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Navegando por Autor "Anjos, Isaías Alves Rodrigues dos"

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    "3 entre 1000": enxergando os contextos de jovens estudantes com deficiência visual em Juazeiro
    (UNEB, 2019) Anjos, Isaías Alves Rodrigues dos; Martins, Josemar da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Luz, Karla Daniele de Sá Maciel
    O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo Compreender como jovens juazeirenses com deficiência visual, em idade escolar, percebem seus contextos escolares e urbanos. A base teórica está fundamentada na compreensão das discussões sobre deficiência (DINIZ, 2012), propostas de educação especial e inclusiva (FIGUEIRA, 2013), deficiência visual e atendimento educacional especializado (SÁ, 2007). O campo de estudo corresponde a três escolas públicas do Estado, localizadas no perímetro urbano da cidade de Juazeiro-BA, tendo como sujeitos da pesquisa três jovens com deficiência visual regularmente matriculados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, que explica, analisa e interpreta os acontecimentos que se investiga, possibilitando um olhar sensível aos contextos, tendo como metodologia o estudo de casos de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2012). Para a construção dos dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada, as histórias de vida e a observação (diário de campo). A pesquisa apresenta como principais resultados as vozes dos três jovens colaboradores, tendo como foco as dificuldades que mantém esses jovens afastados dos espaços escolares e urbanos; a diversidade de experiências desses jovens com materiais facilitadores como computador, sistema braille, lupa e celular; as barreiras que dificultam o aprendizado; o distanciamento das leis e documentos oficiais que garantem o direito desses jovens à educação; e as principais temáticas levantadas por eles: a Internet e o Bullying. A pesquisa sugere uma aproximação maior entre as escolas e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) de Juazeiro como forma de estreitar o dialogo; a compreensão das especificidades desses alunos com deficiência visual, tendo em vista suas diversidades; e ações que visem garantir a permanência do aluno com deficiência visual nas escolas do Estado.
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