Navegando por Autor "Anecleto, Úrsula Cunha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Blog Como Espaço Multimodal Para O Desenvolvimento Da Escrita Em Língua Portuguesa, No Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-03) Oliveira, Milena De Andrade; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineNa sociedade contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm modificado a vida das pessoas em relação ao modo de agir, pensar, comunicar-se, possibilitando mudanças em várias instâncias sociais. Assim, tornou-se importante que as unidades escolares, consideradas agências sistematizadoras de ensino, percebam o papel dessas tecnologias na vida de seus alunos e as integrem através de práticas significativas no seu fazer pedagógico. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as TIC contribuem para práticas significativas de escrita, no Ensino Fundamental II, a partir da utilização de sequências didáticas como ação pedagógica. Para tanto, essa investigação centrou-se no estudo do Blog como meio para o desenvolvimento de práticas de ensino que levem em conta a ampliação de competências de escrita desses alunos, também em ambientes virtuais. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com estudos sobre TIC (MORAN, 2003; KOMESU, 2005; CUNHA, 2012); escrita em meios digitais (MARCUSCHI, 2004; CAMPOS, 2013; XAVIER, 2002); sequências didáticas (OLIVEIRA, 2013; LEAL, 2016; LEAL; BRANDÃO, 2012); gênero emergente blog (PINHEIRO, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e de campo. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de as escolas ampliarem o trabalho com os gêneros emergentes e proporcionarem aos alunos práticas de escrita contextualizadas, vivas e enriquecedoras, a fim de formar sujeitos capazes de atuar em seu meio social e refletir sobre ele.