades da EJA, o que conduz a uma limitação nas aprendizagens dos educandos. Os apontamentos do estudo indicam que incidir os olhares sobre a formação dos educadores, com propostas e ações concatenadas aos preceitos da modalidade, significa melhorar a qualidade da educação ofertada em EJA e, consequentemente, promover a melhoria das condições de escolarização e de vida dos educandos. Para isso, faz-se urgente a instituição de políticas públicas para a EJA, pois, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, os educadores, diante de todas as limitações, ainda buscam individualmente ou de forma coletiva, os subsídios possíveis para a formação e para o desenvolvimento das práticas. É preciso, portanto, respeitar o trabalho desses educadores, pois eles se fazem educadores da modalidade e, por suas próprias experiências e práticas, constroem a docência na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemGênero, e sexualidade na organização curricular: intervenções colaborativas na formação dos sujeitos jovens e adultos(2017-12-05) Rosa, Naiara de Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica ValériaO presente estudo insere-se no campo das relações de gênero e sexualidade humana na Educação de Jovens e Adultos. A questão da pesquisa tem relevância pela possibilidade de construção formativa das temáticas através do contexto curricular da modalidade de EJA. Analisar as possibilidades de construção das temáticas com a Educação de Jovens e Adultos foi o objetivo geral da pesquisa. O lócus do estudo, foi a Escola Municipal São Gonçalo do Retiro em Salvador – Bahia, em colaboração com onze discentes e o docente da turma de EJA. Com a finalidade de compartilharmos espaços dialógicos das temáticas, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma metodologia de inspiração colaborativa, focada na construção e reconstrução de percepções das temáticas no processo de formação humana. E como estratégia para produção de dados, realizamos sessões coletivas de diálogo com os princípios da colaboração, a pesquisa-formação. A análise dos dados foi composta pela integridade das falas dos/as partícipes, com o suporte das referências de estudiosos/as que discutem as questões da pesquisa. O estudo aponta que espaços dialógicos relacionadas a gênero e sexualidade ainda encontram sérios impasses para efetivação de práticas formativas na modalidade. Contudo, os resultados demonstram possibilidades formativas, sistematização do currículo, nas relações atreladas à escola; pois é impossível desprender a escola dessas temáticas, por integrar a formação humana na conexão da construção do conhecimento em problematizações no contexto da EJA. Os espaços dialógicos interventivos possibilitaram desvelar nos dizeres e saberes dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente correlatos as temáticas. Assim, o estudo conclui que, para além da perspectiva de contribuir com o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa, o fato de termos vivenciado espaços formativos das temáticas com os/as partícipes da EJA foi a efetivação do objetivo central deste estudo. Neste sentido, foi provocado, sensações e inquietações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa que contempla gênero e sexualidade em colaboração com os sujeitos da EJA.
- ItemHistória e memória da educação na Bahia - fortalecendo redes de pesquisa(2013-01) Menezes, Jaci; Paiva, Marlúcia; Aquino, Maria SacramentoEsta obra faz parte da Coleção Memória da Educação na Bahia que reúne os trabalhos dos membros do Grupo Memória e outros colegas em torno do Programa de Qualificação Institucional - PQI CAPES, que foi desenvolvido conjuntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de São Paulo entre 2003 e 2008. A relevância desta obra se confirma pela contextualização da produção de conhecimentos com foco na pesquisa, tão demandada na Era da Economia do Conhecimento. Apresenta diferentes textos em diferentes espaços de um grupo de pesquisa que agrega produções de outros grupos com conteúdos disciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares. O leitor terá a oportunidade de ter acesso a conteúdos provenientes de pesquisa em diferentes ambientes, que tocam aspectos da vida cotidiana imbricando sensibilidade, criatividade, ludicidade, aprendizado do corpo humano, relações ambientais, relações de poder e sindicalismo no contexto escolar, história, misturas raciais, origens da população brasileira, em específico a baiana e a diversidade de estratégias de pesquisa.