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Navegando por Autor "Andrade, Girlana Santos"

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    Letramento literário em língua Espanhola como combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Andrade, Girlana Santos; Neto, João Evangelista do Nascimento; Quadros, Carla; Gregório, Maria de Fátima Araújo Di
    O presente trabalho, nomeado como Letramento Literário em Língua Espanhola como Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, tem por objetivo discutir como o letramento literário pode contribuir para o trabalho das escolas em relação à prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de forma mais específica, apresentar o conceito do letramento literário e sua importância; realizar um levantamento de contos infantis em língua espanhola que possam ser utilizados na prevenção e combate à violência sexual infantil; demonstrar como esses contos podem contribuir para o trabalho de reconhecimento, resistência e relato possíveis situações de violência sexual das crianças. Essa pesquisa torna-se relevante no âmbito educacional a fim de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores diante de temáticas de cunho social, bem como, a formação leitora crítica dos alunos, contribuindo para erradicar a violência sexual de menores. A metodologia que legitima a pesquisa se dá por um levantamento bibliográfico de contos literários e, posteriormente, sua aplicação através de um grupo focal destinado a professores do ensino fundamental I e II da escola Municipal Celestino Anísio Pimenta, em Santo Antônio de Jesus-Ba. As discussões teóricas são embasadas, sobretudo, pelos conceitos de Freire (1989), Martins (1997), Cosson (2006), Zilberman (2010), Bajour (2012), Colomer (2007), Candido (1985) e os documentos educacionais. É presumível que os contos literários são suporte de grande relevância para o combate ao abuso sexual infantil, visto que, na Argentina, cerca de 70 a 80% de crianças e adolescentes se reconheceram vítimas de violência sexual após ação do Sistema Educacional em discutir essa temática em sala de aula. Isso é possível porque o letramento permite ao leitor a prática social da leitura e a literatura faz uso da fantasia para retratar a realidade.
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