Navegando por Autor "Andrade, Dídima Maria de Mello"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise crítica de um curso de graduação do programa universidade aberta do Brasil em um município do Amazonas: uma abordagem para uma modalidade rural/ ribeirinha(2022-02-28) Gomes, Eduardo de Castro; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Silva Neto, Alicio Rodrigues da; Freitas, Eliane Batista de Lima; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese apresenta uma análise crítica sobre o modelo de Educação a Distância para rurais/ribeirinhos do interior do Estado do Amazonas, tendo como recorte um Curso de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil, a partir do locus dos alunos, com o levantamento de indicadores para a proposta de um Curso Piloto Experimental de Graduação, em uma área de conhecimento mais próxima da realidade/necessidade dos moradores de tal região. A análise se faz no município de Itacoatiara (AM), sob a visão de Arnaud Soares de Lima Junior a respeito da Educação na Contemporaneidade e da Educação como não Ciência, e sob a ótica Freiriana a respeito do homem-sujeito, em comparação com o que se depreende de EaD nos documentos oficiais e institucionais. A questão que se visa responder é: a educação superior a distância, no interior amazonense é adequada à realidade dos moradores de contextos extremamente distintos dos grandes centros? Em um aspecto mais geral, a pesquisa visa contribuir no entendimento de que é necessário um conhecimento mais aprofundado das especificidades dos sujeitos em seu contexto, antes de se elaborar um curso a distância e espraia-lo aceleradamente dos centros urbanos às localidades mais diferenciadas, mais afastadas destes centros, com o mesmo projeto pedagógico, mesma política de financiamento e um mesmo entendimento sobre a noção de EaD para realidades tão distintas. É uma proposta com o fim de contribuir com a Educação Superior para os ribeirinhos, pois trata-se de um trabalho que evidencia o sujeito local e a realidade de seu contexto.
- ItemAutoria, subjetividade e produção de conhecimento na pesquisa em educação(2018-11-23) Santana, Leonardo Silveira; Lima Junior, Arnaud Soares de; Machado, Álvaro Lima; Leite Júnior, Jorge Costa; Vitorino, César Costa; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese teve por objetivo principal fazer uma contribuição teórico-diferencial à noção de autoria, a partir do pensamento de Foucault, estabelecendo uma relação epistemológica entre autoria e subjetividade, nos processos de produção de conhecimento e de geração de sentido, no campo da Pesquisa em Educação. Desse modo, buscou-se ampliar a discussão e consequente construção de sentido, em torno do objeto autoria, deslocando-a do estatuto teórico moderno de categoria conceitual para a noção de significante do sujeito. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir de regras e práticas discursivas que organizam um modo de produção, valorização, atribuição, apropriação e circulação de sentidos, contornando a relação sujeito-conhecimento-objeto numa perspectiva Epistemológica Contemporânea. Autoria é um dos nomes da subjetividade, é ato psíquico puro, sem palavras, primeiro ato autoral que fundamenta o modo como cada sujeito cria sentido; é também ato simbólico que só pode acontecer em singular condição de linguagem, gerando diversidade e não identidade, pluralidade e não unidade nos modos de atribuição de sentido. Não é mera reprodução de conhecimento, mas é ato criativo do sujeito que ocorre nas fissuras que estão em torno do objeto. Tem como efeito, na coisa educacional, propor soluções que sejam constantemente atualizadas, contextualizadas e adaptadas, a partir da razão de ser e do contexto dos sujeitos da Educação. Essa Tese foi ancorada nos campos da Filosofia Crítica, da Linguagem e da Psicanálise e foi simbolicamente munida a partir de autores como Foucault (1984; 2009), Lacan (2008, 1992, 1998), Lima Jr. (2004, 2015, 2018) Cassirer (1992), Derrida (2001, 1995), Boaventura Santos (2005) e Lyotard (2009).
- ItemContribuições do trabalho pedagógico de professores da educação infantil para a construção do projeto político pedagógico da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-29) Souza , Elane Oliveira de; Machado, Célia Tanajura; Andrade, Dídima Maria de Mello; Ferreira, Liliana Soares; Mello, DéboraTeixeira deEsta pesquisa teve como objetivo geral sistematizar as bases político-pedagógicas do trabalho dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Deputado Lourival Evangelista Costa, com vistas à elaboração de diretrizes orientadoras para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola. No decorrer da pesquisa, foi possível: analisar o trabalho pedagógico individual e coletivo realizado pelas professoras do Centro Municipal de Educação Infantil em estudo; identificar as bases político-pedagógicas que norteiam a realização do trabalho pedagógico no CMEI; e a partir do trabalho das professoras, elaborar diretrizes político-pedagógicas para a construção do PPP do CMEI. A investigação deste fenômeno social, no campo da educação, aconteceu inicialmente atendendo às categorias centrais da pesquisa, a saber: Trabalho pedagógico; Educação Infantil e Projeto Político Pedagógico. O movimento metodológico proposto privilegiou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de natureza aplicada, em que se elegeu a perspectiva da pesquisa participante como estratégia, fazendo-se guiar por diferentes técnicas de produção de dados no campo empírico, a saber: revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Estes procedimentos permitiram a produção de dados junto aos participantes, a saber: a diretora e as professoras do CMEI lócus desta pesquisa. Os resultados encontrados, em síntese, reafirmam a importância do trabalho pedagógico do professor no processo de produção do conhecimento, na formação da criança na sua integralidade, assim também para a elaboração do PPP. Além disso, a análise revela a necessidade de se possibilitar, na escola, momentos de diálogo, tais quais a roda de conversa realizada na pesquisa, para refletir sobre o trabalho pedagógico que é realizado pelas professoras, tendo em vista que o tempo disposto para diálogo e reflexão, da forma como hoje se organiza o trabalho, não é suficiente para discutir as demandas reais. A partir das diretrizes político-pedagógicas elaboradas, como produto final desta pesquisa, espera-se que a comunidade do CMEI Deputado Lourival Evangelista Costa consiga construir/sistematizar o Projeto Político Pedagógico da escola, de forma participativa e democrática.
- ItemContribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo de formação do Pedagogo(2013-11-22) Andrade, Dídima Maria de Mello; Lima Junior, Arnaud Soares de; D’Ávila, Cristina Maria Teixeira; Marinho, Ana Glória; Guedes, Marilde; Dias, Adelaide AlvesEsta pesquisa buscou investigar as contribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo ao longo do processo de formação inicial de pedagogos professores, tendo como elemento basilar o currículo de formação de pedagogos da Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Adotei uma pesquisa teórica e, no seio desta o “Estudo de caso participante” como metodologia de pesquisa, por acreditar ser pertinente aprofundar o olhar sobre o campo da ludicidade na formação dos pedagogos professores, o que não obteria com uma pesquisa de tipo quantitativo, por exemplo. Tive como instrumento a observação tendo em vista que também sou sujeito desta pesquisa enquanto docente que participou da elaboração e vivenciou o currículo em pauta nesse estudo. Utilizei a entrevista como instrumento secundário, pois o foco maior deu-se na análise documental e bibliográfica. A minha inquietação partiu da seguinte questão: Como se faz presente o campo da ludicidade no currículo do Curso de Pedagogia?Para responder a questão proposta, elenco os seguintes objetivos: compreender a relação existente entre o campo da ludicidade e o currículo de formação do Pedagogo, bem como sua inserção no currículo de Pedagogia do Campus XV, Valença – BA. Conhecer as bases epistemológicas do campo da ludicidade e constituí-las como possíveis contribuições para o Currículo do Curso de Pedagogia; contribuir com uma teorização crítica acerca da ludicidade e sua relação com o currículo de formação do Pedagogo; propor subsídios de bases teóricas do campo da ludicidade para a composição curricular da formação de Pedagogos na Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Busquei, inicialmente, os motivos que me encaminharam a pesquisar a ludicidade, partindo do meu contexto subjetivo e profissional. Apresentei um estudo sobre a formação do pedagogo, o currículo e a ludicidade bem como contribuições teóricas e indicadores para o currículo do Curso de Formação de Pedagogo-CAMPUS XV. Obtive como principais resultados a partir das categorias construídas no processo da pesquisa: 1) A ludicidade aqui se apresenta no sentido de contrapor ao modelo hegemônico bem como a racionalidade presente no currículo, a temática significa estudar os significados e implicações 2) o campo lúdico é bastante vasto e subjetivo, porém pouca atenção tem sido dada a ele.3) o pedagogo professor precisa ter essa compreensão, dá-se conta da necessidade de estar buscando ampliar seus horizontes, ampliar os seus conhecimentos, respeitar a subjetividade, o senso comum, acompanhar as descobertas da ciência, acompanhar as publicações da sua área de atuação, do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao currículo à performance, à sua práxis. Concluo com uma postulação ousada nesta tese, visto que, mediante leituras realizadas nessa pesquisa, me permito fazer uma inferência ao perguntar: Como tratar o currículo como um processo ininterrupto de troca/negociação/articulação/relação conforme preconiza (LIMA JÙNIOR, 2005, p. 27). Diante destas leituras, outra questão surge: Como inserir as bases teóricas da ludicidade em um currículo que trata de uma formação generalista, uma vez que nas bases dessa ludicidade está a subjetividade que exige “implicação” do sujeito, que se apresenta ao tempo em que considera o papel do outro na construção do currículo? Parece utópico pensar um currículo que tenha essas características, ou seja, criativo, proposicional que permita troca/negociação/articulação/relação, entretanto não é impossível. É isso que proponho ainda nessa tese, pois percebo que existe uma dissonância das Diretrizes com a proposta de currículo na contemporaneidade, ou seja, um currículo flexível, 12, mas que possibilite uma formação de oposição a esse enfoque. Para desenvolver essa pesquisa busquei embasamento teórico nos seguintes autores: Kishimoto (1994), Brougère (1995), Freinet (1998), Huizinga (2000), Luckesi (2002), D’Ávila (2006) e Santos (2008), no que concerne à ludicidade. Para desenvolver os estudos sobre formação de professores, discuti com Anastasiou (1998), Catani (1986), Carvalho e Perez (2003), Pimenta (1999, 2002, 2002a) e D’Ávila (2001). Andrade e Lima Jr. (2012). Busquei os estudos sobre currículo e para tais discussões me embasei em Lima Jr. (1995,1997 2012), Dool (2002), Silva (1997), Macedo (1999), Moreira (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Pedagogo, Brasil (2006), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); fora do Brasil posso citar a França e o Canadá Lessard e Tardif (2005); Dubar (1995); Paquay (1995), Tardif (2002), Maffesoli (1993), Derridá (2013), Guatarry (2011).
- ItemDesenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e subjetividade: contribuições ao campo da cognição e à educação.(2020-03-06) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Junior, Arnaud Soares de; Pereira Filho, Francisco Antonio; Santana, Leonardo Silveira; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese está relacionada ao Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade e teve como objetivo principal fazer uma contribuição teórica à compreensão de Conceito, a partir do pensamento de Vygotsky, estabelecendo uma relação epistemológica entre Desenvolvimentos dos Conceitos e concepção de Sujeito, nos processos de produção de conhecimento e atribuição de sentido, no campo da Cognição e da Educação. Deste modo, buscou-se ampliar a discussão e consequentemente construção de sentido, em torno do objeto Cognição, deslocando-o da concepção vygotskyana para a noção de significante do sujeito, pela via da Psicanálise. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir da produção de sentido, que é organizado pelo sujeito, contornando a relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Cognição é ato simbólico, fundado em singular condição através da linguagem; é também ato psíquico que só pode acontecer de acordo ao modo como cada sujeito a partir da subjetividade produz sentido. Trata-se de uma Educação voltada ao ser humano e não a reprodução de conhecimento. Está para além de categorizações e hierarquizações, mas ato criativo, singular, pois é experienciado pela subjetividade enquanto condição humana e mediante contexto dos sujeitos. Esta Tese não apresenta soluções prontas, não aponta respostas, mas potencialidades e provocações, o que resulta numa elaboração textual singular e dinâmica, que será acessada de forma distinta, oportunizando outros questionamentos e, assim, resultando numa criação potencial ao fazer um deslocamento da perspectiva de Conceito e passando ao entendimento enquanto percepção pela via do saber.
- ItemA escola na contemporaneidade e o projeto político pedagógico: um estudo de caso na creche Antônia Magalhães(2021) Cruz, Lorames Bispo dos Santos; Andrade, Dídima Maria de MelloA presente pesquisa tratou das discussões em torno da escola na contemporaneidade e das demandas para reformulação do projeto político pedagógico de uma unidade de ensino. Assim, buscou responder a seguinte questão: De que maneira as demandas contemporâneas presentes no cotidiano escolar podem impulsionar a comunidade escolar para reformulação do projeto político-pedagógico da Creche Antônia Magalhães no município de Candeias/BA? Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar demandas contemporâneas presentes no cotidiano escolar para reformulação do PPP da Creche Antônia Magalhães. Para alcance deste objetivo maior, os objetivos específicos consistiram em: a) discutir a escola e sua função frente às demandas contemporâneas; b) explorar conceitos, princípios e dimensões do projeto político pedagógico; e c) verificar, através do grupo de discussão, o posicionamento da comunidade escolar a respeito das demandas contemporâneas e as suas implicações na reformulação do projeto político-pedagógico. As discussões teóricas aqui levantadas foram pautadas principalmente nas obras de Veiga (2004, 2010), Libâneo (1994, 2004, 2011, 2012, 2016), Gadotti (2001, 2014, 2016), Vasconcellos (2000), Padilha (2017), Saviani (1999), Pacheco (2019), Nogueira (2009), Gandin (2010), dentre outras literaturas. A pesquisa foi realizada com vinte e dois sujeitos da comunidade escolar interna da Creche Antônia Magalhães. Deste modo, foi adotada a estratégia do estudo de caso como metodologia de pesquisa, numa abordagem de natureza qualitativa, por se tratar de um contexto educacional dinâmico e ao mesmo tempo complexo, do qual a pesquisadora é parte integrante do processo, ora como sujeito e noutra assumindo o papel de pesquisadora. Em razão disso, para levantamento dos dados foi utilizado questionário, grupo de discussão e documentos como instrumentos de pesquisa. Os dados foram tratados e analisados a partir da técnica de triangulação, segundo Yin (2001). Com base nos dados produzidos, foram levantadas algumas demandas contemporâneas que apontam para a reformulação do PPP, a exemplo da formação continuada de todos os membros da comunidade escolar, a gestão democrática, a realização do planejamento participativo, a aproximação e participação das famílias nas decisões da escola e questões que envolvem diretamente a infraestrutura do espaço. Os resultados evidenciaram a necessidade de: ampliação da compreensão acerca do sentido da escola na sociedade; entendimento a cerca do PPP enquanto instrumento transformador da realidade e elemento fundamental para orientação e organização das ações do espaço escolar; postura adequada do corpo escolar, pois há falta de autonomia dos membros da instituição; construção do sentimento de pertencimento dos sujeitos, pois foi evidenciado ausência da participação da comunidade escolar externa; necessidade de abertura para o diálogo, com tempos definidos previamente para o planejamento escolar; fortalecimento e efetivação dos princípios da gestão democrática; visão ampla a respeito da compreensão das demandas que fazem parte do cotidiano da escola. Espero que este estudo sirva como incentivo para prospecção de novas pesquisas na área educacional.
- ItemA pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no CENEB: uma pesquisa de intervenção pedagógica(2018-05-09) Parisse, Tandja Andréa; Pereira, Antonio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Andrade, Dídima Maria de Mello; Nunes, Claudio PintoEste estudo intitulado: A pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no Ceneb: uma pesquisa de intervenção pedagógica têm as seguintes questões de investigação. Como os docentes percebem a pedagogia de Paulo Freire no contexto da EJA no CENEB? Suas práticas são baseadas em uma concepção freireana? Se não são, de que maneira uma formação no contexto da pedagogia de Paulo Freire e partir das categorias diálogo e práxis potencializaria a prática pedagógica desses docentes? O que a avaliação desse processo mostraria em termos de êxito dessa intervenção pedagógica? O objetivo geral foi compreender a percepção dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire e, partir de uma intervenção formativa na particularidade das categorias diálogo e práxis pedagógica. Desta forma, trouxe como objetivos específicos: analisar os discursos dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire; intervir pedagogicamente através de uma formação no modelo de oficinas investigativas formativas sobre as categorias de análise da Pedagogia de Paulo Freire (diálogo e práxis) e como estas fomentam e ressignificam as práticas pedagógicas em EJA; avaliar o processo pedagógico das oficinas pela ótica dos docentes, com o propósito de verificar o êxito desse tipo de pesquisa. A metodologia utilizada tem natureza qualitativa, sendo uma pesquisa aplicada em educação do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos estudos de Thiollent (2005), Barbier (2002), Aguiar e Rocha (1997) e Damiani (2012) e como dispositivos de investigação utilizamos um questionário semiestruturado, grupo focal, produção textual no processo da ação das oficinas pedagógicas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo defendida por Bardin (1979). Com as análises realizadas percebemos que os docentes do Ceneb possuíam um aporte teórico mínimo sobre a pedagogia de Paulo Freire e sobre diálogo e práxis e uma predisposição a análise em uma formação em serviço através das oficinas investigativas formativas. Esse movimento de reflexão sobre a prática impulsionada pelas oficinas estimulou os docentes a pensar sobre a pedagogia de Paulo Freire e a EJA na atualidade, a desnaturalizar conhecimentos já elaborados sobre diálogo, práxis e EJA e sobretudo a ressignificar a sua prática pedagógica.
- ItemTrabalho docente no ensino fundamental I: desafios diante dos avanços da tecnologia(2021-03-08) Rosa, Claudia Urpia; Andrade, Dídima Maria de Mello; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos; Santos, Antonio Pereira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente pesquisa buscou compreender a relação entre trabalho docente e os desafios da tecnologia no Ensino Fundamental I. Adotamos uma pesquisa de base qualitativa e como metodologia o Estudo de Caso, por acreditarmos que a reflexão sobre o trabalho docente vai além das opções conceituais relacionadas à natureza institucional dessa ação. Para efetivação desta pesquisa, contamos com a colaboração de seis professoras regentes. Optamos pelo grupo de discussão e pela entrevista semiestruturada, que se adequaram, no momento de pandemia ocasionada pelo Covid-19, às nossas escolhas no atendimento aos objetivos traçados: analisar como os professores compreendem o trabalho docente; identificar as concepções acerca das tecnologias apontadas pelos professores do Ensino Fundamental I; descrever os desafios do trabalho docente apontados pelos professores do Ensino Fundamental I em relação às tecnologias, juntamente à análise documental e o uso da triangulação dos dados para análise. Tomamos como referenciais os seguintes campos teóricos e respectivos autores: Trabalho Docente e desafios: Tardif e Lessard (2000. 2005, 2008, 2014); Saviani (2013, 2014); Pimenta (1999, 2002, 2014, 2020); Tecnologia: Kenski (2012, 2013); Lévy (1996, 2016); Lima Júnior (2005, 2012, 2013), Sebarrojo (2001), para inferir através da técnica da triangulação, que trabalho docente e tecnologias têm uma relação imbricada, haja vista que aparecem como fenômenos inerentes ao ser humano em seus processos na vida, no mundo. Nesta pesquisa concluímos que o trabalho docente é realizado como ato de inscrição, ação política consciente e criativa frente aos desafios, que são históricos, e acumulam-se, entrelaçam-se, retorcem-se, afastam-se e refazem-se em novas configurações. São de ordem política, social, econômica, no decorrer da história.