Navegando por Autor "Amorim, Ricardo José Rocha"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfetividade dos estudantes em relação à matemática e sua convivência com o erro(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-28) Viana, Esdriane Cabral; Amorim, Ricardo José Rocha; Lins, Leonardo Diego; Brito, Mirian Ferreira de; Duarte, Francisco Ricardo; Ribeiro, Marcelo Silva De SouzaNeste estudo, buscou-se compreender como o vínculo afetivo do estudante em relação ao erro matemático reverbera das vivências construídas nos anos escolares, a partir da adaptação transcultural e validação do “Cuestionario de Afectividad hacia y por el Error en Matemáticas (AEM)” para o contexto brasileiro. Há bastante tempo, a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo a identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes. No entanto, ainda é pouco estudado o fato de que cometer erros em Matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. No processo de estudar Matemática, cometer erros é praticamente inevitável, o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação à Matemática. Assim, a discussão da afetividade dos estudantes em relação à Matemática e sua convivência com o erro será atingida através da adaptação e validação, para o contexto brasileiro, do instrumento mexicano AEM. Esse instrumento foi desenvolvido para medir a afetividade do estudante em relação ao erro matemático e é constituído pela Escala do tipo Likert. O instrumento se baseia na relação entre a ocorrência de erros e as três dimensões da afetividade: emoções, crenças e atitudes. A confiabilidade do instrumento foi examinada através da consistência interna com alfa de Cronbach e os índices de fidedignidade composta. A validade do instrumento foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória para mensurar o vínculo afetivo gerado pelas vivências relacionadas a erros matemáticos. Essa validação é importante para investigar a influência das experiências escolares no vínculo afetivo dos estudantes em relação aos erros matemáticos. O processo envolve garantir que os itens e dimensões do questionário sejam coerentes, considerando sua compreensibilidade, relevância e representatividade. A utilização do instrumento validado permitirá entender como as experiências vivenciadas afetam o vínculo afetivo em relação aos erros matemáticos. Os resultados podem embasar estratégias pedagógicas para promover uma abordagem construtiva aos erros, resultando em um vínculo afetivo mais saudável e maior engajamento dos estudantes na disciplina de Matemática. Considerando diferenças culturais, a adaptação transcultural do questionário é relevante. Ter um instrumento validado para avaliar a afetividade dos estudantes em relação aos erros matemáticos permitirá coletar dados confiáveis, compreender o vínculo afetivo e identificar necessidades e desafios para orientar intervenções educacionais.
- ItemAnálise dos periódicos de Contabilidade com estrato "A" no Qualis-Caps(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jeisica Gomes; Filho, Raimundo Nonato Lima; Silva, Denise Mendes da; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco Marton GleusonOs periódicos científicos assumem um papel de fundamental importância para a disseminação do conhecimento de forma contínua e atualizada. O presente estudo propõe-se a analisar os periódicos científicos de Contabilidade classificados no Estrato “A” no sistema Qualis/Capes, sob o ponto de vista do desempenho (forma). No triênio de 2010-2012. A metodologia utilizada foi método descritivo, com abordagem quantitativa. Do total de 185 títulos no estrato A1 e 198 no A2 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, 20 foram identificados como de Contabilidade. Para obtenção dos resultados aplicou-se o método de avaliação proposto pelo Qualis/Capes e o Krzyzanowski e Ferreira (1998) para tratamento e análise dos dados, procurando identificar os aspectos relacionados ao desempenho das revistas. O estudo observou que o relacionamento entre o desempenho do periódico e as variáveis, estratificação Qualis/Capes e número de indexadores vinculados foram significativos, de acordo com análise de correlação de Spearman. Os resultados apontam que dos periódicos envolvidos na pesquisa, dos produzidos no Brasil nenhum possui indexador em base de dados ISI/JCR ou Scopus/SCImago, já os periódicos internacionais todos são indexados nas duas bases. Outra constatação foi que a métrica Qualis/Capes é baseada, praticamente, por variáveis da dimensão formal. Acreditando na importância do tema para a Contabilidade o presente trabalho foi desenvolvido para a fomentação de estudos a respeito da avaliação da qualidade da produção científica. A contribuição do estudo está em ajudar os periódicos de níveis inferiores a adotar estratégias em alcançar o estrato superior.
- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemAvaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Nascimento , Giesleide Ribeiro do; Santos, Alayde Ferreira; Dias, Ana Maria Campos; Amorim, Ricardo José RochaEste trabalho teve como tema “Avaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos cujos objetivos foram: investigar o processo de avaliação realizado pelos professores pesquisados e analisar a postura adotada pelos mesmos diante dos erros cometidos pelos alunos. Tal pesquisa fundamentou-se nas idéias transformadoras defendidas, dentre outros, por Cury (2007), Luckesi (2005), Hoffmann (2001), Vasconcelos (2000), Pinto (2000) e Sant'Anna (1995). De natureza qualitativa, este trabalho obteve como público alvo cinco professoras que ensinam matemática no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. A opção por essa escola surgiu devido à experiência como docente desenvolvida na mesma durante o período de Estágio Supervisionado ministrado pela disciplina Estágio III. Para coletar os dados foi utilizado o questionário como instrumento, por este ser de fácil aplicação e bem aceito pelos pesquisados. A análise dos dados nos permitiu concluir que tais professoras embora tendo que enfrentar vários empecilhos em sua prática assumem uma postura reflexiva e dinâmica em sala de aula, avaliando continuamente seus alunos e encarando os erros cometidos pelos mesmos como um “espelho” do trabalho desenvolvido de modo a dar continuidade ou reorganizá-lo.
- ItemCorpo tecnológico: uso criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem(2020-10-29) Ferreira, Gerinaldo Santos; Rego, Adriano Eysen; Xavier, Raimundo Claudio; Amorim, Ricardo José Rocha; Cordeiro, Marcia de FreitasNo mundo atual, de constantes transformações, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm sido relevantes no processo formativo dos sujeitos. Nesse sentido, esta pesquisa abordou sobre a imersão do corpo contemporâneo, que detém os meios de informação e comunicação como extensão de sua presença no mundo, em situações e contextos tecnológicos, onde a sala de aula pode contribuir na construção de um ambiente criativo e interativo, motivando docentes e discentes à produção de conhecimentos. Dessa forma, questionamos: como potencializar a participação de estudantes e professores(as), enquanto dimensão de corpo tecnológico contemporâneo, na realização de atividades cotidianas de sala de aula, promovendo o uso criativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação? Teve como objetivo compreender como a imersão do corpo tecnológico contemporâneo, a partir da construção e uso criativo e colaborativo de objetos de aprendizagem, pode potencializar o envolvimento de estudantes e professores(as) do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Antônio Bahia, do município de Conceição do Coité-BA, com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em atividades cotidianas de sala de aula. Para tanto, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa (MINAYO 2002; PRODANOV e FREITAS, 2013), do tipo colaborativa (IBIAPINA, 2008), fundamentada no Interacionismo Simbólico (BALDANZA e ABREU, 2011), com a utilização das técnicas de levantamento de dados: o questionário, a observação participante e a entrevista estruturada com relatos de experiência. Como produto final, foi desenvolvido um site, onde foram disponibilizados os Objetos de Aprendizagem produzidos pelos(as) colaboradores(as) da pesquisa fim de serem compartilhados como recursos pedagógicos e estudos acerca das tecnologias digitais na realização de atividades em sala de aula. Esta pesquisa possibilitou-nos compreender que a imersão do corpo tecnológico contemporâneo, a partir da construção e uso criativo e colaborativo de objetos de aprendizagem, apresenta-se como oportunidade para reconhecimento desse corpo e suas potencialidades com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades cotidianas de sala de aula. Em suma, queremos ressaltar que este estudo promoveu um maior envolvimento de estudantes e professores(as) para o uso criativo e colaborativo das TDIC no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemDesign de game para apoio a alfabetização de crianças: a jogabilidade e a reflexão metalinguística articuladas na apropriação da escrita alfabética(2017-12-15) Silva, Eliata; Amorim, Ricardo José Rocha; Vieira, Josenilton Nunes; Monteiro, Bruno de SousaOs games são artefatos de cultura que fazem parte do universo de interesses da criança hodierna. Constituem-se em meios lúdicos de promoção de prazer e aprendizagem, propícios a dedução de regras e a elaboração de conceitos; habilidades estas requeridas ao processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). A criança pode aprender conteúdos escolares com um game, desde que este possibilite a imersão em situações lúdicas e desafiantes, que a instigue a pensar para atingir aos objetivos demandados. Neste sentido, um game que explore aspectos do Sistema de Escrita Alfabética, o que este representa e como representa, em processos metalinguísticos pode favorecer ao processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, provocando desequilíbrios acerca dos conceitos apreendidos e a possível reconceitualização, fator que permite avançar pelos níveis de escrita descritos por Ferreiro e Teberosky (1986). Este relatório apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Jacobina-BA, com professores alfabetizadores do 1º ano do ensino Fundamental, que teve como objetivo a proposição de um design de um game para a alfabetização de crianças orientado a apropriação reflexiva do sistema de escrita alfabética e a jogabilidade. Neste aspecto, discute sobre os referenciais teóricos que fundamentam o game em educação, a alfabetização de crianças e descreve o processo metodológico de construção do Game Design Document (GDD). O processo de pesquisa para elaboração do GDD pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante, atravessada pelos princípios da fenomenologia e da heurística, no intuito de envolver colaborativamente professores alfabetizadores no processo de descoberta dos requisitos necessários a um game voltado para a alfabetização de crianças. A realização dessa pesquisa caracterizou-se como uma ação interventiva, através do desenvolvimento de dispositivos de pesquisa que deram eclosão ao diálogo, a colaboração, a avaliação e a construção/levantamento de dados, num movimento de problematização-reflexão-ação para (re) elaboração de conceitos, caracterizando-se também como processo formativo pelas demandas emanadas durante a pesquisa que careciam de aprofundamento teórico, no sentido de fortalecer as bases conceituais do game que seria proposto. A pesquisa culminou na construção do um Game Design Document – GDD, na perspectiva de, posteriormente, buscar o desenvolvimento do game a partir do documento elaborado e seu uso como meio pedagógico lúdico no processo de apropriação do SEA por crianças do ciclo inicial de alfabetização.
- ItemDomínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Moreira , Silvana Lorena Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Amorim, Ricardo José Rocha; Sousa, Wellington DantasA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.
- ItemEnsino de libras como segunda língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagem(2018) Freitas, Enos Figueredo; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho focaliza o processo de ensino e aprendizagem de Libras como Segunda Língua/ L2, utilizando um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. Esse recurso didático disponibiliza textos, frases e vocábulos compostos por fotos em Libras e a tradução por escrito em português juntamente com os links para os vídeos. Durante a pesquisa nos concentramos em refletir sobre as estratégias didáticas adotadas e nas atividades de conversação em Libras, no intuito de ampliar as habilidades de recepção/compreensão e produção/expressão nessa língua, por parte dos estudantes, e verificar a possível contribuição do ODA para a evolução dessas competências. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisaação, e seguimos o ciclo de diagnóstico, ação e reflexão. Na parte inicial, realizamos três entrevistas com os egressos da disciplina Libras no IF Baiano. O desenvolvimento do componente Libras, na fase de ação, ocorreu na sala de aula, com os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Quanto aos cursistas do componente, responderam atividades impressas com fotos em Libras e gravavam em seus smartphones os diálogos em Libras. Durante o percurso das ações desenvolvidas em sala de aula, foram seis encontros de cinco horas para aulas focadas no ensino e aprendizagem da comunicação em Libras. Na parte que enfocamos o ensino, o desempenho do professor foi filmado e arquivado, sendo que um episódio de mediação é relatado. Quanto à aprendizagem, durante a fase prática de conversação da disciplina, desenvolvemos um Objeto Digital de Aprendizagem, o Link Libras para que os licenciandos usassem para os estudos. A fim de verificar a eficácia do ODA nos quesitos compreensão e produção em Libras, organizamos dois testes, sendo que cada um foi dividido em três fases. Os resultados dos testes são discutidos neste texto. E no momento de reflexão, os estudantes responderam por escrito a um questionário com questões abertas. Nas análises dos resultados, percebemos que os alunos desejam estudar a parte de conversação por mais tempo, aprovam as atividades em dupla e os diálogos e se sentem mais seguros para se expressar em Libras à medida que podem verificar os movimentos dos sinais mediante os vídeos. Assim, descrevemos evidências de que o Link Libras, associado às boas estratégias didáticas, melhora a compreensão da articulação dos movimentos dos sinais e proporciona mais segurança na articulação em Libras. Apontamos para a produção de material didático, integrados aos recursos das tecnologias digitais, como mais um dos mecanismos que fortalecem a difusão da Libras e a formação mais robusta dos licenciandos, incluindo o desenvolvimento inicial das habilidades comunicativas, impactando positivamente nas futuras relações educacionais com estudantes surdos.
- ItemEstilo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis um Diagnóstico a partir do Instrumento de Kolb(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Bezerra, Eliane da Silva; Filho, Raimundo Nonato Lima; Moreira, Romilson do Carmo; Amorim, Ricardo José RochaRESUMO O desenvolvimento tecnológico da sociedade no decorrer dos anos, ligado ao avanço do número de faculdades que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, traz a tona a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Logo, é preciso ter consciência de que, as características individuais de aprendizagem dos discentes, definida como Estilos de Aprendizagem, precisam ser consideradas. Esta pesquisa teve como principais objetivos: 1) identificar o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Bahia; 2) analisar se o estilo de aprendizagem difere em alunos de instituição pública e privada nas modalidades de ensino presencial e EAD; 3) averiguar se o estilo varia em decorrência da variável gênero. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o Learning Style Inventory (LSI) de David Kolb. Os participantes constituíram-se de 459 alunos do curso de Ciências Contábeis. Na análise estatística dos dados, constatou-se haver predominância do estilo de aprendizagem assimilador, representado por pessoas que aprendem por meio da observação reflexiva e conceituação abstrata. Quanto ao tipo de instituição, modalidade de ensino e gênero identificou-se não haver diferenças significativas, sendo o estilo assimilador o predominante, correspondendo a 60% dos respondentes. Pode-se concluir que esse estilo manteve-se estável em universitários analisados, havendo necessidade de outras pesquisas que verifiquem a relação entre estilos de aprendizagem e evasão acadêmica ocorrida no curso em questão. Sendo assim, o resultado desta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo cognitivo dos discentes analisados a partir dos estilos de aprendizagem identificados.
- ItemFormação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computação(2020) Castro, Alberthyvania Brasileiro ; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinho, Maria José Souza; Teixeira, Lilian Pereira Da SilvaEste estudo apresenta uma análise sobre a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD, oferecido pela Uneb por meio da UAB, no Polo presencial de Senhor do Bonfim-Ba. Para tanto, apresentamos as características metodológicas que embasaram a organização curricular do curso, bem como as experiências dos egressos na condição de sujeitos do processo de formação e as implicações relacionadas à inserção profissional na área da educação, sobretudo na Educação Básica. Nosso objetivo geral consistiu em compreender a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação, na modalidade EaD. Os objetivos específicos foram: historicizar a trajetória da EaD no contexto da formação docente; identificar as características da formação docente recebida pelos egressos de Licenciatura em Computação; avaliar as implicações de estudar Licenciatura em Computação na modalidade EaD para a vida profissional dos egressos. O referencial teórico está embasado nos conceitos de Educação a Distância e Formação Docente a partir de Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Castells (2007). De abordagem qualitativa e fundamentada metodologicamente no paradigma Fenomenológico, a pesquisa utilizou o Estudo de Caso como método. O dispositivo que ancora a análise de dados é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para construção dos dados utilizamos: levantamento bibliográfico, questionário online, grupo focal online e entrevista não estruturada. Os colaboradores da pesquisa, num total de 15, foram os egressos de duas turmas de LC que concluíram o curso no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação docente do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD se deu a partir de embasamentos teóricos, planejamentos, participação, enfrentamento e resistência, já que as escolas ainda não se adaptaram para receber esse profissional. É perceptível, quando da análise dos dados construídos nos questionários, grupo focal e entrevistas a validade e relevância da formação de Licenciatura em Computação para a capacitação profissional dos egressos. Foi possível observar a necessidade de potencializar a estruturação metodológica do curso para propiciar uma melhor desenvoltura e participação de seu público, bem como uma preparação externa das escolas e demais espaços de ensino-aprendizagem que necessitam desses profissionais para, dentre outros objetivos, contribuir com o uso das tecnologias na Educação Básica.
- ItemGeometria nas séries iniciais: dificuldades de aprendizagem de alunos e alunas do quinto ano da Escola Municipal Doutor José Gonçalves em Senhor do Bonfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Aleixo, Juciane de Jesus; Brito, Mirian Ferreira de; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaA geometria tem um papel muito importante no ensino de matemática. Ela fornece meios para resolução de problemas do dia a dia e leva a construção de um pensamento lógico e criativo. No entanto, estudos comprovam que ela ainda não é abordada eficazmente em sala de aula ou nem mesmo é abordada em muitas escolas. Os alunos e alunas geralmente apresentam limitações em relação a conceitos geométricos. As séries iniciais são, nesta perspectiva, as mais afetadas com este problema uma vez que é comum professores e professoras priorizarem conteúdos aritméticos ou excluírem estes conteúdos por falta de embasamento teórico para ensiná-los. Este e outros motivos nos instigaram a realizar estes estudos que tem por objetivo analisar o nível de aprendizagem de conteúdos geométricos de alunos e alunas do quinto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Doutor José Gonçalves no município de Senhor do Bonfim, Bahia. Para isso, utilizamos como método científico a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados uma atividade avaliativa, além da observação do espaço escolar. A atividade avaliativa, composta por questões que buscavam levantar o perfil destas crianças e por questões sobre conteúdos geométricos, tomou por base as idéias do psicólogo Jean Piaget em relação ao desenvolvimento espacial da criança e a Teoria de van Hiele que trata dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Esta atividade foi aplicada no mês de novembro de 2010 e como resultado constatamos que alunos e alunas encontraram bastantes dificuldades na resolução de questões envolvendo geometria plana e espacial. Estes alunos (as) demonstraram através de suas respostas que não conhecem propriedades pertinentes a certas figuras, que não diferenciam uma das outras e que não visualizam qualquer distinção entre figuras planas e não planas.
- ItemLetramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na educação básica(2019) Santos, Jonas Martins; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEsta pesquisa tratou da análise do uso de dispositivos móveis no processo de letramento informacional, letramento que envolve as tecnologias digitais nas práticas de localização, comunicação, construção, colaboração e análise crítica de informações, ultrapassando os limites pessoais, sociais, econômicas, políticas e culturais. O que impulsionou a realização deste trabalho foi a nossa inquietação, enquanto docente, quanto às possibilidades de uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento e a necessidade da investigação das possibilidades e limites de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação no processo de letramento informacional de alunos e alunas da educação básica, a partir do problema da desinformação, práticas de disseminação de informações falsas, fenômeno que afeta tanto o ambiente social como educacional. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar formas de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação que podem contribuir no processo de letramento informacional na educação básica em uma escola de Senhor do Bonfim/BA. Para tanto, tomamos como referenciais teóricas os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2012), o pensamento sobre a educação na era digital de Gómez (2015) e as discussões sobre letramentos e letramentos digitais de Soares (2016), Coscarelli (2016) e Dudeney (2016). A pesquisa em questão, de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, sendo os instrumentos de construção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observação participante. O local da pesquisa será no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município de Senhor do Bonfim/BA, e os colaboradores dessa pesquisa foram os docentes que atuam no Ensino Fundamental II do referido colégio. Para análise de dados, utilizamos análise de conteúdo, adotando as estratégias de Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa foram que os professores ainda não estabeleceram relação entre as tecnologias digitais e a sua prática educativa. Os professores não perceberam a dimensão do problema do crescimento da desinformação e que isso poderia interferir no âmbito educacional. Os professores contemplaram possibilidades de uso dos smartphones nas atividades de letramento informacional, mas ainda não tinham desenvolvido nenhuma metodologia específica para tal atividade. Consideramos no final que o caminho é árduo e delicado para os envolvidos no processo de letramento informacional, sejam eles usando recursos tradicionais ou mesmo recursos mais modernos como os da tecnologia móvel.
- ItemO ensino de matemática: concepções e práticas de professoras da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Silva, Érica Milena Conceição; Brito , Mirian Ferreira; Araújo, Tânia Maria Cardoso; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaOs estudos sobre a educação infantil estão crescendo significativamente em especial no início deste século. Antes a pré-escola era vista apenas como um local destinado a cuidar das crianças para que seus pais pudessem trabalhar. A escola de educação infantil é um espaço educativo de significativa importância capaz de desenvolver o aspecto intelectual, sócio-afetivo e motor das crianças. Nessas instituições a criança entra em contato com diversos conteúdos também responsáveis pela sua formação, e dentre estes se destaca os de matemática. O ensino adequado da matemática na pré-escola é uma necessidade visto que auxilia na ampliação do raciocínio lógico, fazendo com que a criança seja capaz de resolver situações-problema do seu dia a dia, desenvolvendo seu raciocínio, pensamento e criatividade. Neste sentido, o professor deve agir como mediador entre a criança e o objeto do conhecimento com o intuito de ajudá-la a processar os diversos conteúdos de maneira crítica e criativa. Com base nestas considerações procuramos verificar quais os métodos e recursos utilizados por um grupo de professoras da educação infantil para o ensino de conteúdos matemáticos. Para tanto, nos apoiamos numa abordagem qualitativa e na aplicação de questionário semi-estruturado. Este questionário foi aplicado a doze professoras no período de 2009 e 2010. Como resultado, observamos que todos os entrevistados eram professoras e possuem ensino superior ou estão cursando este nível de formação. Observamos também que estas profissionais percebem o lúdico como fator primordial ao ensino de matemática nessa fase da educação. No entanto, algumas relatam a dificuldade de trabalhar com esse método devido a falta de recursos disponíveis no seu ambiente de trabalho. A partir dessas constatações então, construímos uma breve proposta de ensino que poderá contribuir tanto para o trabalho do professor (a) quanto para a aprendizagem das crianças. Esta proposta foi constituída a partir de quatros brincadeiras antigas e adaptadas ao universo infantil e visa fornecer algumas alternativas de ensino de conteúdos matemáticos para as crianças com utilização de poucos recursos e com fácil aplicação.
- ItemObjetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva(2018) Lima, Regivânia Almeida Moreira ; Amorim, Ricardo José Rocha; Salvadori, Juliana Cristina; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa: Objetos educacionais baseados no Desenho Universal da Aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva, cuja problemática desafiou-me a pensar como os objetos educacionais podem potencializar a aprendizagem no contexto inclusivo para surdos, na perspectiva da pesquisa colaborativa. É norteada pelas questões: como possibilitar aprendizagem com o aluno surdo na perspectiva de inclusiva? Como produzir objetos educacionais digitais com princípios no Desenho Universal da Aprendizagem? Como empregar a granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para produzir objetos educacionais? Esta teve como objetivo geral: Investigar formas de produção colaborativa de objetos educacionais digitais baseados no Desenho Um iversal da Aprendizagem com acessibilidade para os alunos surdos na educação inclusiva. Apresenta, assim, os seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção dos professores sobre a utilização dos objetos educacionais midiáticos para a mediação de aprendizagem e acessibilidade para os alunos surdos no contexto inclusivo; Analisar a apropriação da granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para a composição dos objetos educacionais digitais; Construir colaborativamente objetos educacionais baseados no Universal Design for Learning como Recursos Educacionais Abertos e Analisar os impactos da produção de objetos educacionais com princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, feitos de forma compartilhada pelos professores para apreensão do conhecimento. A metodologia que norteou a pesquisa consistiu na pesquisa-ação estratégica e pesquisa colaborativa, com abordagem do tipo qualitativa e o planejamento e desenvolvimento de e-curso. Para a interpretação foram utilizados os seguintes dispositivos de análise de dados: entrevistas dos sujeitos participantes (professoras, profissionais do AEE e coordenadora pedagógica), observação das partícipes, diário das oficinas e análise documental. Os resultados obtidos se conceberam através do trabalho colaborativo das partícipes da pesquisa, nas duas etapas, processo e produção, pois a primeira serviu para apropriação de novos saberes, incluindo diversas áreas até então nunca aprofundadas pela maior parte das partícipes. Esse apropriar foi a base para a execução da produção do Animation Production Guide e uma coletânea de animações sobre a temática da educação inclusiva, principalmente em relação à inclusão do aluno surdo que era o foco da pesquisa. Mas nos momentos de discussões e na produção foram elencadas outras deficiências ou dificuldades de aprendizagem, pois todos têm direito a educação e a acessibilidade de aprendizagem. A coletânea de animação poderá ser usada e reutilizada por outras instituições através dos Recursos Educacionais Aberto.
- ItemOs Custos da Bovinocultura Leiteira: O Caso da Fazenda Serrote(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Matheus Cerqueira Rodrigues de; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Amorim, Ricardo José Rocha; Dourado, Thaise VasconcelosA pecuária leiteira é desenvolvida em todo o mundo utilizandose de diversas práticas de manejo, podendo se encontrar desde Fazendas que utilizam toda a tecnologia desenvolvida para o setor até aquelas bastante tradicionalistas em que se praticam a atividade com o conhecimento adquirido dos pais, avós etc. No Brasil, os conhecimentos são pouco difundidos e os produtores são bastante conservadores. Conhecer os custos da atividade e encarar a propriedade como uma empresa tornase imprescindível em virtude dos controles e tomada de decisões necessários ao bom desenvolvimento da mesma. Assim, este estudo foi desenvolvido no intuito de examinar uma propriedade que produza leite, a fim de determinar seu custo de produção e investigar as variáveis que o compõe, além disso, atentar para a forma de gerenciamento utilizada pelo fazendeiro tendo em vista que a falta deste ultimo é um dos principais problemas que a atividade enfrenta. A pecuária leiteira da Fazenda é praticada utilizandose manejo tradicional em quase todas as etapas do processo produtivo. O estudo de caso efetuado na Fazenda Serrote demonstra a falta de acompanhamento, de controle e de gestão da atividade, além de apresentar o custo do leite na propriedade e sua composição.
- ItemRecursos educacionais abertos digitais: experiência para a formação dos estudantes/pesquisadores na educação básica(2019) Souza, João Paulo Santos ; Amorim, Ricardo José Rocha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa discute sobre a formação dos estudantes do Ensino Médio e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos Digitais como experiência de desenvolvimento para a produção de pesquisa em ambientes virtuais de acesso livre. Tratando-se de uma pesquisa que envolveu estudantes da Educação Básica, trabalhamos sob a ótica da pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação participante, pois a pesquisa qualitativa leva em conta o caráter subjetivo do sujeito analisado. Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.
- ItemRedes sociais e formação de professores: experiências formativas no Piemonte da Diamantina(2016-08-31) Santos, Keila Souza dos; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa propõe analisar concepções docentes sobre as práticas pedagógicas de letramento com as redes sociais e suas contribuições para a formação de professores. As possibilidades trazidas pela internet viabilizaram novas formas de comunicação e, neste contexto, as pessoas interagem nas redes sociais, realizam pesquisas e práticas de leitura e escrita digitais, desenvolvem diversas atividades e práticas de comunicação. Desta forma, as experiências referentes ao processo formativo dos docentes ganham novas dimensões, na medida em que as práticas de letramentos nas redes sociais convergem para o repensar a prática pedagógica na contemporaneidade. É nesse contexto que a delimitação do campo abrange graduandos em Licenciaturas da UNOPAR e docentes dos municípios de Jacobina, Ourolândia, Várzea Nova, Capim Grosso, Caldeirão Grande, Mirangaba e Serrolândia. O tipo de pesquisa adotado na presente pesquisa como norteadora do processo de investigação é a qualitativa e escolhemos como método a pesquisa-ação, pelo seu caráter pedagógico de estímulo à reflexão e produção de conhecimentos a partir das práticas de letramentos propostas no Curso Redes Sociais e Formação de Professores e oficinas no Grupo do Facebook. Para tanto utilizamos a análise de questionário e produções textuais e como produto dessa pesquisa apresentaremos a proposta do curso e do I Fórum de Educação, Redes Sociais e Formação de Professores e produção colaborativa de um e-book. A presente pesquisa possibilitou a promoção de experiências formativas com o uso das redes sociais, a partir da vivência de situações que denotam a efetivação do diálogo e interatividade, pautada no princípio que os docentes precisam compreender os contextos de produção/autoria nas redes sociais, nas mais diversas dimensões que circunscrevem a funcionalidade da leitura e da escrita em contextos digitais.
- ItemReflexões sobre desempenho no Enade em Ciências Contábeis: estudo de caso na UNEB em Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Dias, Roberto Giuliano da Silva; Amorim, Ricardo José Rocha; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Dourado, Thaise VasconcelosO objetivo da pesquisa foi a Reflexão Sobre o Desempenho no Enade em Ciências Contábeis: Estudo de Caso na UNEB em Senhor do Bonfim. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, quanto aos objetivos; de levantamento, quanto aos procedimentos; e quantitativa, quanto à abordagem do problema. Realizou-se primeiramente uma análise documental que possibilitou o levantamento do universo a ser estudado. Os dados foram retirados de relatórios fornecidos pela Secretaria Acadêmica do Departamento e um questionário aplicado aos participantes da pesquisa. Participaram deste estudo 22 estudantes e 06 professores, distribuídos no curso Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, do campus VII na cidade de Senhor do Bonfim – BA. Utilizamo-nos de uma pesquisa do tipo Survey, para identificar o grau de satisfação dos entrevistados foi empregada uma escala de cinco pontos do tipo Likert de respostas possíveis, para avaliar os itens Likert foi empregado o cálculo do Ranking Médio (RM). Assim, a título de ponderações para melhorar a avaliação do curso no Enade, sugere-se que os gestores realizem melhorias em curto prazo naqueles itens que a pesquisa aponta como fontes de grande discordância. Da mesma forma os itens que demonstram concordância devem ser objetos de atenção, pois esse estudo limitou-se a análise dos fatores de repercussão, sem levar em consideração fatores motivadores. Assim, esta pesquisa contribuiu para uma maior abordagem desta temática, além de fornecer informações para a Direção do Departamento, bem como para a Coordenação do colegiado do curso.
- ItemSensoriamento remoto: análise da mata ciliar no Submédio são Francisco(2021-07-30) Leite, Elidinaldo Da Silva; Amorim, Ricardo José RochaO sensoriamento remoto é o resultado do constante avanço da tecnologia. É um processo que possibilita o enfrentamento das questões ambientais e o monitoramento de recursos naturais. Trata-se de uma importante ferramenta que auxilia no gerenciamento da biosfera. Além disso, destaca-se pela capacidade de monitorar grandes áreas de forma remota. Algumas dessas imagens ou dados são obtidos de forma gratuita. Possuindo, assim, um custo baixo em sua aquisição. Tanto a iniciativa pública quanto a privada podem usá-lo. Muito necessário em uma sociedade cujo alicerce estar na técnica para o estudo de grandes áreas vegetadas. A exemplo, as matas ciliares são importantes à manutenção de corpos hídricos. Os processos de diminuição da vegetação ribeirinha podem ocorrer tanto por processos natural quanto antrópicos. Há, no entanto, muitos mecanismos para o estudo de vegetação, como os Índices de Vegetação (IVs). Modelos matemáticos ou algoritmos são bastante utilizados na análise de recursos naturais. A manipulação desses dados, extração e coleta é realizado por um Sistema de Informação Geográfico (SIG). Existe, para isso, muitos Softwares e de código aberto. Muito se tem discutido, em virtude de os dados se tornarem cada vez mais volumosos. Por isso, os processos de análise e coleta de dados como a big data, Inteligência Artificial (IA), Aprendizagem de Máquina são frequentes. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi identificar através do Sensoriamento Remoto (SR) as possíveis alterações ocorridas na vegetação ribeirinha do Submédio São Francisco, com ênfase na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE. Para tanto, a pesquisa foi aplicada conforme três objetivos: conhecer o sensoriamento remoto como instrumento de análise da vegetação ciliar, a partir dos (IVs); verificar a relação entre geotecnologias com destaque ao (SR) na gestão de recursos naturais, como as APPs (Área de Preservação Permanente) de mata ciliar e o uso de (IA); analisar a mata ciliar, apresentar e indicar as suas possíveis alterações com o auxílio do sensoriamento remoto. Desse modo, responder à pergunta de pesquisa (PP): Qual estado da vegetação ciliar no Submédio São Francisco? Por conseguinte, a pesquisa tem um caráter exploratório, por meio do levantamento bibliográfico cujo destaque, inicialmente, foi um mapeamento sistemático, prevalecendo na pesquisa a abordagem quantitativa. Os resultados foram tabulados em planilha de Excel e no ambiente computacional de software de SIG. Posteriormente, analisados através de gráficos e da estatística. A pesquisa apresentada torna-se necessária, porque o estudo da mata ciliar, bem como a identificação de seu estado, oferece importante instrumento à gestão socioambiental.
- ItemTextos no contexto de ciências: letramento científico em pauta(2018) Sena, Jaqueline Valois Rios; Amorim, Ricardo José Rocha; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Oliveira, Letícia MariaEste relatório final da pesquisa denominada: Textos no contexto de Ciências: letramento científico em pauta apresenta os resultados advindos do processo de imersão em campo, o Colégio Gilberto Dias Miranda. O estudo investigativo foi desenvolvido numa parceria estabelecida entre a pesquisadora e um grupo de educadores, constituído por dois professores do gênero masculino e quatro professoras do sexo feminino, atuantes no componente curricular Ciências da Natureza, buscando compreender a problemática em torno das práticas docentes nesta área de conhecimento e as implicações destas no processo de letramento científico dos/as estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9ºano). A metodologia adotada constituiu-se no paradigma da pesquisa-ação colaborativa, recorrendo à aplicação de dispositivos como a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e o grupo focal, cujos dados foram sistematizados utilizando como procedimento a análise de conteúdo. A fundamentação teórica desta ação investigativa aportou nos estudos de Alvarado-Prada (2010); Cachapuz (2004); Formosinho (2009; 2015); Gatti (2005; 2007; 20013; 2016); Meyer (2003), Miller (2011) e Mizukami (2003) para contextualizar as discussões acerca da formação e as práticas pedagógicas dos professores, além de Krasilchik e Marandino (2007); Mamede e Zimmermann (2005); Montenegro (2008); Motta-Roth (2011); Delizoicov (2002); Poso e Crespo (2009); Sasseron (20011; 2015); Strangherlim (2013); Trivelato e Silva (2014) para o embasamento dos conceitos de LC, AC e as metodologias do ensino de Ciências, assim como Mortatti (2004); Lerner (2005); Carvalho (2006); Costa Val (2006); Calil (2006) e Giraldi (2009) para compreender as práticas leitoras e escritoras em contexto escolar, dentre outros/as autores/as. A interpretação dos dados construídos através dos mecanismos de investigação, após a confrontação com os pressupostos teóricos e metodológicos fundantes da pesquisa, evidenciou que um dos desafios colocados ao desenvolvimento do ensino pautado no letramento científico, no COMUJA, está justamente no currículo escolar praticado nessa instituição, atrelado a isso, verificou-se no lócus empírico a necessidade premente de reestruturação e ressignificação dos espaços formativos, notadamente, a atividade complementar (AC), assim como, de um projeto de formação continuada para o grupo colaborador, iniciado com a implementação das Oficinas Formativas (maio a dezembro do corrente ano), com foco na elaboração da proposta didático-pedagógica de LC para atender as demandas de ensino e aprendizagem postas a este componente educativo.