Navegando por Autor "Amorim, Antônio"
Agora exibindo 1 - 20 de 39
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAmpliação da Oferta de Vagas da EJA Integrada á Educação Profissional: Uma Proposta para o Proeja no IF Baiano(2018-10-22) Silva, Michele Sena da; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da;Esta pesquisa discute a ampliação da oferta de vagas do PROEJA no IF Baiano, um dos dois institutos federais no estado da Bahia. A instituição oferece cursos de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, a EJA possui uma oferta reduzida, havendo a necessidade do atendimento à Lei n° 5840/2006 que instituiu o PROEJA na Rede Federal e determinou que, no mínimo, 10% do total de vagas oferecidas por essas instituições fossem destinadas a esse programa. Então, questionamos: como o IF Baiano, instituição que oferta desde a Educação Básica à Superior, pode viabilizar a ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para os seus campi? O nosso objetivo geral foi de dialogar sobre a viabilidade de ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para todos os campi do IF Baiano. Os objetivos específicos buscaram discutir o PROEJA enquanto política de EJA que integra a Educação Profissional no IF Baiano; analisar as ações da gestão voltadas para a oferta de vagas do PROEJA no contexto do IF Baiano; e, propor uma sistemática para ampliação da oferta de vagas do programa na instituição. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem foi qualitativa, em que utilizamos como procedimento técnico o estudo de caso múltiplos nas unidades do IF Baiano de Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Serrinha e Reitoria. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, entrevistas e notas de campo. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009–2013) e (2015–2019), os Planos de Ação 2016 e 2017 e a minuta da Política de EJA. Dessa forma, dialogamos Moura e Henrique (2012), Kuenzer (2002), Ramos (2010), Machado (2011, 2016) e Vitorette (2014) para fundamentar as questões do PROEJA; Amorim (2007, 2012, 2017), Lück e colaboradores (2000), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) para embasar a gestão e a participação na instituição escolar; e Paiva (2006, 2007), Arroyo (2014), Pinto (1993), Gadotti (2009) e Gentili (2009) para discutir a EJA. Os resultados demonstram que há caminhos para viabilizar a expansão e a consolidação do PROEJA, mas isso depende de que a gestão compreenda a EJA como estratégica; que existe um leque de desafios cíclicos dentro dos campi, o que justificou a preferência da expansão do programa para unidades onde não há PROEJA; que a divulgação das metas institucionais precisa ter sua eficácia melhorada entre os servidores, buscando minimizar o desconhecimento e as informações truncadas; existe a necessidade de ampliar o diálogo e os meios de participação da comunidade, garantindo uma representação mais fidedigna de suas demandas nos órgãos colegiados; que as metas institucionais para a EJA estão ligadas à manutenção do curso já ofertado; que a ocupação de espaços formativos como o IF Baiano pelo público da EJA é um ato de resistência e luta para essas pessoas. Assim, concluímos que há a necessidade de criação de ambientes de formação e troca de experiências que favoreçam a participação, a integração e a interação entre os membros da comunidade. Palavras-chave: PROEJA. Gestão. Participação. Educação de Jovens e Adultos
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Pereira, Deise Mara Leite de Souza; Ferreira, Érica Valéria Alves; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em SalvadorBahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Souza, Deise Mara Leite de; Ferreira, Érica Valéria Alves; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em Salvador- Bahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemA articulação de uma proposta de formação de professores (as) a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus Da Lapa-BA(2015-09-29) Custodio, Junio Batista; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antônio; Ferreira, Adir LujizA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemAvaliação do ensino médio a distância na educação de jovens e adultos do SESI Bahia(2017-04-18) Freitas, Gisele Marcia de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Amorim, Antônio; Santos, José Jackson Reis dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemCanal de youtube como ferramenta pedagógica inovadora para educação de jovens e adultos do Centro De Educação Monteiro Lobato Em Feira De Santana-BA(2020-10-09) Gonçalves, Taiara Gonzaga; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Amorim, Antônio; Pimenta, Lídia Boaventura; Morgado, Lina Maria GasparA presente pesquisa se propõem investigar a construção de uma ferramenta tecnológica pedagógica, a TV EJA: De olho no mercado de trabalho, por meio do Canal Youtube. Tem como objetivo geral desenvolver uma solução de pesquisa aplicada capaz de ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato. Como objetivos específicos pretendemos Desenvolver entendimento sobre o contexto de Feira de Santana. Verificar os aportes capazes de fornecer engajamento aos jovens estudantes da EJA neste contexto. Construir a solução digital capaz de ajudar no engajamento desses jovens estudantes da EJA. Avaliar a pertinência da solução aplicada. O estudo se dará nos contextos da EJA do Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar). A preocupação centra em compreender a seguinte questão: Que solução tecnológica digital poderá ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato? A pesquisa-aplicação de abordagem qualitativa como o percurso metodológico é utilizada, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconhece os comentários e o Liked e Disliked no Canal, como os principais caminhos para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual o envolvimento considerado como elemento principal para as compreensões a serem feitas. As etapas da pesquisa atendem o princípio de grupo de pesquisa e desenho instrucional da perspectiva interventiva a partir da interação com o contexto em que se origina a demanda, assim como na construção e aplicação do Canal de Youyube há uma intervenção aplicada como produto final refinado nos vários ciclos de aplicação. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a Feira de Santana decorrem das contribuições de POPPINO (1968), OLIVEIRA (2000), SILVA (1997). Para o diálogo sobre a EJA são consideradas as abordagens de HADDAD (1991), BRASIL (1996) e ARROYO (2015). Para embasamento sobre Socioconstrutivismo: MATTA (2012), GODINHO (2020), VIGOTSKY (1991). Para tratar de ferramenta tecnológica, temos SOUSA (2019), BARTON (2015), MORAN (2013), PECHI (2011), PRETTO (2013) e THOMPSON (1998). Ao final do percurso, os alunos jovens matriculados no segundo segmento do ensino fundamental foram engajados e preparados para o mercado de trabalho dentro da própria escola através da TV EJA de olho no mercado de trabalho.
- ItemCírculos de diálogos e práticas de letramentos com as TIC: saberes, fazeres e interfaces com a EJA(2016-06-27) Souza, Amilton Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães de; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEste estudo trata dos “Círculos de Diálogos e Práticas de Letramentos com as TIC: Saberes, Fazeres e Interfaces na EJA”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas; Implementar projeto de intervenção que tenha as TIC como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem da leitura e escrita; Apontar propostas de interface pedagógica associada a tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualiquantitativa, o estudo também é de natureza descritivo-analítica, optamos por uma instrumentalização do Estudo de Caso, a coleta de informações a forma de como foi elaborada e executada nos deu conta de poder realizar uma análise rigorosa das mesmas. Portanto realizamos: as observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); V e VI CONFINTEAS - Conferência Internacional de Educação de Adultos; Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Carvalho (2010); Cascavel (2007); Cruz (2007); Freitas, Alves e Costa (2007); Garcez (2002); Kleiman (1989; 1995); Neves (2003); Pereira (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Soares (2000). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Charlot (2000; 2001); Castells (2001; 2009); Lévy (1993, 1994, 1996 e 2004); Matta (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Santaella (2008); Soares (2002) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à pesquisa de campo e a implementação do Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”, em seguida a categorização, análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos à escola um repensar do currículo, a formação continuada dos professores, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, implantação de práticas dialógicas. Ainda, como resultados obtidos, o projeto de intervenção supracitado pode possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC como interfaces pedagógicas, mas desde que se garantam as rodas de conversas, os temas geradores como fundantes no empoderamento e reconhecimento dos saberes e experiências dos sujeitos; participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção colaborativa e difusão dos saberes.
- ItemAs contribuições do estudo da afetividade para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, nas classes da EJA, considerando a perspectiva da neurociência(2018-07-18) Santos, Herson Conceição dos; Amorim, Antônio; Aquino, Maria Sacramento; Laniado, Ruthy NádiaEsta dissertação representa parte da reflexão da importância da afetividade no processo de aquisição do conhecimento a partir das bases da neurociência, através do estudo do cérebro humano e de suas estruturas e funções, fazendo correlações com a psicogênese. Tem como problemática a seguinte questão: a apropriação dos conhecimentos relacionados à psicogênese e as neurociências, influenciarão o trabalho do professor e o sucesso educacional do aluno, ao se utilizar o potencial afetivo do mesmo em prol de um aprendizado mais elevado, significativo e consolidado, ajudando a reduzir a evasão escolar por parte do aluno da EJA? A pesquisa foi realizada com professores e alunos da EJA I de duas escolas da Rede Municipal de Salvador. A abordagem qualitativa adotada na pesquisa justifica-se por ser a mais adequada ao contexto e coerente aos objetivos propostos, a partir de elementos específicos que serão base para o desenvolvimento da coleta de dados, considerando-se o enfoque na coleta investigativa, sendo a preocupação precípua a compreensão do fenômeno, descrição do objeto de estudo e a realidade social dos fatos. A pesquisa teve caráter participativo em sua instrumentalização, à medida que o pesquisador foi participante, dentro de uma relação com o objeto e com o pesquisado. Para responder aos objetivos propostos, foram feitas reflexões quanto a necessidade de instrumentalizar o educador com saberes contemporâneos sobre a afetividade, considerando as especificidades neurais, emotivas e psicogenéticas; também quanto a possibilitar o educador conhecer a estrutura cerebral responsável pelas relações afetivas do ser humano e reconhecer a importância do estudo da mesma como condição de aprimoramento para melhor desempenhar suas funções; ainda pensar a afetividade e suas relações (interfaces): evasão escolar, aprendizagem significativa e consolidada, construção de uma identidade afetiva e cognitiva. Assim, a partir do estudo de vários teóricos e do diálogo entre as várias concepções defendidas por cada um foi possível realizar a “tessitura” entre Amorim (2012), Aquino (2015), Gardner (1995) que trazem importantes contribuições sobre o sistema escolar e formação de professor. Hall (2015), Rogers (1977) trouxeram importantes contribuições sobre identidade e formação do sujeito. Dalgalarrondo (2011), Consenza (2011), LeDoux (1998) que ajudaram na compreensão da formação do cérebro humano ao longo da história e a importância das neurociências para o processo de ensinoaprendizagem. Migliori (2013), Damásio (2005), Wang e Aamodt (2009), Sartorio (2016) trazem importantes contribuições das neurociências, considerando importantes percepções do cérebro e seu funcionamento nas várias situações enfrentadas pelo indivíduo no dia a dia. Ainda, Otis (2012) traz a relação da dificuldade de aprendizagem, afetividade e as representações sociais. Goleman (1995), Pedreira (1997), Relvas (2008), trazem importantes contribuições para a análise do cérebro emocional.Além de Contribuíram também autores renomados historicamente como Vigotsky (1991), Wallon (1989), Piaget (1974), Leite (2013), Arantes (2003) e Freire (2016) que trazem a relação entre afetividade e aprendizagem dentro de perspectivas diversas defendida por cada autor. . Os resultados evidenciaram que o tipo de relação entre professor e aluno influencia na qualidade da aprendizagem; a apropriação dos conhecimentos neurocientíficos possibilitará intervenções mais adequadas no processo ensino-aprendizagem.
- ItemA coordenação pedagógica na EJA: contribuições para a formação continuada de professores(2018-11-29) Souza, Daniel Amaral Barros; Amorim, Antônio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação tem como tema central o papel da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para desenvolver a discussão desta temática, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma a Coordenação Pedagógica pode contribuir para o processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador? A partir desta pergunta, foi traçado como objetivo geral analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador e como objetivos específicos: discutir com profissionais que atuam na EJA as dificuldades encontradas em sua atuação, com atenção ao papel da Coordenação Pedagógica no contexto escolar; investigar a importância da formação continuada no espaço escolar e como a Coordenação Pedagógica pode contribuir para esse processo, e; apresentar uma proposta de formação continuada para professores da EJA em parceria com Coordenadores Pedagógicos que atuam nessa modalidade abordando questões e características específicas da EJA. O percurso metodológico empreendido para o desenvolvimento desta pesquisa aplicada, teve como abordagem a investigação qualiquantitativa e como procedimento a pesquisa participante. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, rodas de conversa e observação participante. A amostragem da investigação foi constituída por 18 Coordenadores e 8 Professores, atuantes na EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Para colaborar com a discussão, foram trazidos autores que discutem a temática, apresentando suas ideias nos capítulos teóricos. Para tratar sobre a construção da identidade do Coordenador Pedagógico, seu papel e suas atribuições dentro da escola, traz-se Amorim (2007), Libâneo (2015), Rangel (2008), Ferreira (2011), entre outros. Ao refletir sobre as dificuldades da atuação da Coordenação Pedagógica no contexto escolar, tem-se Souza (2010), Placco, Almeida e Souza (2011), Quirino (2015), entre outros, e da responsabilidade da Coordenação em promover os momentos de formação, buscou-se Freitas, Chacon e Girling (2012) Alheit e Dausien (2006), dentre outros. Discutindo sobre Educação de Jovens e Adultos contextualizamos com Arroyo (2006), Beisiegel (2010), Freire (1994) e outros. Aponta-se, por fim, os saberes necessários para a atuação do profissional da EJA contrapondo com ideias de Saviani (1996), Tardif (2000, 2010), Freire (2002), Quirino (2015) e Amorim (2012). Os resultados obtidos foram os seguintes: foi constatado que há uma fragilidade na formação inicial dos profissionais que atuam na EJA, sendo necessário um investimento em formação continuada; a dinâmica diária dos Coordenadores, muitas vezes, encontra dificuldades para que se dediquem às suas atribuições o que prejudica no processo de fortalecimento do seu papel enquanto agente formador; os saberes informados como indispensáveis para a atuação dos profissionais da EJA encontram-se divididos em conceituais, práticos e relacionais. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa participante, mediante a realização da formação por meio das rodas de conversa causou impactos de cinco dimensões: formativa, pessoal, social, socioafetiva e cultural.
- ItemA educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia(2018-12-18) Carvalho, Rita de Cássia Chagas; Amorim, Antônio; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Ana Lúcia CarvalhoEsta dissertação aborda os resultados da pesquisa aplicada, intitulada “A educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia”. O problema que estimulou este estudo foi: A Educação Ambiental na EJA é desenvolvida com ações práticas? O objetivo geral, buscou compreender a prática em Educação Ambiental, de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública municipal, visando possibilitar intervenções na perspectiva de contribuir para a formação dos sujeitos sustentáveis. Nos objetivos específicos procuramos analisar a prática da Educação Ambiental no contexto escolar da EJA; refletir sobre a contribuição da Educação Ambiental na EJA; construir com os professores uma proposta de oficinas em práticas de Educação Ambiental na EJA. O estudo se deu no contexto da EJA de uma escola municipal de Xique-Xique- Bahia, envolvendo professores e alunos. Do ponto de vista da abordagem do problema, optamos pela pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa que melhor define esta investigação é o estudo de caso. Para tanto, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise textual, categorizando os depoimentos dos professores e alunos. As reflexões postas neste trabalho foram mediadas principalmente pelas leituras de Amorim (2015), Andrade ( 2004), Arroyo ( 2005, 2006, 2007), Carvalho (2009), Cury (2002), Gadotti ( 2009), Gomes (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Machado ( 2009), Mendonça (1994), Morin ( 2003), Paiva (2004), Pereira (2007), Soares (2001), Souza ( 2002), que tratam da temática sobre a educação de jovens e adultos e seu contexto nas políticas públicas; Dias (2009), Gonçalves e Sá et al (2012), Lopes ( 2006), Guimarães et al ( 2008),Haddad e Di Pierro ( 2000), Ireland ( 2007), Oliveira ( 2011), Paranhos e Shuvartz (2013), Souza (2002), Varela ( 2013), sobre Educação Ambiental e Freire (1958, 1980, 1996, 1997, 1999, 2009) que perpassa a educação como um todo. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que as práticas em Educação Ambiental na EJA ainda são muito tímidas; constatamos também que a intervenção pedagógica potencializou a prática dos sujeitos nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos mesmos, preparandoos para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. Concluímos afirmando que os impactos gerados pela pesquisa contribuíram para a formação do sujeito ecológico.
- ItemA educação de jovens e adultos no plano municipal de educação de Serrinha/Bahia: desafios e perspectivas(2018) Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros; Amorim, Antônio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laffin, Maria Herminia Lages FernandesEsta dissertação, sob a forma de pesquisa aplicada, apresenta os resultados de uma investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Serrinha, analisando as políticas públicas voltadas para EJA. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: quais as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha na oferta da EJA para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos no Plano Municipal de Educação? O objetivo geral foi o seguinte: analisar as ações do Plano Municipal para implementação das políticas educacionais locais para a garantia da oferta de EJA. Como encadeamento tem-se os seguintes objetivos específicos: investigar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos; analisar como foi concebido no atual Plano Municipal de Educação de Serrinha, à Educação de Jovens e Adultos e o possível alcance deste plano junto à população de jovens, adultos e idosos; construir coletivamente junto aos professores, estudantes, gestores, vice gestores das escolas pesquisadas uma proposta de intervenção com estratégias e ações que possam: a) promover a ampliação e divulgação pública do PME/ Serrinha e, por consequência maior compreensão dos seus objetivos e metas para Educação de Jovens, Adultos e idosos no município; b) contribuir para a compreensão e análise do Plano Municipal de Educação e os desafios para sua viabilização. Trata-se de uma pesquisa aplicada e para tecer a investigação, foi escolhida a abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico foi selecionado a pesquisa participante e como instrumentos de coleta de dados e informações: a observação participante, a entrevista e a análise documental. O corpus da pesquisa, captado pelos instrumentos destacados, foi interpretado e trabalhado através da triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa aplicada indicam que o Plano Nacional de Educação incumbiu estados e municípios de elaborarem seus respectivos planos decenais de educação; lhes possibilitou planejar suas políticas públicas educacionais em âmbito local, favorecendo a prática de planejamento e a compreensão da participação social e do poder local; ficaram demonstrados os desafios em relação a participação, sobretudo da sociedade, das famílias dos estudantes, dos professores da rede estadual e particular do município de Serrinha; o Plano Municipal foi entendido por grande parte da população serrinhense, como uma política de governo e não como política de Estado; o cumprimento das metas destinadas a Educação de Jovens e Adultos figuram como desafios para o município, especialmente pelo limite de investimentos públicos imposto pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016. Enfim os achados da pesquisa referenciam a sugestão de formação e possibilidades de ação que, instituídas, podem ser estendidas a avaliação e ao monitoramento das outras metas ou mesmo de Planos de outros municípios.
- ItemA educação de jovens e adultos no projeto político pedagógico e nas práticas educativas em escolas da rede municipal de Feira de Santana-BA(2016-07-01) Souza, Ana Helena Lima de; Amorim, Antônio; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa se propôs investigar a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas com o objetivo geral de compreender a relação entre as concepções políticas, pedagógicas e organizacionais apresentadas para a educação de jovens e adultos no PPP e a sua relação com as ações práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Feira de Santana. Com os objetivos específicos de: Garantir ao longo da pesquisa um processo colaborativo de investigação e formação, construção de conhecimentos, resultante de reflexões e compreensões sobre as ações pessoais e grupais. Identificar as orientações organizacionais e práticas pedagógicas apresentadas para a educação de jovens e adultos nos projetos políticos e pedagógicos das escolas. Reconhecer as compreensões e visões de professores e gestores sobre a educação de jovens e adultos do contexto real vivenciado. O estudo se deu nos contextos da EJA de três escolas, envolvendo professoras do primeiro segmento da EJA e as gestoras das escolas. A preocupação centrou compreender a seguinte questão: Os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Feira de Santana apresentam orientações para incorporação de processos políticos pedagógicos para educação de jovens e adultos, e as escolas de fato se orientam a partir dos PPP ou adotam outras orientações? A abordagem colaborativa da pesquisa qualitativa foi definida como o percurso metodológico, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconheceu a técnica de Grupo Focal como o principal caminho para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual as falas consideradas como elemento principal para as compreensões a serem feitas. Os Encontros de Estudos atenderam o princípio formativo da perspectiva colaborativa e contextos de apreensões de falas também, assim como na análise documental dos PPP houve o reconhecimento de expressões dos seus sujeitos produtores. A aplicação de questionário visou buscar algumas informações mais precisas em relação ao PPP, de forma a permitir maior inferência entre as informações. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a EJA decorreram das contribuições de Brandão (1981), Gadotti (2014), Laffin (2013), Paiva (2011), Arroyo (2007,2012 e 2013), Soares (2015),Charlot (2013) Paiva e Pinheiro (2013), Tonet (2012) e Freire (1921-1991). Para o diálogo sobre o PPP foram consideradas as abordagens de Veiga (2003-2013), Padilha (2008) e Gandin (1999 e 2000), que convergem no reconhecimento da dialogicidade e coletividade do PPP. Para embasamento sobre gestão: Demo (2012), Amorim (2007), Arroyo (2013), Wendel Freire (2009), Paiva (2011) e Haddad e Di Pierro (2001). Ao final do percurso, reconhecendo o seu rico processo na constituição de sentidos e compreensões para se chegar a algumas evidencias, foi possível identificar como uma resposta à afirmativa de que os projetos políticos pedagógicos das escolas envolvidas na pesquisa não apresentam orientações para incorporar nas escolas processos políticos pedagógicos para a EJA, nem se orientam por outras diretrizes ou referenciais para EJA, o que se estende a outras escolas que compõem a rede pública da EJA no município de Feira de Santana as escolas. O processo de pesquisa nos fez a reafirmar a importância da escola reconstruir o PPP numa perspectiva emancipadora de forma a assegurar à EJA uma formação mais humana, mais conscientizadora e que proponha atividades emancipadoras para os seus estudantes.
- ItemA educação de jovens e adultos nos planos municipais de educação: avanços e desafios da gestão participativa no extremo oeste da Bahia(2018-12-20) Carvalho, Romênia Barbosa de; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Costa, Patrícia Lessa Santos; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA Dissertação apresenta uma reflexão teórica e metodológica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Planos Municipais de Educação (PME), em relação à gestão participativa no extremo Oeste da Bahia, assim, problematiza: em que condições a elaboração e implementação do PME referente as políticas públicas da EJA e o trabalho da gestão participativa estão sendo concretizados na Região Oeste da Bahia? A partir da situação problema desenvolveram-se estudos nas Secretarias de Educação dos municípios em torno dos planos de educação na modalidade da EJA no que tange à análise de metas, participação da comunidade, monitoramento e avaliação do processo. Buscou-se como objetivo geral Analisar a educação de jovens e adultos no desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação em relação aos desafios e avanços da gestão participativa dos municípios do Extremo Oeste da Bahia. A partir deste, foram traçados os objetivos específicos, a saber: investigar as políticas públicas de valorização da modalidade da EJA nos Planos Municipais de Educação; identificar a gestão participativa nos Planos Municipais de Educação a partir dos ciclos formativos de diálogos com Secretários Municipais de Educação; analisar os impactos sociais, culturais, educacionais e políticos no desenvolvimento e qualidade educacional na modalidade EJA com base na efetivação dos PMEs nos municípios da Região Oeste. O aporte metodológico traçado neste percurso foi uma pesquisa aplicada, a partir da intervenção das formações continuadas para os gestores das Secretarias Municipais de Educação. A abordagem adotada foi qualiquantitativa com auxílio da pesquisa de campo enquanto procedimento estratégico. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Foram consultados vinte e três Secretários de Educação e doze membros do grupo colaborativo do Plano Municipal de Educação. Os fundamentos estão pautados nas proposições de Freire (2011; 2005; 2000; 1996; 1987), Gadotti (2016; 2011; 2003), Amorim (2017; 2012; 2007; 2001), Saviani (2014; 2010; 2009b; 2008; 1999; 1996), Bordignon (2008; 2007), Dourado (2011; 2010; 2009; 2008; 2007; 2006), Luck (2000; 2002; 2009; 2011). Com base na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: os secretários e coordenadores do grupo colaborativo afirmaram que 80% dos municípios têm cumprido a meta 08 nos PMEs na oferta de matrícula e permanência, enquanto 20% têm atingido as metas 09, alfabetização de adultos e meta 10, ensino médio profissional; evidenciaram nos posicionamentos dos Secretários e dos coordenadores dos PMEs os avanços na EJA pós PME, como aumento de matrícula e o fortalecimento do processo de alfabetização de adultos nos municípios. Apresenta-se nos PMEs um modelo de gestão burocrático, enfatizado pelos coordenadores, enquanto os secretários afirmaram o modelo da gestão participativa, por contar com a participação de todos. Conclui-se que os sistemas de educação nos municípios precisam investir em políticas públicas de direito para garantir o fortalecimento dos alunos da EJA.
- ItemEducação de jovens e adultos: educação da pessoa e processo socioeducativo na universidade aberta à terceira idade(2019-07-29) Souza Filho, Alcides Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Elizeu Clementino; Rosa, Flávia Goulart Mota GarciaEste estudo trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e discute a educação da pessoa no processo socioeducativo na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Aborda a importância do trabalho em EJA na educação da pessoa idosa; analisa aspectos educativos que concretizam o acesso e a permanência da pessoa idosa na UATI; amplia a discussão ao investigar e buscar compreender as práticas educativas e sociais que asseguram o programa enquanto materialização de política pública; estabelece relação entre o processo de educação escolar e social dos partícipes da UATI que garante o desempenho qualitativo do Programa. Adotada a pesquisa com abordagem qualitativa com o viés fenomenológico, evidencia o caráter descritivo da investigação, a autobiografia como dispositivo metodológico, instrumentaliza e adota como fonte geradora de corpus da pesquisa a entrevista narrativa. A discussão remeteu ao conceito da EJA, abarcou o recorte histórico da construção da educação da pessoa idosa na Bahia, a importância e o significado da UATI enquanto política pública na educação continuada, compreendendo o processo socioeducativo concernente à trajetória de vida da pessoa idosa, os desafios pela manutenção da qualidade formativa para os atores sociais. Nas narrativas autobiográficas buscou perceber a ótica e o sentimento do sujeito-aprendente do espaço educacional inovador, da ressignificação da vida na fase idosa e da reconstrução de si a partir de aprendizagens e saberes vivenciados no ambiente socioeducativo da UATI. As análises autobiográficas revelaram uma educação voltada para um envelhecimento bem-sucedido, com autonomia, bem-estar, melhoria da qualidade de vida, inclusão social em que a evolução pessoal dos sujeitos-aprendentes advém do modelo de educação socioeducativa com prática educativa voltada para a subjetivação, aceitação de “si”, consciência de “si” e do desejo e necessidade de aprender ao longo da vida.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária: construindo caminhos para o desenvolvimento local do povoado alto, Tucano, Bahia(2020-03-25) Martins, Juliana Andrade do Carmo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Romão, Eliana Sampaio; Amorim, Antônio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Neiva, Luiz Paulo AlmeidaEste estudo tem como objetivo construir uma proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no contexto do Povoado Alto em TucanoBahia, com o intuito de respondermos ao problema de pesquisa sobre qual a proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Povoado Alto, em Tucano- Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia Design Based Research (DBR), traduzida como Pesquisa Aplicação, a qual pode ser utilizada para o desenvolvimento de teorias, artefatos e práticas pedagógicas, visando seu uso em processos de ensino-aprendizagem, formal ou não formal. Escolhemos a abordagem da Pesquisa Aplicação ou DBR por apresentar métodos e características que dialogam com a concepção dialógica de educação de Paulo Freire que adotamos como base teórica e prática para esta pesquisa. Mediante o uso da abordagem metodológica e a partir das reflexões oriundas do estudo do contexto sócio-histórico do Povoado Alto, bem como das discussões sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e educação, optamos por desenvolver rodas de conversas temáticas como proposta de educação para o TBC com os jovens e adolescentes altenses. As rodas de conversas propiciaram um processo de educação para o Turismo de Base Comunitária enraizado na história e cultura local. Os resultados, como a criação de roteiros e recebimento de visitantes, criação de uma biblioteca comunitária e ecomuseu, realização de eventos como o pôr do Sol cultural, revelam que a roda de conversa ancorada nos conhecimentos do contexto sóciohistórico do Povoado, na educação dialógica e popular e nos princípios do TBC é uma proposta adequada para o processo de educação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade altense.
- ItemEducação profissional no território de identidade irecê: uma análise do Centro Territorial (CETEP)(2016-04-20) Silva, Isabel Salviano da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Lima, Antonio Almerico Biondi; Amorim, Antônio; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como escopo principal o debate da relação: Educação Profissional e Território de Identidade, que pretendeu fazer análise da atuação do Centro Territorial de Educação Profissional CETEP no Território de Identidade. Para orientar a pesquisa partiu-se da seguinte questão de que maneira o CETEP-Irecê atua no Território de Identidade de forma a atender as especificidades do contexto onde está inserido, visto que a Educação Profissional da Bahia é pensada a partir das demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade. Tendo como objetivo geral analisar a atuação do CETEP-Irecê no Território de Identidade, verificando como este atende às especificidades socioeconômicas e ambientais do contexto no qual está inserido. Os seguintes pontos foram pontuados como objetivos específicos: 1. Identificar e analisar a forma de atuação da gestão escolar desenvolvida no CETEP-Irecê; 2. Investigar a maneira que está sendo implantada a Proposta Curricular no CETEP-Irecê, orientado pelo Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia; 3. Analisar a inserção dos egressos 2013 no mundo do trabalho, com ênfase nos cursos de Agropecuária, Enfermagem e Administração. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de estudo de caso, para coleta de informações, fez-se pesquisa documental em documentos dados da instituição, visitas e observações, bem como questionários semiestruturados com parceiros, estudantes egressos dos cursos pesquisados, municípios, colegiado territorial, professores e equipe gestora. Diante da pesquisa realizada conclui-se que o CETEP-Irecê contribui significativamente com tais aspectos, oferecendo alguns cursos que atendem as características do território, não só os que foram aprofundados neste estudo. Mas a gestão do Centro precisa ser fortalecida de forma a aperfeiçoar sua atuação junto ao TI-Irecê e assim efetivar os objetivos educacionais, sociais, ambientais, econômicos e políticos da Educação Profissional da Bahia.
- ItemO ensino da matemática a partir das práticas pedagógicas na EJA: problematizando o contexto da evasão escola(2018-01-02) Carvalho, José Hélio de; Amorim, Antônio; Alves, Érica Valéria; Batistela, Rosemeire de FátimaEste estudo discute “o ensino da matemática, a partir das práticas pedagógicas na EJA”, problematizando o contexto da evasão escolar”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos compreender como as práticas pedagógicas, a partir do contexto do aluno, no ensino da matemática na modalidade EJA, contribuem para redução da evasão escolar. Para o problema da pesquisa propomos a busca de resposta para a questão: - Como as práticas pedagógicas, em matemática, podem contribuir para a redução da evasão escolar dos alunos da EJA? Os objetivos específicos são: estudar o Projeto Político Pedagógico - PPP, do Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos, para desvelar as práticas pedagógicas que contribuem para a redução da evasão escolar; investigar práticas pedagógicas junto aos discentes que ajudam na aprendizagem da matemática; identificar aquelas que contribuem na redução da evasão escolar; elaborar uma proposta metodológica, a partir da prática/contexto dos alunos, que defina os caminhos percorridos pelos alunos na aplicação do método de ensino/ aprendizagem da matemática. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza descritiva. Escolhemos como dispositivo, o estudo de caso. A coleta de informações foi elaborada e executada de forma, que nos permitiu realizar análise dos resultados. Para tanto, realizamos oficinas, rodas de conversas, observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento da pesquisa denominamos de apropriação dos conceitos como evasão, fracasso escolar e permanência e relativo às concepções e histórico da EJA. Para tanto, buscamos autores como Freire (1977; 1996; 1997; 2000); Ceccon(2000; 2001); Carraher (1982);VI CONFINTEAS – Conferência Internacional de Educação de Adultos; Gil (2002); Trivinos(2015); Yin(2015); Dante(1991; 2007); D`Ambrósio (1996; 1997; 2009; 2017); Ludke(2017); Bogdan e Binklen; Arroyo(2013; 2017); entre outros. No segundo momento dos estudos adentramos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, projetos e cadernetas. O último momento foi à pesquisa de campo e implementação do Projeto de Intervenção “Problematizar o ensino da matemática a partir do contexto do aluno”, em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos ao Colégio que dimensionam estudo sobre a EJA, bem como, autores que tratam o sentido da etnomatemática: forma de educar a partir contexto e da experiência. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino da matemática problematizado, a partir do contexto do aluno, pode reduzir de forma sensível a evasão escolar. Assim, conclui que a prática pedagógica contextualizada para o ensino da matemática, pode estimular o aluno da EJA a desenvolver o raciocínio matemático, a partir de sua realidade, contribuindo para um aprendizado significativo, em compreender situações da matemática em suas vivências educacionais, familiares e profissionais.
- ItemEntre o prescrito e o praticado: um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia(2017-07-14) Santos, Maria Candeias Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antônio; Neiva, Nordélia CostaEsta dissertação apresenta um estudo sobre a educação em espaço prisional, por sua vez é um estudo de caso intitulado “Entre o prescrito e o praticado: Um estudo de caso sobre o currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto, Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador – Bahia”. São os objetivos desta pesquisa compreender e analisar o currículo prescrito e o currículo praticado da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e os discursos dos professores encontrados nos portfólios; proceder à descrição da legislação prisional brasileira e a legislação baiana sobre a EJA em prisões, em específico o Plano Estadual de Educação Prisional do Estado da Bahia. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da investigação, recorremos à pesquisa bibliográfica que serviu como referência para a revisão teórica específica, a pesquisa documental no sentido de estabelecer um elo com o marco legal que trata da educação em presídios; os questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas para apreender a realidade dos sujeitos e do lócus investigado, visto que é de significativa relevância compreender as falas dos sujeitos pesquisados. Esta é uma investigação desenvolvida entre abril de 2016 e abril de 2017, o que possibilitou um contato direto com pessoas que fazem acontecer a EJA dos privados de liberdade na Escola Professor George Fragoso Modesto. Trata-se de uma investigação empírica, de técnica instrumental estudo de caso que nos revelou que os sujeitos pesquisados possuem discursos e práticas voltadas para a Educação em Direitos Humanos, contudo manifestam interesse em maiores conhecimentos e aprofundamento sobre o tema. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em seis capítulos, os quais apresentam algumas reflexões em torno da EJA prisional, os aspectos legais da EJA prisional, o Currículo da EJA prisional, a trilha metodológica, os achados e a tessituras sobre o Currículo da EJA na Escola Professor George Fragoso Modesto e por fim, a Proposição de uma Cartilha em Educação em Direitos Humanos e EJA Prisional para os professores da Escola Professor George Fragoso Modesto, em Salvador – Bahia, que dará subsídio para o fortalecimento do currículo em uma Educação para e em Direitos Humanos.
- ItemEscolarização básica no chão da empresa: o olhar reflexivo dos egressos(2016-07-04) Silva, Marlene Souza; Amorim, Antônio; Costa, Patrícia Lessa Santos; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação tem como proposta a análise da política pública de escolarização básica Programa Posto de Extensão, de iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com Empresa Insinuante. Essa política objetivou ampliar o atendimento e a oferta da educação de jovens e adultos para o espaço da empresa com um currículo específico. Com base nesse diferencial surgiu o interesse em investigar as implicações dessa política na formação geral e na qualificação profissional do estudante trabalhador egresso do Posto de Extensão Insinuante. Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar as implicações desta política na formação geral e na qualificação profissional dos estudantes trabalhadores egressos, compreendendo a formação geral e a formação profissional na perspectiva humana e emancipatória. Neste contexto, para atingir o objetivo proposto, buscamos especificamente conhecer a política e analisar as relações entre escola e trabalho do lugar social dos estudantes trabalhadores egressos; identificar as implicações na formação geral e na qualificação profissional, com base na visão dos trabalhadores estudantes egressos e; elaborar orientações para subsidiar os municípios na construção de políticas públicas para a educação básica na modalidade da educação de jovens e adultos. Para a fundamentação teórica sobre a educação de jovens e adultos e as políticas de escolarização básica, os movimentos sociais, os fóruns de educação de jovens e adultos e a educação e trabalho dialogamos com Barros (2011), Gadotti (2013), Paiva (1987), Di Pierro e Haddad (2000); Arroyo (2012), Freire (2005), Gohn (2008); Urpia (2009); Ciavata (2010), Frigotto (2006 e 2012), Manfredi (2013), J. Paiva (2002), Saviani (2007). Como caminho metodológico, optamos pela abordagem qualitativa e utilizamos as referências: Alvântara e Vesce (2008) e Macedo (2010); como processo de instrumentalização técnica escolhemos o estudo de caso combinado com o grupo focal, análise documental e entrevista semiestruturada, para complementar as informações. Como resultados foram constatados: a importância do Programa Posto de Extensão como política exclusiva para os trabalhadores do Estado da Bahia; o estabelecimento da parceria entre governo e sociedade civil como garantia do direito à educação; a importância da extensão da escola até o espaço da empresa como oportunidade de continuar e concluir os estudos; o fortalecimento da identidade do trabalhador com a diferenciação entre o trabalhador que estuda e o estudante que trabalha; a formação humana e a qualificação profissional, compreendidas como melhoria das condições de vida pelo trabalho.
- ItemA formação continuada dos gestores escolares em atuação na educação de jovens e adultos em Salvador e Região Metropolitana: limites e possibilidades(2018-06-20) Felinto, Maria Angélica de Souza; Amorim, Antônio; Costa, Patrícia Santos Lessa; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como questão problema: como a formação continuada dos Gestores Escolares que atuam na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana, tem contribuído para o fortalecimento da práxis gestora democrática no ambiente escolar? O objetivo geral foi analisar a formação continuada oportunizada aos Gestores Escolares da EJA, em atuação nos ambientes escolares de Salvador e no âmbito da região metropolitana, visando identificar os limites e as possibilidades da formação. Os objetivos específicos propuseram identificar os principais desafios para a gestão escolar nas escolas públicas do contexto investigado; compreender se as ofertas de formação desenvolvidas com os gestores das escolas públicas, articulam os saberes e os conhecimentos que visam fortalecer a atuação na gestão da EJA de forma a contribuir para o fortalecimento de práticas participativas; colaborar com a construção de uma proposta coletiva para a implantação de espaços dialógicos e formativos nos ambientes escolares da rede pública de ensino, por meio da metodologia dos Círculos de Diálogo, valorizando os conhecimentos teóricos sobre a EJA, os saberes práticos construídos pelos gestores escolares no exercício da atuação, assim como as práticas inovadoras que possam favorecer o desenvolvimento da gestão em EJA através da tomada de decisão coletiva. Nesta perspectiva, o itinerário investigativo adotou a pesquisa aplicada como natureza essencial do processo que teve como abordagem a pesquisa qualitativa. A estratégia técnica foi a pesquisa participante, uma vez que consideramos a possibilidade de o pesquisador compartilhar da vivência dos sujeitos investigados, através da utilização de instrumentos para este fim como, entrevista semiestruturada, observação participante e desenvolvimento de Círculos de Diálogo, que foram interpretados a partir do retorno à questão problema, como norteadora das decisões que possibilitaram a conquista do objetivo geral e a compreensão do objeto de pesquisa. A análise das informações foi orientada por meio da entrada em cena dos objetivos específicos, fundamentados teoricamente nesta Dissertação, e a obtenção e sistematização dos dados empíricos da investigação, detalhados e triangulados para melhor compreensão do objeto. Realizamos extensa revisão bibliográfica, que fundamentou os estudos sobre a relação entre a gestão escolar e a EJA como direito, evidenciando os impasses como desafios da formação, através das contribuições de Domingues (2014), Lück, Freitas, Girling e Keith (2012), Dellapiene (2006), Cury (2006 e 2008), Arroyo (2005), Freire (1997,1999), Amorim (2012), Libâneo (2012), Lima (2007) Luz e Jesus (2006), Gadotti (2009), Lück (2012 e 2014), Cury (2007), Paro (1988), Gadotti e Romão (2012) e Libâneo (2012, 2015), dentre outros. Os resultados das informações produzidas no campo apontaram para a necessidade de se desenvolver uma formação continuada nos ambientes escolares de forma dinâmica, tendo a efetiva participação dos gestores no processo, apontando soluções para as dificuldades vivenciadas, através do Círculo de diálogo como metodologia legítima para a formação, assim como a necessidade de realizar um trabalho coletivo que fortaleça a democracia participativa no ambiente escolar.