Navegando por Autor "Anjos, José Edemilson Pereira dos"
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- ItemPara uma racionalidade ético-crítica da vida: a formação do sujeito da práxis de libertação(2021-11-29) Anjos, José Edemilson Pereira dos; Santos, Luciano Costa; Pensarelli, Daniel; Sombra, Laurenio Leite; Silva, Luciene Maria da; Souza, Sueli Ribeiro MotaO estudo, inscrito no campo da Filosofia da Educação, na intersecção entre Ética e Educação, almeja pensar a formação ético-crítica racional do sujeito da práxis de libertação, no modo de uma aprendizagem intersubjetivo-comunitária, em perspectiva transmoderna e decolonial. Neste intuito, reflete, à luz da Filosofia da Libertação, de Enrique Dussel, acerca da formação dos sujeitos da práxis da educação libertadora com enfoque sobre três aspectos, são eles: a constituição do sujeito (a questão do sujeito); a dimensão comunitária do processo formativo (como intersubjetividade-comunitária); sua fundamentação racional ético-crítica (com referência ao paradigma da vida). Desenvolvido como um estudo de natureza teórica, com abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, a partir da perspectiva hermenêutica da pedagógica transmoderna, toma como principal referencial teórico os aportes provenientes, sobretudo, da Ética da Libertação. Assim, o referencial dusseliano dialoga, no processo de construção e desenvolvimento argumentativo, com a Pedagogia do oprimido (Paulo Freire) e com autores como Emmanuel Levinas, Karl-Otto Apel, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Juan José Bautista Segales e Franz J. Hinkelammert, dentre outros. Dessa maneira, concebe-se a formação do sujeito da práxis de libertação, em perspectiva transmoderna, como um processo de educação crítica, de caráter comunitário, de natureza ético-política, vinculado a um paradigma da vida como âmbito de referência material, racional e epistemológico necessário ao exercício do tipo de racionalidade ético-crítica, que fundamenta e justifica o projeto de libertação.
- ItemO pensamento educacional de AnísioTeixeira e de Paulo Freire: a educação no brasil e os desafios da contemporaneidade(2015-04-24) Anjos, José Edemilson Pereira dos; Santos, Luciano Costa; Galeffi, Dante Augusto; Menezes, Jaci Maria Ferraz deA Dissertação, ora apresentada, almeja responder, desde a perspectiva da Filosofia da Educação, à questão acerca de como o ideário educacional elaborado por Anísio Teixeira e Paulo Freire poderia contribuir para o desenvolvimento da Educação no Brasil hoje, frente aos desafios emergentes na contemporaneidade. Estruturado em quatro capítulos, o trabalho aponta para os principais aspectos que configuram a concepção antropológica subjacente às teorias educacionais de Anísio Teixeira e de Paulo Freire e sistematiza os principais elementos constitutivos do pensamento filosófico de ambos os educadores; reconstrói o processo histórico-cultural que torna possível, a partir de imagens de Brasil e de povo brasileiro interpretados como arcaicos ou pré-modernos, elaborar projetos em vista da modernização da nação e de seu povo por meio da educação; investiga o caráter emancipatório e sistematiza os principais aspectos modernizantes presentes no pensamento político-educacional de ambos os educadores; expõe a contribuição teórica de Anísio Teixeira e de Paulo Freire para o desenvolvimento da “Educação Popular” enquanto um campo específico da educação.