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Navegando por Autor "Amorim, Josilane de Oliveira"

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    Inclusão educacional em movimento: humanização e garantia de direitos das pessoas com transtorno mental no bairro de Pau da Lima, Salvador - BA
    (2017-04-04) Amorim, Josilane de Oliveira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Delgado, Josimara Aparecida; Costa, Lívia Alessandra Fialho da
    Esta pesquisa é resultado de um trabalho investigativo realizado na comunidade de Pau da Lima, Salvador, Bahia. A investigação analisou o processo educativo do atendimento em saúde mental no projeto De bem com a vida, baseado na Reforma Psiquiátrica, e se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: descrever historicamente o fenômeno de institucionalização do louco no modelo hospitalocêntrico; analisar o atendimento dos profissionais em saúde mental em relação ao processo educativo de mudança do modelo asilar para um modelo assistencial baseado na Reforma Psiquiátrica; identificar a importância do envolvimento da família no tratamento; contribuir com a democratização das informações sobre o transtorno mental, direitos e cidadania na comunidade. A metodologia utilizada para a presente investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de grupo focal, recolhimento de depoimentos e análise documental para a coleta de dados. Foi também realizada uma visita à instituição psiquiátrica para conhecimento histórico da instituição que passou do modelo hospitalocêntrico até a sua extinção e substituição para um modelo terapêutico. A pesquisa foi fundamentada nas análises dos seguintes autores: Foucault (1979, 2010); Goffman (1974, 2015); Basaglia (2005); Canguilhem (2015); Gohn (2011, 2012); Muchail, Fonseca e Neto (2013); Sawaia (2014); Amarante (1995), dentre outros. Os dados analisados no grupo focal evidenciam um processo educativo no conhecimento dos usuários e suas famílias do que seja o transtorno mental, uso da medicação e de seus direitos. Mostram também que a interação entre os participantes do projeto promove a construção de saberes e liberdade na relação com a equipe multiprofissional. O desafio da reforma é construir um espaço onde o doente não se veja mais como excluído, onde tenha um atendimento em que a família possa ser inserida no processo educativo e de um entendimento em relação à sua desinstitucionalização e consequentemente uma participação ativa no tratamento e garantia de direitos.
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