Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Silvana Almeida de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A construção e desconstrução de elementos geométricos: uma intervenção no ensino de geometria utilizando sequências didáticas híbridas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-18) Andrade, Silvana Almeida de; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Machado dos
    A Geometria é muito importante para formação do raciocínio matemático e desenvolvimento de competências discentes essenciais no Ensino Fundamental, pois ela possibilita a compreensão do mundo e das suas formas. Contudo, suas práticas docentes tradicionais não têm atendido às demandas da educação emancipadora e formadora de cidadãos da atualidade. Dessa forma, enquanto pesquisa de intervenção pedagógica, bibliográfica, de campo, qualitativa, descritiva e dedutiva, este estudo visa analisar as contribuições que a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática podem dar para elaboração de Sequências Didáticas Híbridas da docência dos conteúdos de Geometria na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Para tanto, buscou entender os pressupostos conceituais e fundamentais relacionados ao ensino das Teorias das Situações Didáticas (TSD) e da Engenharia Didática e apresentar uma proposta adequada de uma sala virtual de aprendizagem, para disponibilização dos conteúdos de Geometria na disciplina de Desenho Geométrico, no Ensino Fundamental, com base nas teorias estudadas. A população foi definida por seleção racional, contemplando 123 alunos regulares das 4 turmas do 9º Ano (A, B, C, D), do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, situada à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, lócus deste estudo. Neste sentido, foram realizadas atividades de sondagem, orientação para construção de figuras geométricas (sólidos e polígonos), com auxílio de aplicativos virtuais (gravação de vídeo, áudio e painéis artísticos) e resolução de exercícios impressos em sala de aula presencial. De forma que, este estudo apresenta contribuições para a compreensão do processo de construção das ideias geométricas e a potencialização das suas relações na abordagem desses conteúdos, priorizando uma melhor compreensão por parte dos alunos. Em paralelo, também norteia a proposição de estratégias de ensino para professores de Matemática baseadas nas Teoria das Situações Didáticas, promovendo assim atualização e adequação das suas práticas pedagógicas, algo de grande urgência e necessidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais