Navegando por Autor "Andrade, Francisco de Assis"
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- ItemA utilização de um chatbot para potencializar a formação profissional continuada, no trabalho, de técnicos em tecnologia da informação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Andrade, Francisco de Assis; Magalhães, Andre Ricardo; Borges, Kathia Marise; Barreto, Maria RaidalvaEsta pesquisa visou desenvolver um programa de formação continuada, no trabalho, utilizando tecnologias digitais, como o chatbot, desenvolvido e aplicado para este fim. Tal programa contribuiu, conforme análise realizadas e evidenciadas nos instrumentos de pesquisa utilizados, para a ressignificação da prática dos técnicos de TI da instituição lócus da pesquisa. A priori buscou-se entender como estavam alinhados com a realização de formação no trabalho, em seguida foram aplicados questionários que buscaram inferir o contexto social, a formação e o conhecimento de cada partícipe na pesquisa, a formação tratou sobre conceitos da biblioteca ITIL(Information Tecnology Infraestructure Library), um conjunto de recomendações de boas práticas para a operação dos recursos de TI com o auxílio do chatbot, após a formação foi aplicada a segunda parte do questionário que teve por objetivo compreender a impressão dos técnicos participantes sobre a formação com a aplicação do chatbot. Este chatbot é um aplicativo de conversação, que responde de forma automática às questões formuladas pelos usuários em um chat, aplicando técnicas de inteligência artificial. Pretende-se, com a utilização deste aplicativo de conversação, investigar se e de que maneira a sua utilização pode potencializar a formação continuada, no trabalho, de técnicos de suporte de tecnologia da informação. Para a realização da mesma, apresenta-se a seguinte questão: Como a utilização de tecnologias digitais, por meio do uso de um chatbot, pode potencializar a educação profissional continuada, no trabalho, de técnicos de suporte de infraestrutura e hardware em tecnologia da informação? Com a finalidade de responder à questão supracitada, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: Elaborar um programa de formação continuada, no trabalho, com a utilização de um chatbot como potencializador nos processos de aprendizagem profissional de técnicos de suporte de infraestrutura e hardware em tecnologia da informação. Com o intuito de desenvolver ações advindas do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: descrever como se dá a formação e como atua o técnico de TI que trabalha na instituição lócus pesquisada; investigar as possibilidades de formação continuada do técnico de TI, com a utilização de tecnologia digital, por meio da aplicação de um chatbot; descrever as características de um chatbot e a sua relação com a educação profissional, no que tange às suas possibilidades para a formação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, que tem como método a pesquisa participante, para tanto, inicialmente, foi realizada uma roda de conversa a fim de apresentar a pesquisa e o seus objetivos aos participantes. Esta roda de conversa ocorreu de maneira presencial, pois havia interesse do pesquisador de envolver o grupo e analisar a sua percepção e probabilidade de engajamento, o que se tornaria mais difícil adotando um modelo remoto. Conforme já mencionado acima a roda de conversa foi seguida do processo de entrevista preliminar, formação e entrevista final. Para apoiar o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pelos seguintes teóricos: Bittencourt (2009), Bird (1995), Magalhães (2009) e Pinheiro, Cravo e Silva (2020), em tecnologia; Santos (2016) e Sales (2019), em educação; Streek (2018) e Thiollent (2014). Pretende-se, com este trabalho, contribuir com a formação continuada do técnico de TI no trabalho, pois, após a análise e inferências advindas da aplicação desta pesquisa, pretendeu-se conhecer se o produto gera o efeito nesta formação, se este efeito é positivo e o que ainda pode ser feito nesse sentido