Navegando por Autor "Andrade, Dartilene Pires de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA identificação das altas habilidades/superdotação nas práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador(2014-09-04) Andrade, Dartilene Pires de; Brito, Gilmário Moreira; Freitas, Soraia Napoleão; Silva, Luciene Maria daA pesquisa apresentada procurou conhecer as práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador (BA), com os codinomes Um e Dois, buscando compreender como esses educadores identificam alunos com características de altas habilidades/superdotação. Por meio de um trabalho de investigação minucioso, buscou-se perceber como os professores, em suas práticas docentes, manifestam suas concepções, valores e atitudes no processo de identificação dos referidos alunos. O estudo prioriza os aportes teóricos do pesquisador Joseph Renzulli, que desenvolveu, dentre outros, o modelo da concepção dos três anéis, utilizado para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação. A pesquisa foi realizada com catorze professores dessas escolas, como sujeitos participantes do estudo. Os dados coletados valeram-se das referências metodológicas da pesquisa qualitativa e da metodologia de história oral temática, permitindo, com as observações em salas de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário dedutivo, auscultar os docentes, e relacionar as ações desses professores, em sala de aula, às dificuldades com as carências de recursos didáticos, metodológicos, estruturais e políticos educacionais, para a identificação e o atendimento aos alunos com as mais diversas necessidades educacionais, dentre elas, as altas habilidades/superdotação. Com a utilização dessas estratégias de intervenção, obtiveramse dados indicando que os professores das escolas Um e Dois enfrentam diversas dificuldades, comprometendo seriamente a identificação dos alunos com inteligência acima da média.