Navegando por Autor "Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs novas tecnologias no ensino da Geografia: uma abordagem sobre sua utilização em classes de ensino médio na rede pública estadual de Jacobina,Bahia(UNEB, 2008) Barreiros, Iolanda Ana Lopes; Santos, Ronaldo Nascimento; Jesus, José Alves de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Coutinho, Rosilda ValoisO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou materializar uma investigação voltada a compreender como os professores de Geografia do ensino médio utilizam os recursos tecnológicos nas salas de aula; tendo como aporte a noção de tecnologia como tudo que o homem utiliza como meio de facilitar uma ação. Para responder à problematização realizaram-se entrevistas, questionários e observações em sala de aula, que permitiram perceber as escolas pesquisadas e sua inserção no processo tecnológico, ainda que timidamente, inclusive quanto ao seu uso. Percebeu-se certo descrédito no modelo de educação atual, pelo provável desconhecimento dos Projetos Políticos - Pedagógicos propostos pelos governos estadual e federal; também por conta dos limitados equipamentos existentes nos estabelecimentos de ensino ou pela dificuldade que os professores têm em trabalhar com essas novas tecnologias, em função de uma melhor capacitação.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemBarreiras que dificultam a eficácia das Políticas Públicas para a difusão das TICS: o exemplo da PROINFO(UNEB, 2009) Reis, Divaneide Silva dos; Pimenta, Keityane da Costa; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deO presente trabalho tem como tema, Barreiras que dificultam a eficácia das políticas públicas para difusão das TIC’s: O exemplo do Proinfo. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto as políticas públicas voltadas para a inserção das TIC’s no processo educacional vem sendo apropriada de maneira eficaz. O objetivo geral deste trabalho é diagnosticar a eficácia do Programa Nacional de Informática na educação - Proinfo, nas escolas estaduais de Jacobina. Para tanto a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantiqualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do nosso trabalho. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que o Proinfo na cidade de Jacobina não possui uma atuação de forma eficaz devido a uma série de barreiras que tem dificultado a sua implementação nas unidades escolares. Essas barreiras são constituídas pela insuficiência de computadores nos laboratórios, desconhecimento do sistema operacional Linux pelos docentes, falta de manutenção dos equipamentos, desarticulação do governo estadual e federal, insuficiência dos multiplicadores para capacitar os professores, desconhecimento do Proinfo por parte de alguns educadores e aplicação do Programa sem considerar os diferentes contextos locais.
- ItemContribuições e implicações do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos para a formação dos licenciandos em Geografia(UNEB, 2010) Castro, Débora; Gregório, Fernada Félix; Oliveira, Liliane Almeida de; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Nunes, Marcone Dennys Reis; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os efeitos do período de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para a formação do licenciando em geografia. A questão que desencadeou o processo de investigação foi: Como o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação do licenciando de geografia no Campus IV, Jacobina, Bahia? Propôs-se enquanto objetivos específicos: analisar a proposta do Estágio Supervisionado em Geografia; examinar a proposta do Programa de EJA; identificar dificuldades e/ou facilidades que os licenciandos em geografia possuem para construí os conhecimentos geográficos na EJA; investigar sob o ponto de vista do aluno da EJA se o período do estágio supervisionado interfere no seu processo de ensino aprendizagem; verificar como o Programa de EJA é visto dentro do Regimento Setorial do Curso de Geografia. À abordagem da pesquisa teve enfoque dialético. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que propôs elucidar as relações que se dá entre os sujeitos: alunos e professores da EJA e estagiários da Universidade do Estado da Bahia- Campus- IV. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta dos dados optou-se por questionários e a entrevista episódica (qualiquantitativos). Os resultados demonstraram contribuições como o aprendizado dos sujeitos envolvidos, enriquecendo assim a sua prática pedagógica. As implicações foram as dificuldades encontradas como: adaptação de conteúdo, evasão escolar, falta de material didático e a ausência da disciplina especifica da EJA, motivos esses que acabaram dificultando o processo de ensino-aprendizagem.
- ItemDiagnóstico sócio-ambiental da ocupação das encostas do perímetro urbano de Jacobina-Bahia(UNEB, 2010-03-08) Oliveira, Iron Carvalho de; Cruz, Janai Marcília de Souza; Jesus, José Alves de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Costa, Paulino Batista Oliveira daEsta pesquisa consiste em um diagnóstico dos impactos gerados pela ocupação desordenada nas áreas de encosta da cidade de Jacobina/BA, avaliando até que ponto o adensamento populacional da malha urbana traz implicações sócio-ambientais, que afetam tanto o meio ambiente, quanto a população residente nas encostas da cidade. Para isto foram escolhidos os bairros que tinham essa problemática, tendo com metodologia a criação de mapas temáticos através do Sistema de Informação Geográfico (SIG) e do software Arc Gis, a aplicação de questionário, entrevistas semi-estruturadas e a observação como forma de coleta de dados. Através disso, verificou-se a existência de uma grande ocupação nas áreas de risco, o que revela uma situação bastante agravante em alguns lugares, pois a população não tem acesso a uma vida de qualidade. Nesses locals geralmente não é oferecida uma organização estrutural, na qual sejam estabelecidas melhorias de acessibilidade, saneamento básico, infra-estrutura adequada. Portanto, os impactos ambientais causados pela urbanização podem resultar em diversos danos a população, Fica então representada a estruturação de uma sociedade, que age prestemente em prol de autobenefícios sem preocupação com os problemas que estas ações causam ao meio ambiente.
- ItemInfluência do capital social e cultural dos alunos e seus familiares na evasão escolar(UNEB, 2008) Reis, João Batista Souza; Boas, Rita Lages Gomes Vilas; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Jesus, Fábio Nunes de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosEste trabalho apresenta algumas considerações sobre o problema da Evasão Escolar nas escolas pública de ensino fundamental, Padre Alfredo Haasler e Yêda Barradas Carneiro, no município de Jacobina, Estado da Bahia, com base em observações e questionário aplicado aos alunos evadidos do ano de 2007 e suas respectivas familias, visando compreender de que forma o capital social e cultural dos alunos e seus familiares podem influenciar no processo de Evasão Escolar. Tendo como suporte a teoria da Reprodução de Pierre Bourdieu e outros autores que enfocam a problemática, sendo que alguns apontam como causas da Evasão Escolar os fatores externos à escola, ou seja, a família, a situação econômica, as diferenças de classe, o próprio aluno, entre outros. Há também por outro lado os que apontam como fatores determinantes da evasão os fatores internos à escola, apontando as políticas públicas, os mecanismos de seleção e avaliação utilizados pela instituição, a metodologia dos professores, etc. Existem muitas concepções sobre a problemática da Evasão Escolar que visam encontrar uma solução para tal fato, pois quer de forma direta ou indireta, acabam sendo um problema que atinge não somente uma classe social, mas toda a sociedade. Neste trabalho, pode-se observar através da metodologia utilizada e analise dos dados, que a carência do capital social e cultural dos alunos e seus familiares influenciaram bastante para que a evasão escolar ocorresse na vida destes indivíduos, visto que para eles a principal função da escola é a de formar pessoas para o mercado de trabalho.
- ItemA internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - BA(2007-07-30) Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Lacerda, Gilberto; Pequeno, Mauro Cavalcante; Teles, LúcioO presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: Experiências de Professoras no Ensino Remoto Emergencial(2022-07-21) Pereira, Cicera Aline França; Souza, Kamila de Oliveira; Silva, Terezinha Alves da; Almeida, Antonilde Santos; Sousa, Clara Maria Miranda de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente estudo objetivou investigar o processo da ludicidade na educação infantil vivenciado por professoras no ensino remoto de uma Escola Municipal de Juazeiro- BA e, de modo complementar, buscou-se identificar as atividades lúdicas que as professoras desenvolveram com as crianças no período das aulas remotas para, a partir das conversas, descrever as experiências da prática pedagógica de forma lúdica. Desse modo, falar sobre Ludicidade na Educação Infantil: experiências de professoras no Ensino Remoto Emergencial foi compreender como fizeram essa experiência e saber qual legado ficou no final. O estudo em questão foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo e como instrumento da coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, apoiada por um questionário previamente organizado. As participantes da pesquisa foram duas professoras da educação infantil que ministraram aula no infantil V. Como produto da pesquisa foi elaborada uma série de Podcasts com o intuito de demonstrar através da pesquisa o que foi utilizado pelas professoras e com quais finalidades. Os resultados obtidos mostraram que trabalhar com educação infantil no ensino remoto emergencial trouxe muitos desafios ao exercício docente, como aquisição de equipamentos e se habilitar para utilizar mídias e programas nas aulas, entre outros, e a inclusão da ludicidade nas práticas pedagógicas foi uma forma de garantir aulas e atividades atrativas e proveitosas. Através desse estudo foi possível compreender a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, e dessa forma contribui para o estado da arte do tema em questão.
- ItemMEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA(2018-12-12) Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Rodrigues, Maria Clotilde PerezO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
- ItemMediações Sígnicas da Beleza da Mulher Jovem Negra Quilombola(2019-06-27) Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Rodrigues, Maria Clotilde PerezO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
- ItemO uso das novas tecnologias e os aspectos socioeducacionais no Centro Digital de Cidadania (CDC) do município de Quixabeira–Bahia(UNEB, 2010) Reis , Gredison de Novais; Reis, Petronia de Araujo Lima; Nunes , Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus , José Alves deEste trabalho tem como objetivo principal compreender a influência do Centro Digital de Cidadania (CDC) no município de Quixabeira-BA e as contribuições trazidas às funções socioeducacionais a partir da utilização das novas tecnologias. Para tanto, fizemos uma abordagem do avanço das Novas Tecnologias vivenciado com o desenvolvimento do capitalismo e os seus efeitos para a sociedade. Os Centros Digitais de Cidadania se apresentam como espaço de produção de conhecimento, interação e desenvolvimento socioeducacional. Assim, este trabalho buscou analisar as contribuições socioeducacionais trazidas pelo CDC do município de QuixabeiraBA, fazendo uma discussão sobre o uso das Novas Tecnologias (computador e internet), no intuito de verificar como se dá o acesso às mesmas e se os serviços oferecidos garantem aos sujeitos a inclusão ao mundo digital. Usamos como Metodologia, os procedimentos teóricos – pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, e o procedimento empírico da pesquisa de campo. Por ser um estudo de caso, optamos por instrumentos que possibilitaram uma maior aproximação com o objeto de estudo, como observação, entrevistas diretas e o uso de questionários. Os dados obtidos conduziram a certeza de que, embora os objetivos apresentados pelo programa do Governo para os CDCs sejam amplos, no contexto local, não são alcançados. Porém, tem contribuído para o acesso de uma população menos favorecida ao computador e a internet, desenvolvendo funções socioeducacionais, mesmo que estejam condicionados ao entretenimento.
- ItemO recreio escolar como ampliação pedagogica de aprendizagem(2021-07-07) Chaves, Lidiana Souza; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO desenvolvimento do ser humano é o aumento da capacidade do indivíduo em desempenhar funções cada vez mais complexas. Estudos demonstram que a instigação antecipada é fundamental para o amadurecimento do Sistema nervoso central, bem como para o aprimoramento de suas funções, pois a criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. (MUSARD, 2009). Os jogos e brincadeiras tão presentes na rotina das crianças tem sido alvo de diversas pesquisas e demonstram o seu potencial na melhoria do pensamento crítico, reflexivo e ativo, enriquecendo seu senso de responsabilidade e cooperativismo, proporcionando também uma apropriação das funções cognitivas e sociais, bem como da imaginação e interação com outras crianças, contudo, o sistema escolar brasileiro muitas vezes não percebe essa interligação e limita as crianças de suas necessidades de movimento, expressão e de construção do conhecimento a partir do seu próprio corpo. O recreio é um dos poucos momentos que as crianças podem brincar de forma livre, é nesse curto período de tempo que eles têm a oportunidade de brincar, encontrar, conversar e interagir com outras crianças, sem que sejam cerceadas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi investigar o recreio de escolas municipais de Juazeiro (BA) e a visão de alunos e professores sobre esse momento. Foi possível concluir que embora os professores entendam os inúmeros benéficos desse momento para o desenvolvimento dos alunos, ele ainda não é aproveitado da melhor forma.
- ItemRepercussões discursivas da covid-19 no Brasil e no mundo(2022-07-23) Reis, Rebeca Muniz dos; Martins, Josemar da Silva; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosEsta escrita é decorrente de minha participação como voluntária no projeto de Iniciação Científica do professor Josemar Martins Pinzoh, denominado LIÇÕES DE SINISTRO: O AFETAMENTO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PELOS OS EVENTOS LOCAIS DE GRANDE MORBIDADE, e se dedica aqui a apontar, aproveitando a experiência no projeto citado, algumas das principais repercussões discursivas da COVID19 no Brasil e no mundo, pela via do estudo literário e bibliográfico. Tem como objetivo principal “Estudar, de modo exploratório, as repercussões discursivas da COVID-19, inserindo-a no quadro da memória histórica das pandemias, e analisando o modo como as disputas de narrativa afetaram o enfrentamento prático da pandemia”. Para alcançar este objetivo, a escrita fará uma aproximação com a noção de pandemia em seu contexto geral, e da memória dos eventos históricos, sobretudo pela via literária, ou através de obras científicas a respeito de eventos específicos, passando, portanto, principalmente, pela Peste Negra e pela Gripe Espanhola, para estabelecer um quadro de referências de como a humanidade lida com eventos deste tipo. Depois, o estudo foca no acontecimento da COVID-19, sobretudo no aspecto das controvérsias que ela suscitou, com base em obras que já foram publicadas entre 2020 e 2022, a exemplo de livros como: A cruel pedagogia do vírus, de Boaventura de Sousa Santos; Sopa de Wuhan e Filosofia Viral, ambos organizados por Giorgio Agamben; Coronavírus e a luta de classes, organizado por Mike Davis, e outros igualmente importantes que ainda devem ser listados. Num terceiro momento, o estudo procura discutir as repercussões da COVID-19 na sociedade atual, as disputas de narrativas a respeito de como isso afetou o enfrentamento prático da pandemia.
- ItemRepresentação social dos leitores sobre o periódico Correio do Sertão de Morro do Chapéu-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Fidelis, Andrea Paiva Ferreira; Silva, Daiane Rocha da; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deEste trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais, com enfoque na representação social dos leitores sobre o Periódico Correio do Sertão, demonstrando subsidios pelos quais sua leitura influencia/determina ou não, no cotidiano social de Morro do Chapéu e região, e como ela - Representação Social -pode favorecer na melhoria do periódico como meio de comunicação de massa. Definiu-se o papel norteador das noticias em seu enfoque principal, o fator elementar para o trabalho, assim como a relação entre jornal-leitor, leitor-jornal, constatando a forma como a representação social é desenvolvida nessa relação, destacando sua funcionalidade e forma de ação pessoal e coletiva nos e dos individuos inseridos ao processo informacional desempenhado pelo periódico em questão. Os métodos utilizados foram o qualitativo e quantitativo, com uma abordagem dedutiva, onde dados foram coletados através de entrevistas e um questionário sócio-económico. Após a pesquisa e análises, constatou-se que a representação social que os leitores possuem sobre o jornal è afetiva, portanto, o jomal não é simplesmente um meio de comunicação de massa, mas um espaço produtor de padrões culturais, sociais e politicos em Morro do Chapéu e região.