Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Anjos, Luana de Souza Silva dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão de surdos no ensino superior: implicações, acesso e permanência.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Anjos, Luana de Souza Silva dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos de
    A inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro ainda é uma realidade que precisa ser debatida na sociedade. Apesar dos dados estatísticos mostrarem um aumento de pessoas com deficiência auditiva, surdez e surdocegueira ingressando no Ensino Superior, existe a real necessidade de políticas públicas para a garantia de mais acesso e de permanência de qualidade na universidade. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a inclusão dos surdos no ensino superior, analisar as implicações do baixo índice de acesso e permanência dentro das universidades, em especial a UNEB. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e explorativa e teve como base metodológica a revisão de literatura a partir de publicações indexadas na base de dados do Periódico da CAPES. A análise e discussão pautaram-se na Análise de Conteúdo. Com base no corpus do estudo, conclui-se que para melhoria do acesso e permanência de estudantes surdos e com deficiência auditiva na universidade é preciso avanços nas políticas públicas, na formação e a capacitação de professores, fortalecimento da Libras e seus intérpretes, de elaboração de materiais didáticos adaptados, aulas contextualizadas para a realidade surda, entre outras demandas importantes, como presença dos Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e suas efetivas ações de acompanhamentos estudantis. É preciso o desenvolver da consciência e a construção da cultura inclusiva que possibilita o acesso, mas também, e, sobretudo, a permanência das pessoas com deficiência na universidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais