Navegando por Autor "Amorim, Antonio"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA articulação de uma proposta de formação de professores (as) a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus Da Lapa-BA(2015-09-29) Custodio, Junio Batista; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Ferreira, Adir LujizA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemAvaliação do ensino médio a distância na educação de jovens e adultos do SESI Bahia(2017-04-18) Freitas, Gisele Marcia de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemA educação de jovens e adultos no plano municipal de educação de Serrinha/Bahia: desafios e perspectivas(2018) Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laffin, Maria Herminia Lages FernandesEsta dissertação, sob a forma de pesquisa aplicada, apresenta os resultados de uma investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Serrinha, analisando as políticas públicas voltadas para EJA. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: quais as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha na oferta da EJA para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos no Plano Municipal de Educação? O objetivo geral foi o seguinte: analisar as ações do Plano Municipal para implementação das políticas educacionais locais para a garantia da oferta de EJA. Como encadeamento tem-se os seguintes objetivos específicos: investigar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos; analisar como foi concebido no atual Plano Municipal de Educação de Serrinha, à Educação de Jovens e Adultos e o possível alcance deste plano junto à população de jovens, adultos e idosos; construir coletivamente junto aos professores, estudantes, gestores, vice gestores das escolas pesquisadas uma proposta de intervenção com estratégias e ações que possam: a) promover a ampliação e divulgação pública do PME/ Serrinha e, por consequência maior compreensão dos seus objetivos e metas para Educação de Jovens, Adultos e idosos no município; b) contribuir para a compreensão e análise do Plano Municipal de Educação e os desafios para sua viabilização. Trata-se de uma pesquisa aplicada e para tecer a investigação, foi escolhida a abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico foi selecionado a pesquisa participante e como instrumentos de coleta de dados e informações: a observação participante, a entrevista e a análise documental. O corpus da pesquisa, captado pelos instrumentos destacados, foi interpretado e trabalhado através da triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa aplicada indicam que o Plano Nacional de Educação incumbiu estados e municípios de elaborarem seus respectivos planos decenais de educação; lhes possibilitou planejar suas políticas públicas educacionais em âmbito local, favorecendo a prática de planejamento e a compreensão da participação social e do poder local; ficaram demonstrados os desafios em relação a participação, sobretudo da sociedade, das famílias dos estudantes, dos professores da rede estadual e particular do município de Serrinha; o Plano Municipal foi entendido por grande parte da população serrinhense, como uma política de governo e não como política de Estado; o cumprimento das metas destinadas a Educação de Jovens e Adultos figuram como desafios para o município, especialmente pelo limite de investimentos públicos imposto pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016. Enfim os achados da pesquisa referenciam a sugestão de formação e possibilidades de ação que, instituídas, podem ser estendidas a avaliação e ao monitoramento das outras metas ou mesmo de Planos de outros municípios.
- ItemA educação de jovens e adultos no projeto político pedagógico e nas práticas educativas em escolas da rede municipal de Feira de Santana-BA(2016-07-01) Souza, Ana Helena Lima de; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa se propôs investigar a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas com o objetivo geral de compreender a relação entre as concepções políticas, pedagógicas e organizacionais apresentadas para a educação de jovens e adultos no PPP e a sua relação com as ações práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Feira de Santana. Com os objetivos específicos de: Garantir ao longo da pesquisa um processo colaborativo de investigação e formação, construção de conhecimentos, resultante de reflexões e compreensões sobre as ações pessoais e grupais. Identificar as orientações organizacionais e práticas pedagógicas apresentadas para a educação de jovens e adultos nos projetos políticos e pedagógicos das escolas. Reconhecer as compreensões e visões de professores e gestores sobre a educação de jovens e adultos do contexto real vivenciado. O estudo se deu nos contextos da EJA de três escolas, envolvendo professoras do primeiro segmento da EJA e as gestoras das escolas. A preocupação centrou compreender a seguinte questão: Os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Feira de Santana apresentam orientações para incorporação de processos políticos pedagógicos para educação de jovens e adultos, e as escolas de fato se orientam a partir dos PPP ou adotam outras orientações? A abordagem colaborativa da pesquisa qualitativa foi definida como o percurso metodológico, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconheceu a técnica de Grupo Focal como o principal caminho para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual as falas consideradas como elemento principal para as compreensões a serem feitas. Os Encontros de Estudos atenderam o princípio formativo da perspectiva colaborativa e contextos de apreensões de falas também, assim como na análise documental dos PPP houve o reconhecimento de expressões dos seus sujeitos produtores. A aplicação de questionário visou buscar algumas informações mais precisas em relação ao PPP, de forma a permitir maior inferência entre as informações. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a EJA decorreram das contribuições de Brandão (1981), Gadotti (2014), Laffin (2013), Paiva (2011), Arroyo (2007,2012 e 2013), Soares (2015),Charlot (2013) Paiva e Pinheiro (2013), Tonet (2012) e Freire (1921-1991). Para o diálogo sobre o PPP foram consideradas as abordagens de Veiga (2003-2013), Padilha (2008) e Gandin (1999 e 2000), que convergem no reconhecimento da dialogicidade e coletividade do PPP. Para embasamento sobre gestão: Demo (2012), Amorim (2007), Arroyo (2013), Wendel Freire (2009), Paiva (2011) e Haddad e Di Pierro (2001). Ao final do percurso, reconhecendo o seu rico processo na constituição de sentidos e compreensões para se chegar a algumas evidencias, foi possível identificar como uma resposta à afirmativa de que os projetos políticos pedagógicos das escolas envolvidas na pesquisa não apresentam orientações para incorporar nas escolas processos políticos pedagógicos para a EJA, nem se orientam por outras diretrizes ou referenciais para EJA, o que se estende a outras escolas que compõem a rede pública da EJA no município de Feira de Santana as escolas. O processo de pesquisa nos fez a reafirmar a importância da escola reconstruir o PPP numa perspectiva emancipadora de forma a assegurar à EJA uma formação mais humana, mais conscientizadora e que proponha atividades emancipadoras para os seus estudantes.
- ItemEducação de jovens e adultos: educação da pessoa e processo socioeducativo na universidade aberta à terceira idade(2019-07-29) Souza Filho, Alcides Alves de; Amorim, Antonio; Souza, Elizeu Clementino; Rosa, Flávia Goulart Mota GarciaEste estudo trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e discute a educação da pessoa no processo socioeducativo na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Aborda a importância do trabalho em EJA na educação da pessoa idosa; analisa aspectos educativos que concretizam o acesso e a permanência da pessoa idosa na UATI; amplia a discussão ao investigar e buscar compreender as práticas educativas e sociais que asseguram o programa enquanto materialização de política pública; estabelece relação entre o processo de educação escolar e social dos partícipes da UATI que garante o desempenho qualitativo do Programa. Adotada a pesquisa com abordagem qualitativa com o viés fenomenológico, evidencia o caráter descritivo da investigação, a autobiografia como dispositivo metodológico, instrumentaliza e adota como fonte geradora de corpus da pesquisa a entrevista narrativa. A discussão remeteu ao conceito da EJA, abarcou o recorte histórico da construção da educação da pessoa idosa na Bahia, a importância e o significado da UATI enquanto política pública na educação continuada, compreendendo o processo socioeducativo concernente à trajetória de vida da pessoa idosa, os desafios pela manutenção da qualidade formativa para os atores sociais. Nas narrativas autobiográficas buscou perceber a ótica e o sentimento do sujeito-aprendente do espaço educacional inovador, da ressignificação da vida na fase idosa e da reconstrução de si a partir de aprendizagens e saberes vivenciados no ambiente socioeducativo da UATI. As análises autobiográficas revelaram uma educação voltada para um envelhecimento bem-sucedido, com autonomia, bem-estar, melhoria da qualidade de vida, inclusão social em que a evolução pessoal dos sujeitos-aprendentes advém do modelo de educação socioeducativa com prática educativa voltada para a subjetivação, aceitação de “si”, consciência de “si” e do desejo e necessidade de aprender ao longo da vida.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária: construindo caminhos para o desenvolvimento local do povoado alto, Tucano, Bahia(2020-03-25) Martins, Juliana Andrade do Carmo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Romão, Eliana Sampaio; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Neiva, Luiz Paulo AlmeidaEste estudo tem como objetivo construir uma proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no contexto do Povoado Alto em TucanoBahia, com o intuito de respondermos ao problema de pesquisa sobre qual a proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Povoado Alto, em Tucano- Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia Design Based Research (DBR), traduzida como Pesquisa Aplicação, a qual pode ser utilizada para o desenvolvimento de teorias, artefatos e práticas pedagógicas, visando seu uso em processos de ensino-aprendizagem, formal ou não formal. Escolhemos a abordagem da Pesquisa Aplicação ou DBR por apresentar métodos e características que dialogam com a concepção dialógica de educação de Paulo Freire que adotamos como base teórica e prática para esta pesquisa. Mediante o uso da abordagem metodológica e a partir das reflexões oriundas do estudo do contexto sócio-histórico do Povoado Alto, bem como das discussões sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e educação, optamos por desenvolver rodas de conversas temáticas como proposta de educação para o TBC com os jovens e adolescentes altenses. As rodas de conversas propiciaram um processo de educação para o Turismo de Base Comunitária enraizado na história e cultura local. Os resultados, como a criação de roteiros e recebimento de visitantes, criação de uma biblioteca comunitária e ecomuseu, realização de eventos como o pôr do Sol cultural, revelam que a roda de conversa ancorada nos conhecimentos do contexto sóciohistórico do Povoado, na educação dialógica e popular e nos princípios do TBC é uma proposta adequada para o processo de educação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade altense.
- ItemEducação profissional no território de identidade irecê: uma análise do Centro Territorial (CETEP)(2016-04-20) Silva, Isabel Salviano da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Lima, Antonio Almerico Biondi; Amorim, Antonio; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como escopo principal o debate da relação: Educação Profissional e Território de Identidade, que pretendeu fazer análise da atuação do Centro Territorial de Educação Profissional CETEP no Território de Identidade. Para orientar a pesquisa partiu-se da seguinte questão de que maneira o CETEP-Irecê atua no Território de Identidade de forma a atender as especificidades do contexto onde está inserido, visto que a Educação Profissional da Bahia é pensada a partir das demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade. Tendo como objetivo geral analisar a atuação do CETEP-Irecê no Território de Identidade, verificando como este atende às especificidades socioeconômicas e ambientais do contexto no qual está inserido. Os seguintes pontos foram pontuados como objetivos específicos: 1. Identificar e analisar a forma de atuação da gestão escolar desenvolvida no CETEP-Irecê; 2. Investigar a maneira que está sendo implantada a Proposta Curricular no CETEP-Irecê, orientado pelo Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia; 3. Analisar a inserção dos egressos 2013 no mundo do trabalho, com ênfase nos cursos de Agropecuária, Enfermagem e Administração. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de estudo de caso, para coleta de informações, fez-se pesquisa documental em documentos dados da instituição, visitas e observações, bem como questionários semiestruturados com parceiros, estudantes egressos dos cursos pesquisados, municípios, colegiado territorial, professores e equipe gestora. Diante da pesquisa realizada conclui-se que o CETEP-Irecê contribui significativamente com tais aspectos, oferecendo alguns cursos que atendem as características do território, não só os que foram aprofundados neste estudo. Mas a gestão do Centro precisa ser fortalecida de forma a aperfeiçoar sua atuação junto ao TI-Irecê e assim efetivar os objetivos educacionais, sociais, ambientais, econômicos e políticos da Educação Profissional da Bahia.
- ItemEntre o prescrito e o praticado: um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia(2017-07-14) Santos, Maria Candeias Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antonio; Neiva, Nordélia CostaEsta dissertação apresenta um estudo sobre a educação em espaço prisional, por sua vez é um estudo de caso intitulado “Entre o prescrito e o praticado: Um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia”. São os objetivos desta pesquisa compreender e analisar o currículo prescrito e o currículo praticado da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e os discursos dos professores encontrados nos portfólios; proceder à descrição da legislação prisional brasileira e a legislação baiana sobre a EJA em prisões, em específico o Plano Estadual de Educação Prisional do Estado da Bahia. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da investigação, recorremos à pesquisa bibliográfica que serviu como referência para a revisão teórica específica, a pesquisa documental no sentido de estabelecer um elo com o marco legal que trata da educação em presídios; os questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas para apreender a realidade dos sujeitos e do lócus investigado, visto que é de significativa relevância compreender as falas dos sujeitos pesquisados. Esta é uma investigação desenvolvida entre abril de 2016 e abril de 2017, o que possibilitou um contato direto com pessoas que fazem acontecer a EJA dos privados de liberdade na Escola Professor George Fragoso Modesto. Trata-se de uma investigação empírica, de técnica instrumental estudo de caso que nos revelou que os sujeitos pesquisados possuem discursos e práticas voltadas para a Educação em Direitos Humanos, contudo manifestam interesse em maiores conhecimentos e aprofundamento sobre o tema. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em seis capítulos, os quais apresentam algumas reflexões em torno da EJA prisional, os aspectos legais da EJA prisional, o Currículo da EJA prisional, a trilha metodológica, os achados e a tessituras sobre o Currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e por fim, a Proposição de uma Cartilha em Educação em Direitos Humanos e EJA Prisional para os professores da Escola Professor George Fragoso Modesto, em Salvador – Bahia, que dará subsídio para o fortalecimento do currículo em uma Educação para e em Direitos Humanos.
- ItemEscolarização básica no chão da empresa: o olhar reflexivo dos egressos(2016-07-04) Silva, Marlene Souza; Amorim, Antonio; Costa, Patrícia Lessa Santos; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação tem como proposta a análise da política pública de escolarização básica Programa Posto de Extensão, de iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com Empresa Insinuante. Essa política objetivou ampliar o atendimento e a oferta da educação de jovens e adultos para o espaço da empresa com um currículo específico. Com base nesse diferencial surgiu o interesse em investigar as implicações dessa política na formação geral e na qualificação profissional do estudante trabalhador egresso do Posto de Extensão Insinuante. Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar as implicações desta política na formação geral e na qualificação profissional dos estudantes trabalhadores egressos, compreendendo a formação geral e a formação profissional na perspectiva humana e emancipatória. Neste contexto, para atingir o objetivo proposto, buscamos especificamente conhecer a política e analisar as relações entre escola e trabalho do lugar social dos estudantes trabalhadores egressos; identificar as implicações na formação geral e na qualificação profissional, com base na visão dos trabalhadores estudantes egressos e; elaborar orientações para subsidiar os municípios na construção de políticas públicas para a educação básica na modalidade da educação de jovens e adultos. Para a fundamentação teórica sobre a educação de jovens e adultos e as políticas de escolarização básica, os movimentos sociais, os fóruns de educação de jovens e adultos e a educação e trabalho dialogamos com Barros (2011), Gadotti (2013), Paiva (1987), Di Pierro e Haddad (2000); Arroyo (2012), Freire (2005), Gohn (2008); Urpia (2009); Ciavata (2010), Frigotto (2006 e 2012), Manfredi (2013), J. Paiva (2002), Saviani (2007). Como caminho metodológico, optamos pela abordagem qualitativa e utilizamos as referências: Alvântara e Vesce (2008) e Macedo (2010); como processo de instrumentalização técnica escolhemos o estudo de caso combinado com o grupo focal, análise documental e entrevista semiestruturada, para complementar as informações. Como resultados foram constatados: a importância do Programa Posto de Extensão como política exclusiva para os trabalhadores do Estado da Bahia; o estabelecimento da parceria entre governo e sociedade civil como garantia do direito à educação; a importância da extensão da escola até o espaço da empresa como oportunidade de continuar e concluir os estudos; o fortalecimento da identidade do trabalhador com a diferenciação entre o trabalhador que estuda e o estudante que trabalha; a formação humana e a qualificação profissional, compreendidas como melhoria das condições de vida pelo trabalho.
- ItemA formação continuada dos gestores escolares em atuação na educação de jovens e adultos em Salvador e Região Metropolitana: limites e possibilidades(2018-06-20) Felinto, Maria Angélica de Souza; Amorim, Antonio; Costa, Patrícia Santos Lessa; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como questão problema: como a formação continuada dos Gestores Escolares que atuam na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana, tem contribuído para o fortalecimento da práxis gestora democrática no ambiente escolar? O objetivo geral foi analisar a formação continuada oportunizada aos Gestores Escolares da EJA, em atuação nos ambientes escolares de Salvador e no âmbito da região metropolitana, visando identificar os limites e as possibilidades da formação. Os objetivos específicos propuseram identificar os principais desafios para a gestão escolar nas escolas públicas do contexto investigado; compreender se as ofertas de formação desenvolvidas com os gestores das escolas públicas, articulam os saberes e os conhecimentos que visam fortalecer a atuação na gestão da EJA de forma a contribuir para o fortalecimento de práticas participativas; colaborar com a construção de uma proposta coletiva para a implantação de espaços dialógicos e formativos nos ambientes escolares da rede pública de ensino, por meio da metodologia dos Círculos de Diálogo, valorizando os conhecimentos teóricos sobre a EJA, os saberes práticos construídos pelos gestores escolares no exercício da atuação, assim como as práticas inovadoras que possam favorecer o desenvolvimento da gestão em EJA através da tomada de decisão coletiva. Nesta perspectiva, o itinerário investigativo adotou a pesquisa aplicada como natureza essencial do processo que teve como abordagem a pesquisa qualitativa. A estratégia técnica foi a pesquisa participante, uma vez que consideramos a possibilidade de o pesquisador compartilhar da vivência dos sujeitos investigados, através da utilização de instrumentos para este fim como, entrevista semiestruturada, observação participante e desenvolvimento de Círculos de Diálogo, que foram interpretados a partir do retorno à questão problema, como norteadora das decisões que possibilitaram a conquista do objetivo geral e a compreensão do objeto de pesquisa. A análise das informações foi orientada por meio da entrada em cena dos objetivos específicos, fundamentados teoricamente nesta Dissertação, e a obtenção e sistematização dos dados empíricos da investigação, detalhados e triangulados para melhor compreensão do objeto. Realizamos extensa revisão bibliográfica, que fundamentou os estudos sobre a relação entre a gestão escolar e a EJA como direito, evidenciando os impasses como desafios da formação, através das contribuições de Domingues (2014), Lück, Freitas, Girling e Keith (2012), Dellapiene (2006), Cury (2006 e 2008), Arroyo (2005), Freire (1997,1999), Amorim (2012), Libâneo (2012), Lima (2007) Luz e Jesus (2006), Gadotti (2009), Lück (2012 e 2014), Cury (2007), Paro (1988), Gadotti e Romão (2012) e Libâneo (2012, 2015), dentre outros. Os resultados das informações produzidas no campo apontaram para a necessidade de se desenvolver uma formação continuada nos ambientes escolares de forma dinâmica, tendo a efetiva participação dos gestores no processo, apontando soluções para as dificuldades vivenciadas, através do Círculo de diálogo como metodologia legítima para a formação, assim como a necessidade de realizar um trabalho coletivo que fortaleça a democracia participativa no ambiente escolar.
- ItemFormação de educadores de jovens e adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-Bahia(2015-08-20) Duques, Maria Luiza Ferreira; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Freitas, Katia Siqueira deA educação de jovens e adultos é um campo de práticas que transcende os limites da escolarização em sentido estrito já que ela abarca processos de formação diversos. No contexto em que nos inserimos, pensar na formação do educador de jovens e adultos requer um olhar atento sobre a prática educativa e a formação inicial e continuada desses educadores, uma vez que não é possível prosseguirmos com o improviso nos processos formativos de jovens e adultos, produto da fragilidade da formação destinada à modalidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar as necessidades formativas dos educadores da EJA do município de Matina, Bahia, a fim de desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos formativos de educadores e educandos. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1977), (1996), (2001), (2005), (2007); Gadotti (2003); Ireland (2013); Torres (2009); Haddad e Di Pierro (2000); Amorim (2007); Machado (2000), (2001); Moura (1999), (2006); Soares (2006), (2007), (2009); Arroyo (2005), (2001); Charlot (2008); Tardif (2002); Pimenta (1999); Nóvoa (1992); Ventura (2012), dentre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta e produção de dados, lançamos mão da observação com registro em diário de campo e de entrevista semiestruturada com 08 educadores e 06 gestores da educação municipal que atuam junto à EJA. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo. O estudo revelou que os educadores, que em sua quase totalidade, possuem Licenciatura em Pedagogia, evidenciaram as carências formativas com foco nas especificidades da EJA durante seus cursos de graduação. Todos os participantes da pesquisa são efetivos no serviço público e possuem uma extensa jornada de trabalho semanal, intensificada pelo fato de que todos os educadores da EJA são, também, professores do ensino regular. Diante das dificuldades de atuação junto à EJA, os educadores revelaram que suas maiores necessidades formativas são necessidades relacionadas à prática docente; aos próprios educadores; à gestão da escola de EJA; ao currículo e à formação continuada, sendo que as necessidades correlatas à formação continuada foram enfatizadas como o maior empecilho para o desenvolvimento do trabalho na EJA. Percebemos que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida nas classes da EJA e as aprendizagens dos educandos. As necessidades formativas dos educadores implicam práticas ainda pouco articuladas às especificidades da EJA, o que conduz a uma limitação nas aprendizagens dos educandos. Os apontamentos do estudo indicam que incidir os olhares sobre a formação dos educadores, com propostas e ações concatenadas aos preceitos da modalidade, significa melhorar a qualidade da educação ofertada em EJA e, consequentemente, promover a melhoria das condições de escolarização e de vida dos educandos. Para isso, faz-se urgente a instituição de políticas públicas para a EJA, pois, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, os educadores, diante de todas as limitações, ainda buscam individualmente ou de forma coletiva, os subsídios possíveis para a formação e para o desenvolvimento das práticas. É preciso, portanto, respeitar o trabalho desses educadores, pois eles se fazem educadores da modalidade e, por suas próprias experiências e práticas, constroem a docência na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemFormação docente e TIC: a colaboração nas práticas pedagógicas da EJA(2017-12-20) Castro, Welton Dias; Amorim, Antonio; Matta, Alfredo; Souza, Lanara Guimarães deAs tecnologias da informação e comunicação ganham cada vez mais espaço no contexto educacional, em contrapartida os adultos, em geral, especialmente aqueles com baixa escolaridade, pouco acompanham os desenvolvimentos tecnológicos nessa área. Assim, nesta pesquisa, através de um projeto de intervenção, foi trabalhada a questão de pesquisa que surge da inquietação: de que maneira se dá a inserção das TICs nas práticas educativas, procedimentos educacionais e organizacionais nas escolas públicas municipais de Guanambi no contexto da Educação de Jovens e Adultos? Para trabalhar essa questão de pesquisa traçamos como objetivo geral investigar o processo de melhoria da qualidade educacional em Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino de Guanambi, observando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e, como objetivos específicos: analisar junto às professoras e gestoras quais são os equipamentos tecnológicos e a infraestrutura disponíveis para fortalecer o ambiente educacional da EJA; identificar o uso das TICs no contexto da EJA na rede municipal de ensino de Guanambi e desenvolver um ambiente educacional Web estruturado na plataforma Moodle planejado colaborativamente. Quanto à natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, de abordagem qualitativa, cujo procedimento estratégico foi o da pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados na investigação englobam a observação participante, entrevistas semiestruturadas e discussões em grupo através de sessões dialógicas reflexivas. Neste sentido, a pesquisa apresenta enfoque interpretativo e pauta no tipo de investigação descritiva, pois analisamos os relatos e observações a partir da formação continuada ministrada com gestoras e professoras da EJA. As informações foram analisadas segundo pressupostos metodológicos da triangulação de dados, e por meio desse viés metodológico foram construídos os principais dados que resultam a pesquisa aplicada, sobre os quais tecemos reflexões. Entre os autores que contribuíram com a nossa fundamentação estão no capítulo 3: Educação e tecnologia na contemporaneidade, Labidi (2010), Lévy, 1999), Papert (1988), Mello (2005), Fino (2003), Rezende (2002), Chaves (2006), Vasconcelos (1996), Takahashi (2000), Nóvoa, Moran (2004) e Germano (2006); no capítulo 4: Formação continuada para EJA no uso das TICs, Carvalho (2009), Haddad (1994), Freire (1980.), Fonseca (2002), Unesco (2009), Milton Santos (2000), Arroyo (2003), Gonçalves, (2009) e Grinspun (2001); e no Capítulo 5: Resultados da pesquisa aplicada colaborativa: uso das TICs no processo de inovação da EJA na rede municipal de ensino de Guanambi, André (2016), Amorim (2012), Assmann (2005), Coscarelli (2016), Gimeno Sacristán (1998, 2010), Jardilino e Araújo (2014), Matta (2006), Moran (2012), Silva (1995) e Tajra (2001). Os resultados alcançados compreendem a identificação de problemas estruturais, tecnológicos e de apoio técnico para o uso das TICs por parte das gestoras, professores e alunos da EJA nas escolas investigadas; ao despreparo docente para aplicação das TICs nas atividades pedagógicas; à apresentação de propostas para solucionar os problemas identificados e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem estruturado na Plataforma Moodle a partir da colaboração dos participantes. Concluímos destacando a necessidade de construção de um plano de ação, em nível de rede municipal, contemplando a adequação da estrutura física e o apoio ao educador para uso das TICs. Destacamos ainda a necessidade de qualificação profissional, a construção de uma rede colaborativa de informações e o desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais digitais que se adequem ao contexto sociocultural da comunidade escolar.
- ItemGênero, e sexualidade na organização curricular: intervenções colaborativas na formação dos sujeitos jovens e adultos(2017-12-05) Rosa, Naiara de Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica ValériaO presente estudo insere-se no campo das relações de gênero e sexualidade humana na Educação de Jovens e Adultos. A questão da pesquisa tem relevância pela possibilidade de construção formativa das temáticas através do contexto curricular da modalidade de EJA. Analisar as possibilidades de construção das temáticas com a Educação de Jovens e Adultos foi o objetivo geral da pesquisa. O lócus do estudo, foi a Escola Municipal São Gonçalo do Retiro em Salvador – Bahia, em colaboração com onze discentes e o docente da turma de EJA. Com a finalidade de compartilharmos espaços dialógicos das temáticas, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma metodologia de inspiração colaborativa, focada na construção e reconstrução de percepções das temáticas no processo de formação humana. E como estratégia para produção de dados, realizamos sessões coletivas de diálogo com os princípios da colaboração, a pesquisa-formação. A análise dos dados foi composta pela integridade das falas dos/as partícipes, com o suporte das referências de estudiosos/as que discutem as questões da pesquisa. O estudo aponta que espaços dialógicos relacionadas a gênero e sexualidade ainda encontram sérios impasses para efetivação de práticas formativas na modalidade. Contudo, os resultados demonstram possibilidades formativas, sistematização do currículo, nas relações atreladas à escola; pois é impossível desprender a escola dessas temáticas, por integrar a formação humana na conexão da construção do conhecimento em problematizações no contexto da EJA. Os espaços dialógicos interventivos possibilitaram desvelar nos dizeres e saberes dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente correlatos as temáticas. Assim, o estudo conclui que, para além da perspectiva de contribuir com o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa, o fato de termos vivenciado espaços formativos das temáticas com os/as partícipes da EJA foi a efetivação do objetivo central deste estudo. Neste sentido, foi provocado, sensações e inquietações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa que contempla gênero e sexualidade em colaboração com os sujeitos da EJA.
- ItemGestão das políticas públicas de acesso e de permanência do aluno da EJA, nos planos de educação dos municípios no oeste baiano(2019-11-08) Cassol, Atenuza Pires; Amorim, Antonio; Silva, Francisca de aula Santos da; Cunha, Maria CoutoNesta dissertação faz-se a discussão temática a partir da questão de como estão sendo planejadas e implementadas as políticas públicas nas redes municipais de ensino da Região Oeste da Bahia quanto ao acesso e à permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta perspectiva, destaca-se que o objetivo central é analisar e propor ações nos Planos Municipais de Educação (PME’s) na Gestão das Políticas Públicas, no sentido de promover acesso e permanência dos alunos da EJA nas escolas dos municípios da Região Oeste da Bahia. Ainda, cabe salientar que o presente trabalho tencionou investigar as políticas públicas nos Planos Municipais de Educação para atendimento ao direito à educação, analisando a implementação das políticas organizadas nos PME’s, na perspectiva de assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da EJA, propondo, para o sistema de ensino municipal, estratégias e ações adicionais ao PME para melhoria do ensino e qualidade na EJA. Traçado o percurso metodológico, é importante dizer que esse se deu por meio da abordagem qualitativa e do procedimento estratégico ancorado na pesquisa de campo. Para a formação do corpus da pesquisa, o dispositivo utilizado foi o questionário semiestruturado consubstanciado por fontes documentais oficiais, sendo sujeitos da investigação dez Secretários de Educação dos municípios do Oeste da Bahia. A pesquisa foi realizada a partir do estudo voltado para: as políticas na EJA; os PME’s, as metas e estratégias; a formação dos professores; o Projeto Político Pedagógico; o currículo e a gestão de acesso e permanência dos alunos da EJA. Seguindo categorização e análise das informações geradas pelo questionário, os resultados apontaram ser o grande desafio para os gestores e secretários de educação no cumprimento das metas voltadas para a EJA frente à insuficiência dos investimentos direcionados para garantir uma educação de qualidade, com professores capacitados, infraestrutura adequada e atender as demandas dos sujeitos. Assim, chegou-se à conclusão de que a adoção de políticas públicas contribui para a construção da cidadania e da subjetivação dos alunos, haja vista a recomendação da ampliação de metas e estratégias visando o aumento da oferta, assim como salvaguardar a permanência dos alunos nas escolas e, além disso, promover a qualidade do processo formativo voltado para o sucesso profissional e humano na garantia de direitos dos estudantes da EJA.
- ItemA gestão escolar da EJA na rede pública de ensino da microrregião de Gandu: saberes, práticas e inovação(2021-03-04) Santos, Silvany Silva dos; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Freitas, Kátia Siqueira de; Costa, Patrícia Lessa dos SantosEsta dissertação apresenta um estudo sobre a Gestão Escolar na Educação de Jovens e Adultos na Microrregião de Gandu, tendo como colaboradores os diretores, vice-diretores e coordenadores. O foco do estudo deu-se na perspectiva dos saberes, práticas e inovações que esses profissionais desenvolvem nessa modalidade de ensino. O trabalho foi elaborado na tentativa de responder a seguinte questão: de que maneira os saberes, as práticas e os desafios da gestão escolar repercutem no desenvolvimento dos sujeitos da EJA? O objetivo geral foi analisar as ações da gestão escolar que dinamizam e impulsionam a Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos, foram propostos: investigar, por meio de observações e participação colaborativa junto aos sujeitos da pesquisa, o papel desenvolvido pela gestão escolar nas práticas do fazer pedagógico e as atitudes que incentivam a concretização do percurso de aprendizagem dos educandos da EJA; identificar as práticas inovadoras, os saberes e os desafios presentes na gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos que fortalecem o protagonismo escolar e social dos sujeitos da EJA. Quanto à abordagem, optamos pela qualitativa, já que, nesta pesquisa, estudamos as ações gestoras, dificuldades, práticas e inovações dentro do campo educacional. Para dar direcionamento à pesquisa, escolhemos como procedimento estratégico a pesquisa colaborativa, pois, por meio desse procedimento, houve a construção de conhecimento no trabalho em conjunto; o instrumento utilizado na investigação foram as Rodas de Conversa Virtuais e a aplicação de questionários via Google Forms. Este trabalho dissertativo está dividido em seis capítulos. No primeiro, apresentamos a temática, os objetivos, o quadro preliminar da EJA, as experiências docentes e acadêmicas da pesquisadora. O segundo capítulo é formado pelos procedimentos metodológicos da pesquisa, a abordagem, a caracterização do lócus e dos sujeitos. Em seguida, situamos uma discussão sobre o processo da gestão escolar, destacando os saberes, práticas e a inovação no terceiro capítulo. Já o quarto capítulo discorre sobre o perfil do grupo gestor, destacando seus desejos, formação e o papel como pesquisador, a gestão democrática e o panorama da EJA na Bahia. Os resultados da pesquisa estão expostos no quinto capítulo, com a análise das práticas gestoras na EJA, a inovação e os desafios da Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia. O produto da pesquisa é um blog cuja proposta é apresentar as práticas inovadoras, resultantes da pesquisa, como também atividades contemporâneas que constam no processo da pesquisa, a exemplo de depoimentos de gestores, relatórios de ações e experiências emergentes da roda de conversa, depoimentos de professores e alunos, fotografias e outros elementos pertencentes ao campo pesquisado. Ao fim da escrita desta dissertação, concluímos que o trabalho do grupo gestor é fortalecido por práticas inovadoras, a gestão é compartilhada, há processos de avaliação, diagnósticos e autoavalição, bem como responsabilidade com a função que exerce e se acredita na educação como forma de emancipar o sujeito da EJA.
- ItemGestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA(2015-10) Amorim, Antonio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica ValeriaO livro,'Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA', é uma produção do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um conjunto de pesquisas realizadas pelos professores, alunos do Programa e especialistas convidados que focaliza a gestão, as políticas públicas e o processo de formação docente, no âmbito da educação contemporânea. É uma publicação que surge da necessidade de se analisar a 'escola brasileira', para torná-la um exemplo no campo dos direitos sociais, na oferta de uma educação igualitária repleta de possibilidades pedagógicas, culturais e psicológicas, para todas as pessoas.
- ItemA importância da arte na construção do conhecimento na educação de jovens e adultos, na rede pública de ensino de salvador, na visão do professor formador e dos educandos(2015-12-18) Nascimento, Miriam Araújo; Amorim, Antonio; Dantas, Tânia Regina; Ramos, Maria das Graças MoreiraEste estudo tem como finalidade fomentar a reflexão a respeito da arte, da criação e dos processos criativos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, destacando implicações no currículo e na metodologia desta modalidade de ensino. De forma crítica intencionamos provocar reflexões sobre a formação dos sujeitos da EJA e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos, descoberta da arte e o desenvolvimento da sensibilidade. Enfatizamos, sobretudo, que cada estudante da EJA pode ser considerado um sujeito criativo e ressaltamos a relevância do currículo de Artes, no processo de formação, este deve ainda possibilitar a valorização das singularidades, especificidades e do conhecimento de vida de cada um. Este pressuposto torna-se indispensável na promoção do ensino-aprendizagem na EJA. Nesta pesquisa temos como objetivo geral: estudar a importância que a Arte oferece na formação criadora do estudante da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Salvador, destacando a visão do professor formador e dos educandos neste processo; e, como objetivos específicos: entender como se desenvolve a arte sendo processo criativo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos; identificar como o professor formador da EJA valoriza o estudo da Arte no desempenho curricular do estudante da EJA; e avaliar como o material de arte é trabalhado em sala de aula nas classes da EJA em Salvador. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, contemplando um estudo de caso múltiplo desenvolvido junto a quatro escolas da rede pública de ensino, em Salvador. Para alcançar os resultados foram realizados pesquisas teóricas, observações em sala de aula, questionários e entrevistas. Freire (1990 e 1996), Amorim (2013), Dantas (2012), Ramos (1996), Paiva (2012), Macedo (2013) e Barbosa (2003), dentre outros autores deram embasamento para pesquisa. Através da análise dos dados demonstramos que o processo de criação do conhecimento pode ser um ato artístico, partindo-se da capacidade cognitiva do sujeito, como também, da práxis e consequentemente da produção. Observa-se que a metodologia utilizada pelo professor tem papel expressivo neste desenvolvimento. Constatamos que ao valorizar as experiências, enquanto etapas de formação e de criação de conhecimentos proporcionam-se a possibilidade para que cada jovem, adulto e idoso promova intervenções no mundo e desenvolva sua autonomia. Os pressupostos levantados neste trabalho caminham ao encontro de contribuir para a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que funcione no decurso da vida.
- ItemAs TIC no contexto formativo da EJA: um olhar reflexivo sobre a vida escolar em redes sociais de estudantes do PROEJA(2016) Lima, Jailson Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Souza, Lanara Guimarães de; Amorim, AntonioNa presente dissertação, intitulada As TIC no contexto formativo da EJA: um olhar reflexivo sobre as a vida escolar em redes sociais de estudantes do PROEJA, busca-se refletir sobre as experiências pedagógico-tecnológicas e os itinerários escolares dos sujeitos do Programa Nacional de Educação Profissional Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para isso, partiu-se da seguinte questão de pesquisa: diante do percurso escolar, como as experiências com as TIC se apresentam nas itinerâncias escolares de jovens e adultos do PROEJA? Para tanto, identificaremos os sentidos e expectativas por eles atribuídos à aquisição e aos usos das TIC, associados às experiências do mundo do trabalho e da escola. Algumas experiências e os dados apontados pela pesquisa mostram que pode haver convergência de propósitos entre as TIC e a formação na vida escolar e para a vida, e não apenas de qualificação para o mercado de trabalho, ao qual o PROEJA se propõe a ser uma política educacional de acesso, para proporcionar o ingresso do público de EJA ao ensino médio integrado à educação profissional técnica. A abordagem metodológica de pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa participante. Esta se constitui como possibilidade de o pesquisador implicar-se com as várias vertentes e propostas que confluem para dar corpo a um estilo de trabalho que vê na apropriação coletiva do saber, na produção coletiva do conhecimento, a possibilidade de efetivar o direito que os diversos grupos têm sobre a produção, o empoderamento e a cultura. Pretende-se, ainda, contribuir para as reflexões, análises e interpretações dos saberes pedagógicos e das experiências formativas. O referencial teórico dialogado foi baseado em conceitos como: alfabetização de Jovens e Adultos e PROEJA, por Paiva (1973), Haddad e Di Pierro (1999); Di Pierro (2006), Paulo Freire (1998, 2002), Miguel Arroyo (2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Para tecnologias na educação, Arnaud Lima Jr. (2005), Bonilla e Pretto (2011), André Lemos (2003). Pesquisa qualitativa, Ludke e André (1986) e Haguette (1994). A concepção de formação, Josso (2004). A pesquisa do tipo participante, Brandão e Streck (2006); Pinto (1988) e Gabarrón (2006); Landa, (2006). O estudo discute os percursos históricos e atual da Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos, assim como a relação entre educação e as TIC na vida escolar dos estudantes nos contextos do mundo do trabalho e das redes sociais. Nas conclusões, tecem-se discussões sobre o lugar da profissionalização e da alfabetização e o papel social que a tecnologia assume no cotidiano do mundo do trabalho desses sujeitos, evidenciando o descompasso entre os desejos e as necessidades que os homens e as mulheres da EJA elaboram em referência ao domínio das competências da escolarização na Educação Básica e Educação Profissional e o insucesso diante dos conteúdos escolares poucos significativos. Os dados ainda pretendem trazer à luz do conhecimento a capacidade reflexiva que esses homens e mulheres da EJA demonstram durante as entrevistas, por meio de oralidades em que se evidenciam referências aos processos de aprendizagem para a diversidade cultural e às estratégias de interlocução com a sociedade da informação.
- ItemVulnerabilidade e (in) segurança: as marcas da violência no cotidiano escolar de professores e estudantes da EJA no Território do Sisal - Bahia(2019-03-03) Santos, Marcos César Guimarães dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Mialchi, Nadeje Martins da Rocha; Santos, Lícia Maria Souza dos; Amorim, Antonio; Santos, Cleide Magali dosEsta pesquisa se propõe a investigar as percepções e os impactos das violências no ambiente escolar, de dois municípios da Microrregião do Sisal (Serrinha e Valente), no Estado da Bahia, buscando perceber como afeta o cotidiano e os processos de ensino - aprendizagem de professores e estudantes da educação de jovens e adultos do Território de Identidade do Sisal. A tese central defendida ao longo desta pesquisa é que o desenvolvimento de uma cultura da violência no ambiente escolar compromete o desenvolvimento integral dos estudantes, deteriora o ambiente escolar, afeta o trabalho e a saúde dos docentes e por fim, amplia a evasão escolar e colabora para a perpetuação da fragmentação e desconstrução da educação de jovens e adultos. Do ponto de vista metodológico realizamos um estudo de caso, buscamos abordagens qualitativa (grupo focal, entrevistas e observação participante) e quantitativa (aplicação de questionários, levantamento de dados estatísticos, análises de amostras), entrevistando estudantes, professores e gestores, aliados a imersão no cotidiano das escolas pesquisadas. Em relação ao constructo teórico nos apoiaremos nos estudos de Debardieux (1999); Tavares Santos (2001); Aredt (2004) Bourdieu (2002, 2010), Espinheira (2002, 2004, 2006), por fim, Abramovay (2003, 2004). Dentre os resultados alcançados, identificamos que a violência é elemento determinante na precarização da educação nos múltiplos sentidos desse conceito, pois, as trajetórias dos seus atores ficam marcadas pelas tensões cada vez mais presente e banalizada na sociedade contemporânea. Os sujeitos da EJA despossuídos de instrumentos fomentadores de uma perspectiva de futuro (a Educação neste caso), vivenciam uma instituição escolar ausente, desconectada das suas necessidades e sonhos. A escola precisa construir alternativas e caminhos para contribuir nesse contexto na (re)construção de uma cultura da não violência que transforme as cenas do cotidiano, repensando conceitos e práticas.