Navegando por Autor "Anjos, Bruno Batista dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.