Navegando por Autor "Andrade , Luiz Adolfo de Paiva"
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- ItemEducação e (com)ciência geotecnológica do lugar: narrativas iconográficas dos sujeitos do bairro do Tento, Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-17) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Epífania , Anderson Gomes da; Oliveira , Valeska Maria Fortes de; Araújo, Kátia Soane Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda SouzaApresentamos uma pesquisa que objetivou outra perspectiva de conhecimento e ciência a partir do viver cotidiano. Para tanto, tomamos como base o aspecto geotecnológico das iconografias no bairro do Tento, localizado na cidade de Valença-BA, ecoadas nas narrativas de um grupo de sujeitos desse lugar. Dessa forma, foi destacado o caminho da revelação, do reconhecimento, das considerações e das afirmações de uma outra concepção de educação científica, a partir de um segmento não formal de aprendizagem, oriunda das dinâmicas sociais desse lugar vivido. Esse espaço, composto das condições de pertencimento, assim como dos afetos, sentimentos, sentidos e significados depositados pelo sujeito ao fragmento espacial, aqui o denominamos de lugar-seu. Dito isto, esta tese apresenta uma trilha discursiva que parte da importância das iconografias para a promoção do conhecimento, levando em consideração como as geotecnologias, em seus aspectos materiais e imateriais, potencializam o (re)conhecimento do lugar. Como um trabalho iniciado no período de distanciamento social, são enfatizados, no corpo textual, os desafios da pesquisa a partir dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19, assim como seus reflexos na educação. Apesar disso, a escrita teve sua base de produção dos achados através da abordagem etnográfica. Isso visou, dentro das limitações, participar do cotidiano e estabelecer aproximações com, inicialmente 20 e finalmente, 13 moradores partícipes. Durante os encontros formativos, foram realizadas entrevistas, levantamento de questões, discussões e considerações iconográficas. Com o apoio da bricolagem, como ação de movimento entre os procedimentos de análise e os dispositivos, e da análise do discurso bakthianiana, este trabalho demonstrou, através das narrativas iconológicas dos partícipes, os aspectos de subjetividade para a (com)ciência do bairro do Tento como lugar-seu e a importância das geo(tecno)grafias para essa concepção, presente nos discursos que estavam além dos narrados, mas factual nos gestos e olhares. Assim, a presente tese se configura como um olhar para o futuro na perspectiva de reconhecer outros caminhos para uma discussão e construção da educação, do conhecimento, que tome como base o estado de (com)ciência do sujeito, a partir de suas concepções acerca do lugar-seu.
- ItemLetramento literário gamificado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-23) Santos , Deivison Conceição dos; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva; Fardo , Marcelo Luís; Oliveira , Rosemary Lapa deEsta pesquisa-aplicação debruça-se sobre o letramento literário gamificado aplicado a uma turma do 9º ano de uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia. O objetivo principal deste trabalho é compreender as contribuições do letramento literário gamificado no aprendizado das habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Seus objetivos específicos são três: caracterizar os letramentos que compõem a solução gamificada proposta; especificar como a Teoria da Autodeterminação pode potencializar uma solução gamificada de ensino-aprendizagem e analisar como o letramento literário gamificado contribui para o aprendizado das habilidades leitoras. Para alcançar os objetivos propostos, lançamos mão de autores com notória importância nas categorias estudadas. Soares (2015) e Rojo (2009) configuram-se como as principais teóricas do letramento, enquanto Cosson (2021) contribui para o entendimento do letramento literário. Alves (2016) é invocada por este trabalho no intuito de explanar a importância dos jogos digitais na educação. Fardo (2013), Chou e (2015) Kapp (2012) dão sustentação à discussão sobre gamificação. A parte teórica soma-se aos resultados alcançados na turma citada. Foram necessárias 23 aulas para concluir a intervenção que aqui será relatada. Logo, os resultados mostraram que o letramento literário gamificado contribuiu na melhoria das duas habilidades de leitura menos consolidadas no grupo de pesquisa.
- ItemTecnologias digitais móveis conectadas ao corpo e o corpo (des)conectado da sala de aula : atos de currículo no século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-30) Moraes, Jucileide Santos de Jesus; Silva, Obdália Santana Ferraz; Alves, Lynn Rosalina Gama; Ferreira, Simone de Lucena; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Andrade , Luiz Adolfo de PaivaEste estudo propõe uma reflexão e discussão sobre atos de currículo no cenário da cultura digital, com professores(as) de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Salvador. Para uma compreensão dos etnométodos produzidos pelos atores sociais, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no contexto das tecnologias digitais móveis. Tem-se como objetivo: compreender quais atos de currículo, mobilizados pelos professores(as), no contexto das tecnologias digitais móveis, medeiam o processo de (des)conexão entre os corpos dos(as) estudantes e as práticas pedagógicas. Constrói-se, teoricamente, a partir das discussões dos conceitos: Tecnologias digitais; Conectividade; Corpos; Atos de currículo; Prática pedagógica e Formação docente. Como dimensão epistemológica e teórico metodológica, apoia-se na etnometodologia, tomando como método a pesquisa formação. Para a análise do corpus, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Esta pesquisa revelou os seguintes resultados: todos(as) os(as) sujeitos(as) da pesquisa desejam redimensionar suas práticas pedagógicas a fim de que produzam atos de currículos que conectem suas aulas com os corpos dos(as) estudantes, fazendo ou não uso das tecnologias digitais móveis. Para tanto, sentem a necessidade de formação continuada em serviço, com vistas à integração de tecnologias digitais móveis às suas aulas. Avaliou-se que, a partir de uma proposta de pesquisa formação construída com os(as) professores(as) é possível criar novas possibilidades para conectar, aproximar e potencializar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, bem como ressignificar o trabalho do(a) professor(a) na produção de conhecimentos a partir das tecnologias digitais móveis. Faz-se necessário desenvolver atos de currículo, que se configurem como ações curriculantes, em sala de aula, que possam entrelaçar a cultura e as experiências dos sujeitos curriculantes, cujos corpos – de estudantes e de professores(as) – possam se desencapsular para se movimentar com ética e respeito em uma perspectiva crítica, criativa e construtiva. Será preciso, portanto, pensar na desterritorialização do currículo, isto é, na desconstrução das fronteiras tradicionais e normativas que delimitam o que é considerado conhecimento válido e relevante dentro do ambiente educacional.