Navegando por Autor "Amorim, Antônio"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAmpliação da Oferta de Vagas da EJA Integrada á Educação Profissional: Uma Proposta para o Proeja no IF Baiano(2018-10-22) Silva, Michele Sena da; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da;Esta pesquisa discute a ampliação da oferta de vagas do PROEJA no IF Baiano, um dos dois institutos federais no estado da Bahia. A instituição oferece cursos de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, a EJA possui uma oferta reduzida, havendo a necessidade do atendimento à Lei n° 5840/2006 que instituiu o PROEJA na Rede Federal e determinou que, no mínimo, 10% do total de vagas oferecidas por essas instituições fossem destinadas a esse programa. Então, questionamos: como o IF Baiano, instituição que oferta desde a Educação Básica à Superior, pode viabilizar a ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para os seus campi? O nosso objetivo geral foi de dialogar sobre a viabilidade de ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para todos os campi do IF Baiano. Os objetivos específicos buscaram discutir o PROEJA enquanto política de EJA que integra a Educação Profissional no IF Baiano; analisar as ações da gestão voltadas para a oferta de vagas do PROEJA no contexto do IF Baiano; e, propor uma sistemática para ampliação da oferta de vagas do programa na instituição. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem foi qualitativa, em que utilizamos como procedimento técnico o estudo de caso múltiplos nas unidades do IF Baiano de Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Serrinha e Reitoria. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, entrevistas e notas de campo. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009–2013) e (2015–2019), os Planos de Ação 2016 e 2017 e a minuta da Política de EJA. Dessa forma, dialogamos Moura e Henrique (2012), Kuenzer (2002), Ramos (2010), Machado (2011, 2016) e Vitorette (2014) para fundamentar as questões do PROEJA; Amorim (2007, 2012, 2017), Lück e colaboradores (2000), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) para embasar a gestão e a participação na instituição escolar; e Paiva (2006, 2007), Arroyo (2014), Pinto (1993), Gadotti (2009) e Gentili (2009) para discutir a EJA. Os resultados demonstram que há caminhos para viabilizar a expansão e a consolidação do PROEJA, mas isso depende de que a gestão compreenda a EJA como estratégica; que existe um leque de desafios cíclicos dentro dos campi, o que justificou a preferência da expansão do programa para unidades onde não há PROEJA; que a divulgação das metas institucionais precisa ter sua eficácia melhorada entre os servidores, buscando minimizar o desconhecimento e as informações truncadas; existe a necessidade de ampliar o diálogo e os meios de participação da comunidade, garantindo uma representação mais fidedigna de suas demandas nos órgãos colegiados; que as metas institucionais para a EJA estão ligadas à manutenção do curso já ofertado; que a ocupação de espaços formativos como o IF Baiano pelo público da EJA é um ato de resistência e luta para essas pessoas. Assim, concluímos que há a necessidade de criação de ambientes de formação e troca de experiências que favoreçam a participação, a integração e a interação entre os membros da comunidade. Palavras-chave: PROEJA. Gestão. Participação. Educação de Jovens e Adultos
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Pereira, Deise Mara Leite de Souza; Ferreira, Érica Valéria Alves; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em SalvadorBahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Souza, Deise Mara Leite de; Ferreira, Érica Valéria Alves; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em Salvador- Bahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemCanal de youtube como ferramenta pedagógica inovadora para educação de jovens e adultos do Centro De Educação Monteiro Lobato Em Feira De Santana-BA(2020-10-09) Gonçalves, Taiara Gonzaga; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Amorim, Antônio; Pimenta, Lídia Boaventura; Morgado, Lina Maria GasparA presente pesquisa se propõem investigar a construção de uma ferramenta tecnológica pedagógica, a TV EJA: De olho no mercado de trabalho, por meio do Canal Youtube. Tem como objetivo geral desenvolver uma solução de pesquisa aplicada capaz de ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato. Como objetivos específicos pretendemos Desenvolver entendimento sobre o contexto de Feira de Santana. Verificar os aportes capazes de fornecer engajamento aos jovens estudantes da EJA neste contexto. Construir a solução digital capaz de ajudar no engajamento desses jovens estudantes da EJA. Avaliar a pertinência da solução aplicada. O estudo se dará nos contextos da EJA do Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar). A preocupação centra em compreender a seguinte questão: Que solução tecnológica digital poderá ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato? A pesquisa-aplicação de abordagem qualitativa como o percurso metodológico é utilizada, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconhece os comentários e o Liked e Disliked no Canal, como os principais caminhos para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual o envolvimento considerado como elemento principal para as compreensões a serem feitas. As etapas da pesquisa atendem o princípio de grupo de pesquisa e desenho instrucional da perspectiva interventiva a partir da interação com o contexto em que se origina a demanda, assim como na construção e aplicação do Canal de Youyube há uma intervenção aplicada como produto final refinado nos vários ciclos de aplicação. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a Feira de Santana decorrem das contribuições de POPPINO (1968), OLIVEIRA (2000), SILVA (1997). Para o diálogo sobre a EJA são consideradas as abordagens de HADDAD (1991), BRASIL (1996) e ARROYO (2015). Para embasamento sobre Socioconstrutivismo: MATTA (2012), GODINHO (2020), VIGOTSKY (1991). Para tratar de ferramenta tecnológica, temos SOUSA (2019), BARTON (2015), MORAN (2013), PECHI (2011), PRETTO (2013) e THOMPSON (1998). Ao final do percurso, os alunos jovens matriculados no segundo segmento do ensino fundamental foram engajados e preparados para o mercado de trabalho dentro da própria escola através da TV EJA de olho no mercado de trabalho.
- ItemCírculos de diálogos e práticas de letramentos com as TIC: saberes, fazeres e interfaces com a EJA(2016-06-27) Souza, Amilton Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães de; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEste estudo trata dos “Círculos de Diálogos e Práticas de Letramentos com as TIC: Saberes, Fazeres e Interfaces na EJA”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas; Implementar projeto de intervenção que tenha as TIC como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem da leitura e escrita; Apontar propostas de interface pedagógica associada a tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualiquantitativa, o estudo também é de natureza descritivo-analítica, optamos por uma instrumentalização do Estudo de Caso, a coleta de informações a forma de como foi elaborada e executada nos deu conta de poder realizar uma análise rigorosa das mesmas. Portanto realizamos: as observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); V e VI CONFINTEAS - Conferência Internacional de Educação de Adultos; Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Carvalho (2010); Cascavel (2007); Cruz (2007); Freitas, Alves e Costa (2007); Garcez (2002); Kleiman (1989; 1995); Neves (2003); Pereira (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Soares (2000). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Charlot (2000; 2001); Castells (2001; 2009); Lévy (1993, 1994, 1996 e 2004); Matta (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Santaella (2008); Soares (2002) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à pesquisa de campo e a implementação do Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”, em seguida a categorização, análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos à escola um repensar do currículo, a formação continuada dos professores, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, implantação de práticas dialógicas. Ainda, como resultados obtidos, o projeto de intervenção supracitado pode possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC como interfaces pedagógicas, mas desde que se garantam as rodas de conversas, os temas geradores como fundantes no empoderamento e reconhecimento dos saberes e experiências dos sujeitos; participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção colaborativa e difusão dos saberes.
- ItemA coordenação pedagógica na EJA: contribuições para a formação continuada de professores(2018-11-29) Souza, Daniel Amaral Barros; Amorim, Antônio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deEsta dissertação tem como tema central o papel da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para desenvolver a discussão desta temática, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma a Coordenação Pedagógica pode contribuir para o processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador? A partir desta pergunta, foi traçado como objetivo geral analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador e como objetivos específicos: discutir com profissionais que atuam na EJA as dificuldades encontradas em sua atuação, com atenção ao papel da Coordenação Pedagógica no contexto escolar; investigar a importância da formação continuada no espaço escolar e como a Coordenação Pedagógica pode contribuir para esse processo, e; apresentar uma proposta de formação continuada para professores da EJA em parceria com Coordenadores Pedagógicos que atuam nessa modalidade abordando questões e características específicas da EJA. O percurso metodológico empreendido para o desenvolvimento desta pesquisa aplicada, teve como abordagem a investigação qualiquantitativa e como procedimento a pesquisa participante. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, rodas de conversa e observação participante. A amostragem da investigação foi constituída por 18 Coordenadores e 8 Professores, atuantes na EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Para colaborar com a discussão, foram trazidos autores que discutem a temática, apresentando suas ideias nos capítulos teóricos. Para tratar sobre a construção da identidade do Coordenador Pedagógico, seu papel e suas atribuições dentro da escola, traz-se Amorim (2007), Libâneo (2015), Rangel (2008), Ferreira (2011), entre outros. Ao refletir sobre as dificuldades da atuação da Coordenação Pedagógica no contexto escolar, tem-se Souza (2010), Placco, Almeida e Souza (2011), Quirino (2015), entre outros, e da responsabilidade da Coordenação em promover os momentos de formação, buscou-se Freitas, Chacon e Girling (2012) Alheit e Dausien (2006), dentre outros. Discutindo sobre Educação de Jovens e Adultos contextualizamos com Arroyo (2006), Beisiegel (2010), Freire (1994) e outros. Aponta-se, por fim, os saberes necessários para a atuação do profissional da EJA contrapondo com ideias de Saviani (1996), Tardif (2000, 2010), Freire (2002), Quirino (2015) e Amorim (2012). Os resultados obtidos foram os seguintes: foi constatado que há uma fragilidade na formação inicial dos profissionais que atuam na EJA, sendo necessário um investimento em formação continuada; a dinâmica diária dos Coordenadores, muitas vezes, encontra dificuldades para que se dediquem às suas atribuições o que prejudica no processo de fortalecimento do seu papel enquanto agente formador; os saberes informados como indispensáveis para a atuação dos profissionais da EJA encontram-se divididos em conceituais, práticos e relacionais. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa participante, mediante a realização da formação por meio das rodas de conversa causou impactos de cinco dimensões: formativa, pessoal, social, socioafetiva e cultural.
- ItemA educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia(2018-12-18) Carvalho, Rita de Cássia Chagas; Amorim, Antônio; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Ana Lúcia CarvalhoEsta dissertação aborda os resultados da pesquisa aplicada, intitulada “A educação ambiental na educação de jovens e adultos: as práticas dos sujeitos ensinantes e aprendentes em uma escola de Xique-Xique- Bahia”. O problema que estimulou este estudo foi: A Educação Ambiental na EJA é desenvolvida com ações práticas? O objetivo geral, buscou compreender a prática em Educação Ambiental, de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública municipal, visando possibilitar intervenções na perspectiva de contribuir para a formação dos sujeitos sustentáveis. Nos objetivos específicos procuramos analisar a prática da Educação Ambiental no contexto escolar da EJA; refletir sobre a contribuição da Educação Ambiental na EJA; construir com os professores uma proposta de oficinas em práticas de Educação Ambiental na EJA. O estudo se deu no contexto da EJA de uma escola municipal de Xique-Xique- Bahia, envolvendo professores e alunos. Do ponto de vista da abordagem do problema, optamos pela pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa que melhor define esta investigação é o estudo de caso. Para tanto, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise textual, categorizando os depoimentos dos professores e alunos. As reflexões postas neste trabalho foram mediadas principalmente pelas leituras de Amorim (2015), Andrade ( 2004), Arroyo ( 2005, 2006, 2007), Carvalho (2009), Cury (2002), Gadotti ( 2009), Gomes (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Machado ( 2009), Mendonça (1994), Morin ( 2003), Paiva (2004), Pereira (2007), Soares (2001), Souza ( 2002), que tratam da temática sobre a educação de jovens e adultos e seu contexto nas políticas públicas; Dias (2009), Gonçalves e Sá et al (2012), Lopes ( 2006), Guimarães et al ( 2008),Haddad e Di Pierro ( 2000), Ireland ( 2007), Oliveira ( 2011), Paranhos e Shuvartz (2013), Souza (2002), Varela ( 2013), sobre Educação Ambiental e Freire (1958, 1980, 1996, 1997, 1999, 2009) que perpassa a educação como um todo. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que as práticas em Educação Ambiental na EJA ainda são muito tímidas; constatamos também que a intervenção pedagógica potencializou a prática dos sujeitos nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos mesmos, preparandoos para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. Concluímos afirmando que os impactos gerados pela pesquisa contribuíram para a formação do sujeito ecológico.
- ItemA educação de jovens e adultos nos planos municipais de educação: avanços e desafios da gestão participativa no extremo oeste da Bahia(2018-12-20) Carvalho, Romênia Barbosa de; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Costa, Patrícia Lessa Santos; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA Dissertação apresenta uma reflexão teórica e metodológica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Planos Municipais de Educação (PME), em relação à gestão participativa no extremo Oeste da Bahia, assim, problematiza: em que condições a elaboração e implementação do PME referente as políticas públicas da EJA e o trabalho da gestão participativa estão sendo concretizados na Região Oeste da Bahia? A partir da situação problema desenvolveram-se estudos nas Secretarias de Educação dos municípios em torno dos planos de educação na modalidade da EJA no que tange à análise de metas, participação da comunidade, monitoramento e avaliação do processo. Buscou-se como objetivo geral Analisar a educação de jovens e adultos no desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação em relação aos desafios e avanços da gestão participativa dos municípios do Extremo Oeste da Bahia. A partir deste, foram traçados os objetivos específicos, a saber: investigar as políticas públicas de valorização da modalidade da EJA nos Planos Municipais de Educação; identificar a gestão participativa nos Planos Municipais de Educação a partir dos ciclos formativos de diálogos com Secretários Municipais de Educação; analisar os impactos sociais, culturais, educacionais e políticos no desenvolvimento e qualidade educacional na modalidade EJA com base na efetivação dos PMEs nos municípios da Região Oeste. O aporte metodológico traçado neste percurso foi uma pesquisa aplicada, a partir da intervenção das formações continuadas para os gestores das Secretarias Municipais de Educação. A abordagem adotada foi qualiquantitativa com auxílio da pesquisa de campo enquanto procedimento estratégico. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Foram consultados vinte e três Secretários de Educação e doze membros do grupo colaborativo do Plano Municipal de Educação. Os fundamentos estão pautados nas proposições de Freire (2011; 2005; 2000; 1996; 1987), Gadotti (2016; 2011; 2003), Amorim (2017; 2012; 2007; 2001), Saviani (2014; 2010; 2009b; 2008; 1999; 1996), Bordignon (2008; 2007), Dourado (2011; 2010; 2009; 2008; 2007; 2006), Luck (2000; 2002; 2009; 2011). Com base na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: os secretários e coordenadores do grupo colaborativo afirmaram que 80% dos municípios têm cumprido a meta 08 nos PMEs na oferta de matrícula e permanência, enquanto 20% têm atingido as metas 09, alfabetização de adultos e meta 10, ensino médio profissional; evidenciaram nos posicionamentos dos Secretários e dos coordenadores dos PMEs os avanços na EJA pós PME, como aumento de matrícula e o fortalecimento do processo de alfabetização de adultos nos municípios. Apresenta-se nos PMEs um modelo de gestão burocrático, enfatizado pelos coordenadores, enquanto os secretários afirmaram o modelo da gestão participativa, por contar com a participação de todos. Conclui-se que os sistemas de educação nos municípios precisam investir em políticas públicas de direito para garantir o fortalecimento dos alunos da EJA.
- ItemO ensino da matemática a partir das práticas pedagógicas na EJA: problematizando o contexto da evasão escola(2018-01-02) Carvalho, José Hélio de; Amorim, Antônio; Alves, Érica Valéria; Batistela, Rosemeire de FátimaEste estudo discute “o ensino da matemática, a partir das práticas pedagógicas na EJA”, problematizando o contexto da evasão escolar”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos compreender como as práticas pedagógicas, a partir do contexto do aluno, no ensino da matemática na modalidade EJA, contribuem para redução da evasão escolar. Para o problema da pesquisa propomos a busca de resposta para a questão: - Como as práticas pedagógicas, em matemática, podem contribuir para a redução da evasão escolar dos alunos da EJA? Os objetivos específicos são: estudar o Projeto Político Pedagógico - PPP, do Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos, para desvelar as práticas pedagógicas que contribuem para a redução da evasão escolar; investigar práticas pedagógicas junto aos discentes que ajudam na aprendizagem da matemática; identificar aquelas que contribuem na redução da evasão escolar; elaborar uma proposta metodológica, a partir da prática/contexto dos alunos, que defina os caminhos percorridos pelos alunos na aplicação do método de ensino/ aprendizagem da matemática. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza descritiva. Escolhemos como dispositivo, o estudo de caso. A coleta de informações foi elaborada e executada de forma, que nos permitiu realizar análise dos resultados. Para tanto, realizamos oficinas, rodas de conversas, observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento da pesquisa denominamos de apropriação dos conceitos como evasão, fracasso escolar e permanência e relativo às concepções e histórico da EJA. Para tanto, buscamos autores como Freire (1977; 1996; 1997; 2000); Ceccon(2000; 2001); Carraher (1982);VI CONFINTEAS – Conferência Internacional de Educação de Adultos; Gil (2002); Trivinos(2015); Yin(2015); Dante(1991; 2007); D`Ambrósio (1996; 1997; 2009; 2017); Ludke(2017); Bogdan e Binklen; Arroyo(2013; 2017); entre outros. No segundo momento dos estudos adentramos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, projetos e cadernetas. O último momento foi à pesquisa de campo e implementação do Projeto de Intervenção “Problematizar o ensino da matemática a partir do contexto do aluno”, em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos ao Colégio que dimensionam estudo sobre a EJA, bem como, autores que tratam o sentido da etnomatemática: forma de educar a partir contexto e da experiência. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino da matemática problematizado, a partir do contexto do aluno, pode reduzir de forma sensível a evasão escolar. Assim, conclui que a prática pedagógica contextualizada para o ensino da matemática, pode estimular o aluno da EJA a desenvolver o raciocínio matemático, a partir de sua realidade, contribuindo para um aprendizado significativo, em compreender situações da matemática em suas vivências educacionais, familiares e profissionais.
- ItemFormação Continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas em Três Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas(2017-12-21) Silva, Nildélia Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica Valéria; Amorim, AntônioA pesquisa teve como temática a Formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e perspectivas em três escolas públicas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A metodologia do estudo foi baseada na pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, instrumentalizada através da pesquisa participante, a partir da problemática: quais os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas dos professores, da Fase I da EJA que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas? O estudo teve como objetivo geral: compreender sobre os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas de professores que atuam na Fase I, da EJA de três escolas situadas em Portão pertencentes a rede Municipal de Ensino, de Lauro de Freitas/Ba. Por isso, procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: Diagnosticar os desafios e problemas encontrados pelos professores para compreender e colaborar com o desenvolvimento das sua práticas pedagógicas; Refletir e apontar solução para os desafios que dificultam o desenvolvimento da sua prática pedagógica; contribuir para construção de uma proposta de intervenção formativa para os professores da EJA, no município de Lauro de Freitas-Ba. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores que discutem a Educação de Jovens e Adultos. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios filosóficos, teóricometodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à formação continuada dos professores e suas práticas pedagógicas; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. Para fortalecer o panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por: Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) Machado (1988) Gadotti (2001) Tardif (2001), Haddad (2002), Imbérnom ((2010), Freire (1992, 1997, 1981, 2006), Soares (1999, 2003, 2008, 2005) e a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Unesco). Para referenciar os diálogos empreendidos. A análise dos dados achados junto aos sujeitos que fizeram parte da pesquisa, apresentaram contribuições significativas e relevante para a construção e a consolidação dos Diálogos Formativos, procurando compreender os desafios apresentados na EJA A construção e o desenvolvimento do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa participante, possibilitou discutir a trajetória de vida pessoal e profissional dos participantes, os referenciais históricos, políticos, metodológicos filosóficos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a prática pedagógica através da roda de conversa. Os resultados indicaram a necessidade de ampliar a discussão para toda a rede e foi sugerido instituir um espaço formativo no município para os professores da EJA com a criação de um grupo de estudo para discutir a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemFormação de professores-pesquisadores da eja em uma escola da rede municipal de Camaçari-BA(2018-12-17) Ferreira, Yara da Paixão; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antônio; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Siqueira, Sandra Maria MarinhoEsta pesquisa intitulada “Formação de Professores-pesquisadores da EJA em uma escola da Rede Municipal de Camaçari-BA”, tem como problema, a seguinte questão: De que forma os professores que atuam nas classes da EJA podem contribuir através da pesquisa para o fortalecimento e ampliação da formação continuada na EJA? A pesquisa tem como objetivo geral promover reflexões sobre a Formação do Professor-pesquisador na EJA. Os objetivos específicos propõe incentivar a formação de grupos de pesquisa de professores atuantes na EJA; refletir sobre a importância da formação continuada dos professores na EJA e contribuir para a construção da identidade do educador na EJA. O percurso metodológico se constituiu através da pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa; como procedimento metodológico a pesquisa colaborativa como instrumentalização técnica investigativa. Para produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados, conversas formais e informais, observação participante e diário de saberes. A pesquisa se constituiu em quatro etapas, iniciadas a partir dos anseios dos colaboradores. Em seguida foi constituído o material teórico e estruturação das ações. Tendo como referenciais do estudo: Demo (2010), Richardson (2011) e Trivinõs (1987), Tardif (2002) que tratam da pesquisa e sua funcionalidade formativa no campo da educação. Arroyo (2003, 2005, 2014, 2017) e Paulo Freire (1979, 2014, 2016) que abordam a práxis pedagógica na EJA como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana. Hall (2006, 2015) e Bauman (2001, 2005) que vinculam a Identidade como processo de ressignificações. Teles; Ibiapina (2007, 2008, 2016) e Desgagné (2007), que embasam a instrumentalização metodológica de caráter colaborativo, dentre outros autores e dados empíricos que serviram de suporte. No campo da aplicabilidade de caráter dialógico e conjunto realizamos as “Rodas de Diálogo” que constituíram o Produto Final. Os resultados revelaram que se faz necessário a promoção de reflexões sobre a Formação do professor-pesquisador na EJA, que de forma colaborativa e multiplicadora traz o repensar sobre a importância da formação continuada, contribuindo para conscientização da construção identitária dos docentes que atuam na EJA. Propiciando reflexões no campo pedagógico, possibilidades de acesso e construção teórica através da identificação do docente com a modalidade. Além, de estabelecer movimentos, estratégias e ações de resistência ampliando e fortalecendo a EJA. A pesquisa apresentou impactos no campo da pesquisa e da formação continuada na EJA. Também corroboraram em aspectos pedagógicos, pessoais, profissionais, culturais e sociais que contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, e que refletiram em ações e projeções positivas para o fazer formativo, profissional, pedagógico e para a comunidade, para o município e para a sociedade em geral.
- ItemFormação participante e prática pedagógica: impactos e desafios do uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem no contexto da educação de jovens e adultos(2018-07-04) Santos, Débora Regina Oliveira; Amorim, Antônio; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo aborda a “Formação Participante e Prática Pedagógica: Impactos e Desafios do Uso das TIC e do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos”. O problema se debruça sobre: Como realizar uma formação continuada participante sobre práticas pedagógicas em EJA com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação? O objetivo geral propõe compreender como a formação continuada participante promove a construção da prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos mediante o uso das TIC. Os objetivos específicos procuram refletir sobre formação docente, com o uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem; identificar de que maneira as TIC fazem parte do cotidiano dos sujeitos e da prática pedagógica em sala de aula da EJA; construir colaborativamente uma proposta de formação continuada com os professores da EJA para o uso das TIC em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção do conhecimento. Para composição da trajetória metodológica este estudo escolheu a pesquisa aplicada quanto à natureza da pesquisa. Adotou a abordagem qualiquantitativa como procedimento metodológico e a pesquisa participante como técnica de investigação. Utilizou a observação participante, diários de saberes e questionário para a coleta de informações. A primeira etapa da pesquisa foi constituída pelo aprofundamento teórico sobre concepções da EJA com Paulo Freire (1987, 1999), Miguel Arroyo (2007), Haddad (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Cury (2000), Souza, Silva, Amorim e Freitas (2016), Andrade (2004). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Matta (2004, 2006), Kenski (2001, 2015, 2016), Lévy (2003, 2010), Sampaio e Leite (2013), Lima Júnior (2005), Lima Júnior; Cunha (2009). Formação continuada e prática pedagógica: Dantas (2016), Amorim (2007, 2012), Nóvoa (1995, 2004), Macedo (2016), Jardelino e Araújo (2014). Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem: Santos (2002, 2005, 2015), Kenski (2016), Almeida (2003), Santos e Medlej (2016), Santo (2014), Santos e Silva (2009) e outros. Em seguida, foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Arquivo Público Municipal e os documentos oficiais da escola. A última etapa incluiu a pesquisa de campo e a efetivação do projeto de intervenção, seguidas da análise das informações e os impactos alcançados. Como resultados obtidos a pesquisa demonstrou a viabilidade da promoção de uma formação continuada participante, contemplando os encontros presenciais, as vivências e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, potencializando a ação docente na medida em que sejam utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação como interface pedagógica, investindo na melhoria tanto do processo de ensino aprendizagem quanto na melhoria na qualidade de vida dos sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. Os impactos da pesquisa pessoais, profissionais, culturais, pedagógicos, tecnológicos e socioafetivos contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, refletindo benefícios para a comunidade escolar.
- ItemGamificação aplicada à educação de jovens e adultos(2020) Mota, Naiara Serafim Santos; Amorim, AntônioEsta dissertação aborda sobre a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos. A questão investigativa que norteou a pesquisa buscou saber quais são as potencialidades que a gamificação apresenta quando aplicada à Educação de Jovens e Adultos. Frente à problematização, este estudo teve por objetivo geral investigar as potencialidades da gamificação quando aplicada a educação de jovens e adultos para inovar a prática pedagógica na escola. A partir desta possibilidade, desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: analisar o fenômeno da gamificação e sua aplicação na educação; investigar as potencialidades da gamificação na educação de jovens e adultos e; produzir um vídeo tutorial sobre a estratégia gamificada desenvolvida. Para composição do procedimento metodológico foi escolhido como natureza da investigação a pesquisa aplicada, com a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação enquanto dispositivo estratégico. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o questionário, a observação participante e o grupo focal. Os sujeitos da investigação foram 30 alunos, sendo 13 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, de uma turma da educação de jovens e adultos do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis situado na cidade de Presidente Tancredo Neves- Bahia. A primeira etapa da pesquisa foi constituída pelo aprofundamento teórico sobre EJA e as tecnologias digitais formativas no contexto contemporâneo com Bersch e Schlemmer (2019), Kenski (2015), Alves (2016) e Arroyo (2005). Perspectiva inovadora da EJA: um olhar para a formação docente e as tecnologias digitais: Faria (2012), Alves (2016), Bersch e Schlemmer (2019), Santos e Santos (2012), Amorim e Duques (2017), Pretto (2017), Lacerda e Schlemmer (2018). Jogos e games como espaços de aprendizagens: Huizinga (2001), Caillois (1990), Moita (2006), Gee (2009), Werbach e Hunter (2012) e Fardo (2013). O fenômeno da gamificação: Burke (2015), Kapp (2012), Domingues (2018) e Schlemmer (2014). Gamificação no cenário educacional: Alves, Minho e Diniz (2014), Fardo (2013), Alves (2015), Burke (2015) e Mattar (2018). Gamificar no contexto da EJA: Carvalho (2009), Macedo (2017), Arroyo (2007), Schlemmer (2014), Alves (2015), Alves, Minho e Diniz (2014) e Burke (2015). Em seguida, foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os arquivos oficiais da turma da EJA na escola. A etapa seguinte foi a realização da pesquisa-ação com o planejamento e o desenvolvimento da estratégia gamificada em colaboração com os alunos participantes da pesquisa. Após, deu-se a análise das informações e os impactos alcançados. Os resultados da pesquisa apontaram que a EJA também é um espaço para a inovação e os alunos estão abertos a novas formas de pensar, ser, aprender e agir no mundo; a pesquisa confirmou que o professor não precisa ser um especialista em games para gamificar na educação, mas é necessário que o docente conheça um pouco sobre a linguagem dos games por meio da prática, jogando games mais simples e acessíveis e também pesquisando e estudando sobre o tema; a gamificação criou um ambiente propício para a aprendizagem ativa na EJA e favoreceu potencialidades como a autonomia, o foco, a criatividade, a autoria, a curiosidade, a colaboração dentre outras. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa-ação, mediante a realização da estratégia gamificada causou impactos nos sujeitos participantes nas dimensões político-social, profissional, pedagógico, tecnológico e socioafetivos.
- ItemGestão da aprendizagem em sala de aula pelos professores da educação de jovens e adultos no município de Tanhaçu-Bahia: processos de intervenção para a melhoria da qualidade do ensino(2018-12-20) Dourado, Robson de Cássio Santos; Amorim, Antônio; Alves, Erica Valéria; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA investigação parte da seguinte inquietação: como o professor da EJA mediante a gestão da aprendizagem em sala de aula atende às especificidades formativas dos estudantes? Teve como objetivo central, investigar o processo de aprendizagem em sala de aula mediado pelo professor da EJA no município de Tanhaçu-Bahia, sendo desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: analisar a gestão da aprendizagem e seus desdobramentos pedagógicos, na sala de aula envolvendo a participação de professores e alunos da EJA; construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula da EJA; identificar os principais impactos sociopedagógicos e culturais efetivados durante a realização da pesquisa aplicada junto aos professores da EJA. Para melhor compreensão, esta pesquisa sustenta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa participante, que visou o desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica, na tentativa de resolver o problema elencado. Foram 30 os sujeitos participantes da pesquisa, pessoas consideradas em sua plenitude sujeitos da EJA (15 professores e 15 alunos), inseridos no Centro Educacional de Tanhaçu (CET), Centro Educacional de Laços e no Centro Educacional de Suçuarana, instituições essas situadas no município de Tanhaçu - Bahia. Para a coleta de informações e de evidências, utilizou-se a entrevista semiestruturada, com todos os participantes do processo. A investigação teve como principais concepções teóricas os seguintes autores: Amorim (2007, 2012 e 2017), Freire (1997, 2001 e 2008), Arroyo (1996, 2005, 2006, 2007), Gadotti (2003 e 2010), Luck (2009 e 2014) e Libâneo (1991, 2000 e 2001). Os resultados demonstraram que há uma ausência de processos formativos para os professores da EJA, além da dificuldade de trabalhar com a modalidade, principalmente relativo aos processos didáticos-pedagógicos e avaliativos, configurando ainda a dificuldade de gestão da aprendizagem. Foi percebido a necessidade de maior acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno da EJA, já que que esta circunstância pode de fato efetivar novas possibilidades de mudança na qualidade do ensino no município de Tanhaçu-BA.
- ItemGestão educacional compartilhada das políticas públicas de educação de jovens e adultos: um estudo de caso da rede municipal de Bom Jesus da Lapa-BA(2015-11-30) Farias, Ediênio Vieira; Costa, Patrícia Lessa Santos; Amorim, Antônio; Laniado, Ruth Nadia; Machado, Célia TanajuraAo considerar a contextualização do processo histórico, dos resultados e dos desafios em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebe-se ainda a falta de prioridade na agenda pública de gestão educacional no que concerne a essa modalidade de ensino. É perceptível o quanto a EJA se desenrolou pelo plano secundário dos aspectos das políticas assistencialistas e reguladoras. As causas dessa exclusão estão atreladas aos diversos fatores desencontrados da política educacional brasileira. Um dos fatores que contribui para essa situação é a carência de mecanismos estratégicos de gestão pelos atores institucionais dos sistemas de ensino. Assim, cada vez mais, o exercício da gestão educacional participativa e compartilhada torna-se alvo de discussão para desencadear uma prática social capaz de qualificar o ensino da EJA. Partindo da inquietação ‘como constituir uma gestão compartilhada das políticas de EJA na esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa?’, essa investigação teve como objetivo central compreender o processo de gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa – BA. Nesse sentido, o objeto de estudo se construiu em torno da gestão compartilhada das políticas de EJA, sob elementos da teoria crítica em Ciências Sociais. Elementos estes que se delimitaram pela tipologia da ação social habermasiana, levando a distinguir ação proposital-racional da ação comunicativa pelos elementos e retratos da gestão educacional em EJA no país. A relação entre gestor institucional e ator social, no âmbito da esfera municipal, deve se intertextualizar com o contexto histórico, filosófico e social da educação brasileira, considerando, em especial, a trajetória gestionária das políticas públicas desenvolvidas no campo da EJA. A investigação é um estudo de caso, sob a abordagem qualitativa, orientado à coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais (gestores e coordenadores) e atores sociais (membros do CME, representantes da Universidade Estadual da Bahia; jovem e/ou adulto inserido em pastorais ou grupos da igreja; jovem e/ou adulto inserido em associação comunitária; jovem e/ou adulto inserido em sindicato ou associação de classe; jovem e/ou adulto inserido em movimentos sociais e assentamentos). O estudo de caso compreendeu também as técnicas de análise documental no Plano Municipal de Educação (PME) 2015 – 2025 e na Proposta Curricular para EJA de Bom Jesus da Lapa. O contato com essa complexidade de informações apontou caminhos para a superação de problemas técnicos e operacionais na gestão de EJA, condicionando o município em questão a construir diretrizes e referências a fim de gerar um plano de articulação conjunta entre gestores da educação municipal e atores da sociedade civil. Espera-se que a proposição dessas diretrizes fomente a cooperação entre gestores e atores sociais na esfera pública, sendo capaz de fortalecer relações sociais e o desenvolvimento das políticas educacionais de EJA para a governança local.
- ItemModelo para gestão do conhecimento nas práticas de pesquisa e extensão na educação superior(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Oliveira, Cristiane Neves de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Pimenta, Lídia Boaventura; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Amorim, Antônio; Kritz, Maurício Vieira; Barreto, Maria Raidalva NeryO fenômeno central deste estudo girou em torno dos fatores que condicionam a difusão do conhecimento, gerado por projetos de pesquisa e extensão. Tendo como lócus da investigação a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o estudo considerou que os referidos projetos são relevantes para o cumprimento da finalidade da educação superior de produzir e difundir conhecimento, bem como, para inserção social da universidade pública e da interação ensinopesquisa-extensão, ao possibilitarem uma aproximação do conhecimento sustentado em bases disciplinares e científicas, com o conhecimento intencional, mas não profissional, que ocorre no cotidiano das diversas comunidades que formam a sociedade. Nessa direção, buscou-se identificar qual modelo de sistema de gestão do conhecimento conseguiria capturar a percepção individual de professores da universidade acerca do fenômeno central. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa e a pesquisa-aplicação, mais especificamente a Design Based Research (DBR), foi o método de procedimento adotado, isto é, aquele que constitui as etapas concretas da investigação. A modelagem do sistema foi baseada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e em leitura histórico-cultural, fundamentada nos estudos de Lev Semyonovich Vygotsky. Partindo-se do pressuposto que os fenômenos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, o dialogismo de Michael Bakhtin e a interatividade foram os outros arcabouços conceituais analíticos utilizados no design do modelo. Após certo número de ciclos de aplicação da pesquisa por meio do sistema, com professores da aludida universidade, foi possível identificar alguns fatores condicionantes vinculados a questões estruturais institucionais locais e outros ao nível nacional. Desses dados qualitativos coletados resultaram, também, a construção de um modelo visual de apoio a execução dos referidos projetos e alternativas propositivas para aperfeiçoamento da administração educacional, cuja validação ocorreu colaborativamente pelos próprios participantes. Por fim, o modelo de sistema de gestão do conhecimento resultante possibilitou entender o fenômeno central que motivou a necessidade do estudo, ao tempo em que, os ciclos de aplicação da pesquisa contribuíram para a validação dos arcabouços conceituais utilizados no design do modelo.
- ItemA permanência dos estudantes da educação de jovens e adultos na escola: um estudo sobre as práticas gestoras no município de Irará - BA(2018-04-26) Silva, Cristina Ferreira da; Ferreira, Maria Conceição Alves; Amorim, Antônio; Nascimento, Débora Maria doA pesquisa intitulada “A Permanência dos Estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Escola: um estudo sobre as Práticas Gestoras no Município de Irará - BA” teve como objetivo geral investigar as práticas gestoras das escolas públicas do município para compreender as implicações dessas práticas na permanência dos educandos jovens e adultos das escolas públicas que ofertam EJA. Traz a seguinte questão: Como as práticas gestoras das Escolas públicas do município de Irará podem contribuir para a permanência dos educandos nas Escolas da EJA? No cenário em que estamos inseridos, pensar a permanência dos sujeitos na EJA requer um olhar mais específico da gestão educacional e criação de políticas públicas para pensar essa permanência. Nesta perspectiva, para alcançar o objetivo proposto, buscamos especificamente identificar a concepção de gestão escolar na prática dos gestores que atuam nas escolas de Educação de Jovens e Adultos; analisar as implicações da gestão escolar na permanência, ou não, na escola, a partir do olhar dos sujeitos Educandos, Educadores e Gestores da EJA, e apontar possibilidades de práticas de gestão escolar que possam contribuir para a permanência dos educandos na EJA. A investigação se deu por meio da abordagem qualitativa, contemplando um estudo de caso múltiplo desenvolvido junto a quatro Escolas da rede municipal em Irará. Para alcançar os resultados utilizamos da Análise documental, das Entrevistas semiestruturadas, como dispositivos que permitem estudar o problema onde ele ocorre, permitindo um maior contato do pesquisador com o problema investigado e Grupo focal como técnica de coleta de informações com os educandos, Educadores e Gestores da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Irará- Bahia. E para referendar o estudo, dialogamos com Arroyo (2007); Haddad e Di Pierro (2000); Freire (1996, 2014); Gadotti (2003); Paiva (1987); Paiva (2009, 2011); Amorim (2007, 2012); Mutim (2000); Cury (2000); Freitas (2006); Luck (2000, 2014); Libaneo (2011); Paro (1996, 1999); Lima (2007); Bogdan (2010); Gatti (2012); Ludke e André (1986), Minayo (2013), entre outros. Sendo assim, os achados da pesquisa traz contribuições para o município repensar o modelo de gestão e suas concepções, apontam que as práticas gestoras na EJA necessitam ser repensadas para assegurar o direito a educação com um olhar voltado para a permanência dos sujeitos na escola, apontam que uma gestão escolar para atuar na EJA, deve ter a clareza de que a sua presença e atuação na Escola deve estar voltada para os objetivos comuns e sua postura pautada na transparência de ações, dialogando com a comunidade escolar. Ao final da pesquisa, é apresentado como resultados das interpretações das informações, orientações no âmbito de práticas gestoras no espaço escolar com ações que visam a permanência e o sucesso dos educandos na EJA, como possibilidade de consolidar uma gestão democrática e participativa que solidifique os resultados da permanência escolar no município de Irará - Bahia.
- ItemA Política Curricular da EJA na Rede Municipal de Ensino de Salvador: um estudo compreensivo e propositivo da “Proposta Tempos de Aprendizagem” na perspectiva dos atores curriculantes docentes(2016-06-28) Santos, Andréia de Santana; Amorim, Antônio; Machado, Roberto Sidnei; Rocha, Nivea Maria FragaA pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo evidenciar e compreender os sentidos que os atores curriculantes docentes conferem a “Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem” da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA, implementada no ano de 2014, de forma a propor recomendações que visaram contribuir no processo de aperfeiçoamento e integração da proposta. Nessa perspectiva, a questão problema norteadora da pesquisa envolveu compreender “Quais sentidos os atores curriculantes docentes da Rede Municipal de Ensino de Salvador conferem à Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem?” A pesquisa é de cunho qualitativo e inspiração etnográfica, pois sua base investigativa se constituiu em um exercício de descrição refinada do fenômeno até então desconhecido e de orientação na etnopesquisa por considerar que a realidade pode ser compreendida e interpretada, a partir de uma bacia semântica, culturalmente mediada pelos atores sociais. Utilizamos a análise documental, a entrevista focalizada e o questionário autoaplicável como dispositivos metodológicos, cuja interpretação seguiu a análise de conteúdos de base hermenêutica. Como referencial teórico, corroboramos com os estudos de Freire (1970, 1982, 1997, 2001) que fundamentam a compreensão da educação em uma perspectiva humanista e crítica, contribuindo assim para um olhar específico na constituição de currículos para EJA. Nas discussões sobre currículo, política e práticas curriculares dialogamos com Silva (2014), Macedo (2005, 2007, 2013), Arroyo (2013), Sacristán (2000); nos estudos sobre a EJA, temos como referenciais Gadotti (2003), Capucho (2012), Paiva (1987), dentre outros. As compreensões que emergiram das interpretações das informações oriundas dos dispositivos utilizados, apontam enquanto resultados, à necessidade de constituição de ciclos de diálogos formativos com os docentes da EJA acerca da perspectiva curricular por saberes, bem como sugere uma reorientação da proposta de avaliação dos alunos a fim de que esta se aproxime da concepção teórica ora projetada na “Proposta Tempos de Aprendizagem”.
- ItemOs saberes experienciais da formação do professor da EJA: o exemplo da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas – BA(2015-09-27) Santos, Vânia Pessoa Jornane Barbosa; Amorim, Antônio; Boaventura, Edvaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste estudo é uma reflexão a respeito das experiências que orientam a prática dos docentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Fase II, no município de Lauro de Freitas - Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, instrumentalizada através do estudo de caso, que possibilitou a investigação sobre a seguinte problemática: como as experiências pessoais dos docentes impactam o processo de construção profissional da EJA? Desenvolver esta pesquisa foi um desafio que se interpôs num cenário educacional municipal, pois buscamos identificar os entraves que dificultavam a percepção do docente enquanto indivíduo dotado de experiências, experiências estas, que refletem diretamente o campo de atuação e de formação dos professores da EJA, no município. Foi por isso que este estudo teve como objetivo geral refletir a questão dos saberes experienciais da formação do professor da EJA. Para concretizar esta situação procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: diagnosticar os problemas encontrados pelos professores para o exercício eficiente da sua prática docente nas classes da EJA; estudar e apontar solução para os entraves que dificultavam a aprendizagem dos alunos da EJA; contribuir para a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica especifica para a formação dos docentes da EJA, no município de Lauro de Freitas. Buscamos trazer um panorama da EJA no município, apresentando os sujeitos e o universo a que eles estão circunscritos, contribuindo para a organização de uma visão geral da EJA em Lauro de Freitas. Traçamos um panorama do contexto histórico da EJA, refletindo sobre os programas de erradicação de analfabetismo, dos movimentos sociais e da influência destes na formação dos docentes da EJA. Ao analisarmos esta trajetória, procuramos demonstrar como a Educação de Jovens e Adultos vem se constituindo enquanto modalidade educacional pautada em princípios legais e institucionais. Isto porque consideramos que este aporte histórico é fundamental para construção da identidade do docente da EJA. Para fortalecer este panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) para referenciar esta discussão. Abordamos a temática acerca da formação do professor da EJA e a sua relação com o saber, tendo como alicerce as contribuições freireanas, onde se discute os saberes docentes como prática de liberdade. O estudo foi ampliado ainda com as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (2002), que discute a relação dos saberes docentes e a formação profissional; Freire (1996), que apresenta saberes essenciais a prática docente; Tardif (2003) traz um repertório de saberes indispensáveis a construção de novas práticas docentes. Por fim, analisamos os dados e as informações coletados que contribuíram para a consolidação de uma proposta pedagógica inovadora para as classes da EJA, na Fase II, sendo esta o produto de uma construção coletiva e participativa.
- ItemO uso do aplicativo whatsapp no processo de alfabetização e multiletramento na educação de jovens e adultos(2018-10-29) Santos, Mirian Bastos do Carmo; Santos, Jocenildes Zacarias; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães deA pesquisa em questão versa sobre a elaboração de proposta que contemple práticas de alfabetização e de multiletramento, associadas às possibilidades pedagógicas das Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Nesta perspectiva, a questão problema norteadora do objeto de ensino, envolveu Investigar como as TIC, através do aplicativo Whatsapp potencializam a aprendizagem na EJA? Para isto foi realizada uma pesquisa de natureza Aplicada, com abordagem Qualitativa por ser um campo transdisciplinar que envolve as Ciências Humanas e Sociais, desmembrando-se na Pesquisaação, como procedimento metodológico. Buscando responder a este questionamento, o estudo teve como objetivo geral: Investigar a utilização do Aplicativo Whatsapp, no processo de alfabetização e multiletramento dos alunos da EJA e como objetivos específicos: Identificar formas de apropriações educacionais emancipatórias, críticas e criativas com as tecnologias móveis no âmbito da sala de aula; Contribuir com a criação de espaços de aprendizagem colaborativa, de baixo custo, através do aplicativo WhatsApp; Promover o desenvolvimento de habilidades de autoria multimidiática nas séries iniciais da EJA. A pesquisa buscou alternativas realistas para atender as demandas educacionais que emergem da atual sociedade, envolvida pelas conexões da cibercultura e suas articulações com a aprendizagem na EJA. Neste processo, ao interagir com as teorias de Levy (1999), Castells (2003), Thiollent (1986), dentre outros, o processo investigativo propõe transformações locais e globais na EJA, nas dimensões pedagógica, social, cultural e política, que atingem todos os agentes envolvidos na pesquisa, tais como pesquisadores, professores, estudantes e gestores entrevistados. Na análise dos dados, foi revelado nas entrevistas que cem por cento dos discentes possuem e utilizam telefones móveis com Aplicativo Whatsapp, em várias situações e necessidades, ouvem músicas, registram eventos através de fotografias, porém não têm hábito de produção textual, costumam trocar mensagens vocais. Entre os docentes, foi verificado que cem por cento possuem telefones com o aplicativo, porém nenhum dos entrevistados utiliza o aplicativo como possibilidade didática em seus planejamentos. Como resultado da pesquisa foi elaborado um DVD com doze planos de aula, com sugestões de atividades didáticas a partir dos estudos realizados e sintonizados com os saberes educacionais utilizados na EJA em Salvador, para ser divulgado na rede Municipal de Salvador.